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Suco digestivo: Conheça dicas e receitas

Legenda: 
Suco digestivo: suco em um copo de vidro

Viver com indigestão é muito desconfortável – gases, inchaço e desconforto abdominal se tornam corriqueiros. Mas não tem que ser assim: mudanças nos hábitos alimentares e a ingestão de frutas e sucos digestivos podem te auxiliar a viver de forma mais confortável e saudável. Conheça a seguir dicas e receitas para o suco digestivo ideal!

 

Suco digestivo de banana

Ricas em fibras, proteínas, vitamina B6, manganês e potássio, as bananas são frutas nutritivas e super digestivas. Contendo amido e uma substância chamada inulina, as bananas possuem fibras prebióticas – isto é, aquelas que alimentam as bactérias boas do intestino –, por isso ajudam na digestão e a manter uma flora intestinal saudável. Além disso, a inulina presente na banana é utilizada em nosso organismo para produzir ácidos graxos que combatem inflamações e mantêm o revestimento intestinal saudável. Conheça a seguir algumas opções de receitas de suco digestivo de banana e se delicie:

 

Suco digestivo de goiaba

Rica em vitamina C – que melhora o sistema imunológico – e fibras, uma única goiaba pode suprir até 12% da necessidade diária de fibras em nosso organismo. Sendo muito benéfica para a manutenção do ritmo intestinal e para evitar a indigestão, comer as sementes da goiaba é um poderoso laxante natural, ideal para aqueles que sofrem com a prisão de ventre. Alguns exemplos de como utilizar goiaba em seu suco digestivo são:

 

Suco digestivo de maçã

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a maçã contém uma substância chamada pectina – um tipo de fibra prebiótica que alimenta as bactérias boas, auxiliando na movimentação intestinal e prevenindo a constipação ou diarréia. A pectina também está associada ao aumento do apetite e ganho de peso; e também à prevenção do colesterol, de problemas no coração e da diabetes; além de contribuir para a saúde do revestimento intestinal e do sistema imunológico. Conheça essas deliciosas receitas de suco digestivo de maçã:

 

Suco digestivo de abacaxi

O abacaxi é um fruto riquíssimo em vitamina C: uma única xícara contém 136% da recomendação diária de vitamina C para nosso organismo. O abacaxi tem funções antioxidantes e melhora o funcionamento do sistema imunológico; além disso, é conhecido por ter uma substância chamada bromelina, que é anti-inflamatória e tem outras propriedades, como a capacidade de quebrar enzimas de proteína de forma mais rápida e fácil. Isso significa que, após comer uma carne pesada, o abacaxi é capaz de facilitar a digestão dessa proteína, favorecendo a absorção dos nutrientes. Além disso, os benefícios anti-inflamatórios do abacaxi permitem um estômago e intestino mais saudáveis e funcionais. Para ingerir mais abacaxi, separamos algumas receitas de suco digestivo com abacaxi para experimentar:

Agora que você já conhece diversas receitas de bebidas digestivas, basta ir para a cozinha e experimentar! Dessa forma, aliviar os sintomas da indigestão se torna muito mais fácil.


Perguntas frequentes

  • Quais são as frutas que soltam o intestino?

    Mamão, ameixa, laranja, goiaba, banana e kiwi são algumas das frutas boas para soltar o intestino. Descubra mais em: 10 frutas ricas em fibras para dar adeus à prisão de ventre.

  • Qual a melhor forma de melhorar a digestão?

    Estar hidratado, comer lentamente e mastigar bem, estar atento à intolerâncias e alergias alimentares e fazer exercícios físicos regulares estão entre as melhores formas de melhorar a digestão.

  • Como as vitaminas são absorvidas pelo organismo?

    Vitaminas e minerais são absorvidas pelo organismo através do revestimento da mucosa intestinal. Por isso, é importante consumir alimentos que auxiliam na manutenção e saúde do revestimento do intestino.

    Fontes

    https://atlasbiomed.com/blog/best-super-fruit-with-health-properties/

    https://food.ndtv.com/food-drinks/6-fruits-that-help-better-digestion-1789597

    https://www.healthline.com/health/easy-to-digest-foods#foods-to-avoid

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/265990#benefits

    https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/5-foods-to-improve-your-digestion#:~:text=Low%2DFructose%20Fruits&text=Some%20fruits%20such%20as%20apples,less%20likely%20to%20cause%20gas.

    https://www.everydayhealth.com/digestive-health-pictures/superfoods-that-help-digestion.aspx

    https://www.verywellhealth.com/fruits-that-are-easier-to-digest-1942879

    https://www.ndtv.com/health/eat-this-tasty-fruit-to-say-goodbye-to-several-digestive-issues-know-other-impressive-health-benefits-2244404

    https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-pineapple

    https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-guavas

    https://www.healthline.com/nutrition/apple-juice-benefits

    https://www.healthline.com/nutrition/bananas-and-constipation

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas