Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco para azia: melhores ingredientes e receitas

Legenda: 
Suco para azia: suco de maçã

Aquela queimação desconfortável que atinge a parte superior do peito é a tal de azia, um problema que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, e está, geralmente, ligado ao refluxo gastroesofágico, condição em que o suco gástrico sobe para o esôfago.

Ter azia ocasionalmente é relativamente comum, uma vez que esse quadro pode ser causado por algum exagero na alimentação, por exemplo. Porém, há pessoas que sofrem da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma condição crônica que compromete a qualidade de vida, na qual a pessoa sofre com azia e outros sintomas do refluxo gastroesofágico regularmente.

Neste artigo, aprenda a aliviar a azia ocasional ou crônica por meio da alimentação, com sucos bons para azia. Além disso, veja também que alimentos podem desencadear episódios de refluxo gastroesofágico e que, portanto, devem ser evitados.

 

Causas da azia

A azia é um dos sintomas do refluxo do ácido gástrico – ou seja, é causada pela subida do suco gástrico para o esôfago. Ela pode vir acompanhada de dor de estômago, inchaço, dificuldade para engolir, tosse, arrotos, gosto ácido ou amargo na boca e rouquidão.

 

Azia: alimentos e bebidas para evitar

Assim como existem alimentos que aliviam os sintomas do refluxo gastroesofágico, como os sucos para azia, existem também comidas que podem desencadear ou agravar quadros de refluxo gastroesofágico e devem ser evitadas por pessoas com esse quadro. Frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo, não devem ser acrescentadas em sucos para azia, uma vez que são altamente ácidas.

Veja uma lista com alguns alimentos que devem ser evitados por pessoas com histórico de refluxo gastroesofágico ou DRGE:

 

Suco para azia: ingredientes

Para combater a azia de uma maneira simples, você pode fazer pequenas adaptações na alimentação, preparando receitas especiais com ingredientes que ajudam a aliviar a azia.

Alimentos ricos em fibras

As fibras colaboram tanto para estabilizar o suco gástrico quanto para aumentar a saciedade, evitando que você coma em excesso, o que poderia desencadear um quadro de refluxo gastroesofágico. Alguns alimentos ricos em fibras para preparar suco para azia são:

Alimentos alcalinos

Como a azia é, na maioria das vezes, sintoma do refluxo gastroesofágico, aumentar a ingestão de alimentos alcalinos é uma boa forma de neutralizar os ácidos estomacais e aliviar esse desconforto. Além disso, é interessante também evitar consumir alimentos ácidos, que podem irritar o estômago. Algumas comidas alcalinas para fazer suco para azia são:

Alimentos com alto teor de água

Para diluir a acidez do estômago e evitar quadros de refluxo gastroesofágico, você pode aumentar o consumo de alimentos ricos em água. Algumas opções de frutas assim para o seu suco para azia são:

 

Suco para azia: opções

Você pode misturar esses ingredientes saborosos para fazer sucos para azia nutritivos, como:

1. Suco de Maçã e Pera: para combater a azia de uma forma deliciosa, prepare esse suco simples e prático.
2. Suco de Maçã e Cenoura: esse suco colorido pode ser incrementado com outros ingredientes de sua escolha, como gengibre e beterraba.
3. Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre: você pode preparar esse suco bom para azia com água, ou com outro líquido mais consistente.
4. Suco de Maçã, Banana e Aveia: todos os ingredientes dessa receita colaboram para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico, como a azia.
5. Suco de Melancia e Gengibre: a melancia é uma fruta completa, com alto teor de fibras e água, ideal para sucos para azia.

No site do Que Bem Que Faz, veja mais artigos completos sobre estilo de vida saudável e transforme a sua vida.


Perguntas frequentes

  • Qual suco é bom para azia?

    Os melhores sucos para azia são aqueles não ácidos, sem açúcar e com alimentos ricos em fibras – como suco de maçã, de pêra, de melancia e sucos verdes com couve.

  • Quais ingredientes devo usar em um suco para azia?

    Para preparar um suco para azia nutritivo e saboroso, você deve utilizar ingredientes que aliviam a queimação, principalmente alimentos alcalinos ricos em água e em fibras, como maçã, melancia, banana, cenoura, beterraba, couve e coco.

  • Suco de limão é bom para azia?

    Não! Frutas cítricas não são indicadas para quem tem azia. Portanto, os sucos para azia não devem levar limão, laranja, abacaxi, maracujá e outras frutas cítricas.

     

Fontes

https://www.healthline.com/health/heartburn https://tastylicious.com/best-natural-juices-to-relieve-acid-reflux-and-gerd/ https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/gerd-diet-foods-that-help-with-acid-reflux-heartburn

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas