Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
aveia

Aveia corte rústico: uma opção nutritiva para o dia a dia

Compartilhar

Uma alimentação equilibrada é fator fundamental para a manutenção e promoção de uma vida saudável, sem dúvidas. Dentre as diferentes formas que o profissional nutricionista tem para avaliar e orientação a adequação dos hábitos alimentares de seus pacientes, está a análise da densidade nutricional.

Reconhecer os alimentos que apresentam alta concentração de nutrientes é parte importante das orientações nutricionais, e pode facilitar o atingimento das recomendações diárias de nutrientes, sempre conforme as preferências dos pacientes.

Além disso, partindo de um contexto no qual se preza o equilíbrio da alimentação, sem eleger alimentos bons e ruins, a abordagem da densidade nutricional mostra-se uma boa ferramenta para priorizar alimentos que possam contribuir com a qualidade da alimentação, sem excluir alimentos ou tornar a alimentação restritiva. 1

A seguir, conheça mais sobre o conceito de densidade nutricional, e por qual razão a aveia pode ser considerado um alimento com alta densidade nutricional.

DENSIDADE NUTRICIONAL: O QUE É?

Em 2005, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) criou o conceito de densidade nutricional, que faz parte de um sistema bem abrangente de educação e orientação nutricional para a população. A densidade nutricional, representada por um índice denominado “Nutrient Rich Foods Index” (NRF), ou “Índice de Alimentos Ricos em Nutrientes”, em português, enfatiza a densidade de nutrientes, definida como nutrientes por caloria, como o principal componente do aconselhamento nutricional. 2

Assim, o objetivo é que a população faça escolhas alimentares nas quais consiga extrair o máximo de nutrientes por calorias (como proteínas, fibras, vitamina A, cálcio, ferro, magnésio e potássio), evitando assim opções com calorias vazias, ou seja, pobre em nutrientes e com altos teores de açúcares, gorduras saturadas e sódio. 2

São vários os alimentos classificados como opções de alimentos com alta densidade nutricional, sendo alguns deles: 3

  • Frutas, verduras e legumes
  • Leite
  • Ovos
  • Sementes oleaginosas
  • Cereais integrais

Dentro desse último grupo destaca-se a aveia, cujo acesso é vasto entre a população e cujo perfil nutricional será abordado a seguir.

PERFIL NUTRICIONAL DA AVEIA E SEUS BENEFÍCIOS

A aveia é um cereal originado da família das gramíneas, e cultivada no Brasil principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina. 4

“A aveia pode ser considerada uma boa fonte de nutrientes como fibras solúveis (principalmente a beta-glucana), minerais como fósforo, magnésio, zinco e vitaminas B1 e B5”, afirma a nutricionista Cinthia Taglieri, que frequentemente recomenda o consumo de aveia para seus pacientes.

Além disso, a aveia pode ser considerada uma alternativa de baixo índice glicêmico. Devido a esse perfil nutricional, o consumo de aveia tem sido relacionado a diferentes benefícios para a saúde humana, tais como: 5

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
  • Redução nos níveis de colesterol total e LDL-colesterol
  • Aumento nos níveis de HDL colesterol
PREVENÇÃO DE DIABETES TIPO II
  • Redução significativa da glicemia
  • Redução das concentrações plasmáticas de glicose e insulina pós-prandial
GERENCIAMENTO DE PESO
  • Auxilia na maior percepção de saciedade e distensão estomacal, o que reduz a fome
SAÚDE INTESTINAL
  • A taxa de fermentação da aveia é inferior à do trigo e do centeio
  • Maior produção de propionato a partir do consumo de aveia em comparação com trigo e centeio

Diante tantos benefícios, a escolha da aveia na alimentação diária tende a ofertar mais nutrientes – e assim ser uma escolha de maior densidade nutricional – quando se compara esse cereal a outros, como o arroz branco.

Segundo Cinthia Taglieri, “a aveia fornece aproximadamente 9 vezes mais fibras e 4 vezes mais proteínas que o arroz branco, sem contar quantidade de nutrientes”. E as vantagens de substituir o arroz por aveia não acabam aí: “As fibras presentes na aveia podem contribuir para o bom funcionamento do intestino, para a imunidade e para um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo corpo”, completa Cinthia.

Especialmente em relação ao arroz branco, a aveia corte rústico pode ser considerada uma substituta, inclusive em preparações como o risoto.

Assim, abaixo seguem algumas receitas para incluir a aveia corte rústico na rotina de seus pacientes:

Desta forma, a inclusão da aveia corte rústico pode ser uma excelente opção de alta densidade nutricional que pode contribuir não apenas com nutrientes essenciais para o organismo, mas também com versatilidade e sabor.

Logo Nestlé Aveia
Descubra Aveia Ideal Para Cada Receita


por SPRIM Brasil

Referências:

  1. [1]Drewnowski A. Concept of a nutritious food: toward a nutrient density score. Am J Clin Nutr. 2005; 82(4):721-32.
  2. [2] Drewnowski A. The Nutrient Rich Foods Index helps to identify healthy, affordable foods. Am J Clin Nutr 2010 ;91(suppl):1095S–101S.
  3. [3]U.S Department of Agriculture. Dietary Guidelines for Americans. 2010. Disponível em https://health.gov/sites/default/files/2020-01/DietaryGuidelines2010.pdf. Acesso em Outubro/23.
  4. [4]EMBRAPA. Tecnologia dos Alimentos: aveia. Disponível em https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/tecnologia-de-alimentos/processos/grupos-de-alimentos/cereais-e-graos/aveia. Acesso em outubro/23.
  5. [5]Paudel P, Dhungana B, Caffe M, Krishnan P. A Review of Health-Beneficial Properties of Oats. Foods. 2021; 10(11):2591.

Bio Nestle