Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Aveia e saúde do coração

Aveia e saúde do coração

Compartilhar

A aveia vem sendo considerada por nutricionistas, médicos, entidades reguladoras e consumidores por ser um alimento funcional. Devido às suas características nutricionais, e principalmente devido ao seu teor e qualidade das fibras alimentares, a aveia reduz o colesterol, promovendo a saúde do coração. 1

Não é novidade a relação entre o consumo de aveia e saúde do coração. A seguir, você pode conferir mais benefícios da aveia e como é sua atuação no sistema cardiovascular.

Benefícios da aveia

A composição química e a qualidade nutricional da aveia são relativamente altas e superiores aos demais cereais. Por possuir maior teor de proteínas e lipídios, comparativamente, apresenta menor concentração de carboidratos. 1

Os componentes mais importantes da fibra alimentar da aveia são as beta-glucanas, localizadas nas paredes celulares dos grãos1, como explica a nutricionista Juliana Kato:

“A aveia é um alimento rico em fibras solúveis do tipo β-glucana e seu consumo pode ter impacto em marcadores de risco cardiovascular, como o colesterol, glicemia e índice de massa corporal (IMC), além de ter um efeito positivo sobre o aumento da diversidade da microbiota intestinal.

A seguir a nutricionista aponta como a aveia atua na saúde cardiovascular e níveis de colesterol: “Vários mecanismos são propostos para explicar o efeito da aveia na redução da glicose e lipídios.”

Mecanismo de ação: aveia e colesterol

  • A aveia pode aumentar a viscosidade da digestão intestinal, e assim, retardar a absorção de nutrientes.
  • A β-glucana pode aumentar a excreção de ácidos biliares nas fezes, reduzindo os níveis de colesterol, uma vez que estes são sintetizados no fígado a partir do colesterol.
  • As fibras solúveis podem ser fermentadas por bactérias no intestino produzindo ácidos graxos de cadeia curta (propionato, butirato e acetato), que auxiliam na redução do colesterol por inibir a sua síntese nos hepatócitos (propionato) e podem reduzir a endotoxemia metabólica por lipopolissacarídeos que está fortemente associada com a resistência à insulina.
  • Os antioxidantes presentes na aveia podem atuar em conjunto com a vitamina C para evitar a oxidação do LDL-c;
  • A aveia também pode ter ação na redução do apetite.2

Aveia, colesterol e saúde cardiovascular

Níveis de colesterol saudáveis contribuem para reduzir eventos cardíacos. A beta-glucana da aveia parece agir de forma considerável para homens de meia-idade com risco para doenças cardiovasculares, sem doenças prévias, tomando ou não estatinas, medicação para o colesterol. 3

A suplementação de fibras do farelo de aveia também se mostrou benéfica na diminuição da frequência cardíaca em pacientes com hipertensão.4

Os benefícios do uso regular de aveia para o coração podem representar vantagem para a economia e para a saúde pública. O alimento tem excelente custo-benefício, melhor do que estatinas. Ao diminuir o risco de doenças cardíacas, pode evitar gastos com tratamento para os eventos e suas complicações. 3

Como estimular seu paciente a comer aveia regularmente?

“Dentre as variadas formas de apresentação da aveia, flocos, farelo e farinha, o grande destaque vai para o farelo que possui mais fibras do tipo β-glucana.” conta Juliana Kato.

“A grande dica é ensinar nossos pacientes a diversificar o consumo de aveia.” explica Juliana

Incluir pão de aveia no café da manhã, substituindo o pão de trigo, é uma maneira para regularizar os níveis de colesterol em pacientes hipercolesterolêmicos. O consumo de pão de aveia pode contribuir para reduzir significativamente os níveis de colesterol. 5

“Podemos orientá-los a consumir a aveia de diversas formas: mingau de aveia, em iogurtes, vitaminas, sucos, com frutas, como substituto parcial da farinha de trigo em receitas, e até como farofa. Além disso, atualmente, encontramos a aveia em bebidas vegetais, uma boa opção vegana e substituto do leite.” complementa Kato.

Nestlé Aveia
Fonte de fibras para toda a família

Receitas Nestlé: confira uma foodlist especial com aveia

por SPRIM Brasil

Referências:

  1. [1]GUTKOSKI, Luiz Carlos et al. Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar. Food Science and Technology, v. 27, p. 355-363, 2007.
  2. [2]Erand et al. Effect of oat supplementation interventions on cardiovascular disease risk markers: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. European journal of nutrition, p. 1-30, 2022.
  3. [3]EARNSHAW, Stephanie R. et al. Cost-effectiveness of maintaining daily intake of oat β-glucan for coronary heart disease primary prevention. Clinical Therapeutics, v. 39, n. 4, p. 804-818. e3, 2017.
  4. [4]JU, Yang et al. Effect of dietary fiber (oat bran) supplement in heart rate lowering in patients with hypertension: a randomized DASH-Diet-Controlled clinical trial. Nutrients, v. 14, n. 15, p. 3148, 2022.
  5. [5] MOMENIZADEH, Amir et al. Effects of oat and wheat bread consumption on lipid profile, blood sugar, and endothelial function in hypercholesterolemic patients: a randomized controlled clinical trial. ARYA atherosclerosis, v. 10, n. 5, p. 259, 2014.

Bio Nestle