Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
aproveitar totalmente os alimentos

4 dicas para aproveitar totalmente os alimentos

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Com o aumento dos preços nos mercados e a maior conscientização sustentável, o aproveitamento total de alimentos se transforma cada vez mais em uma boa opção para adicionar mais variedade de alimentos nutritivos em todas as refeições.

Importante tanto para a redução de custo, facilidade na hora das compras e oferecer maiores possibilidades de receitas criativas em um tempo menor, o aproveitamento total de alimentos traz nutrientes diversos e utiliza partes dos alimentos que seriam normalmente descartadas sem uso.

Saiba como aproveitar cada pedaço dos alimentos e conheça algumas estratégias de preparo e armazenamento para que o aproveitamento total de alimentos faça parte da sua vida.

Benefícios do aproveitamento total de alimentos

Além do benefício para o bolso com a economia, o aproveitamento total de alimentos também ajuda em diversas questões para quem tem o hábito de cozinhar. Cascas, sementes e restos podem ser reutilizados em outros preparos ao invés de irem para a lixeira.

Com um pouco de criatividade, é possível aproveitar todo valor nutricional do alimento. Por exemplo, as cascas dos vegetais podem se transformar em chips crocantes de vegetais, que podem ser carregados na bolsa e matar a fome de forma saudável.

Alguns dos principais benefícios do aproveitamento total de alimentos são:

  • Aumento da densidade nutricional dos pratos;
  • Redução da produção de lixo;
  • Diminuição do desperdício;
  • Incentivo na criatividade na criação de novas receitas;
  • Maior rendimento entre refeições.

Segundo o Chef Edson Leite, “Aproveitamento total dos alimentos também é economia do seu dinheiro. Com a melancia, você pode usar o fruto para fazer suco, a semente para fazer pipoca e a casca para fazer doce. São 3 possibilidades a partir de 1 alimento e, normalmente, apenas o fruto é aproveitado”.

Por onde começar a praticar o aproveitamento total de alimentos?

A principal questão a ser avaliada é como é possível consumir um alimento de forma integral, para consumir todos os nutrientes por completo.

Um bom exemplo está na batata. Com o cozimento desse alimento, é possível preparar uma farofa, torta e reutilizar as cascas para um chips crocante e saboroso.

Os talos dos legumes são excelentes fontes de nutrientes para uma sopa ou caldo de vegetais, enquanto as cascas das frutas podem ser consumidas ao invés de serem descartadas.

Uma boa estratégia para se ter em mente no aproveitamento total de alimentos consiste em três principais etapas:

  • Comprar bem: saber escolher os melhores legumes, verduras e frutas optando pelos alimentos in natura ao invés dos industrializados.
  • Conservar bem: saber como armazenar cada alimento, mantê-los limpos e no local adequado para que sua vida útil de consumo seja a maior possível.
  • Preparar bem: saber como descascar os alimentos, preparar a quantidade necessária para não haver desperdício e reutilizar cascas e sementes quando possível.

Como fazer o aproveitamento total de alimentos com o que tenho em casa?

Com um pouco de prática e criatividade, é possível pensar no que se tem em casa com outro olhar. A melhor estratégia é tentar criar coisas novas com ingredientes que não são tão comumente utilizados para aquela finalidade.

Com o armazenamento correto, fica mais fácil incluí-los na dieta e pensar no aproveitamento total de cascas, sementes e sobras de comida que antes iriam parar no lixo.

Confira algumas estratégias e receitas que podem ser utilizadas na sua casa com o que você já tem na geladeira!

Carnes

Podem se transformar em croquetes, virar recheios de panquecas e bolos, ser a proteína de omeletes e tortas recheadas, como nas receitas:

Arroz

Fica delicioso misturado com outros ingredientes no arroz de forno, pode ser transformado em risoto ou ser frito em formato de bolinho. E se sobrar risoto, vale a pena juntar mais alguns ingredientes e fazer a clássica receita de arancini, como esta que leva queijo.

Macarrão

O macarrão de ontem pode ser misturado com ovos batidos para uma nova refeição ao lado de legumes, transformando-se em uma salada. As Receitas Nestlé podem te inspirar nas formas de fazer o aproveitamento total do macarrão e fazer receitas deliciosas com poucos ingredientes.

Hortaliças

Podem potencializar nutricionalmente farofas, panquecas, sopas e fazer parte de purês. São muitas formas de aproveitar totalmente em receitas ou até mesmo fazer molhos de saladas para acompanhar as hortaliças.

Peixes e frangos

Combinam com recheios de tortas e suflês, além de incrementarem o risoto também com aquele arroz de ontem que sempre sobra na geladeira. Também podem ser usados em recheios de salgadinhos, como em coxinhas e bolinhos.

Feijão

Versátil, o feijão pode ser aproveitado totalmente em bolinhos, tutu, feijão-tropeiro e chili mexicano. Na época do frio, um caldinho de feijão batido acompanhado de salsinha é uma ótima pedida, além de ser muito nutritivo.

Pão

Um delicioso pudim de pão pode fazer com que aquele pãozinho já duro se transforme em uma receita saborosa e doce. Outra opção está em transformar o pão em farinha de rosca e utilizá-lo em outras receitas ou, ainda, fazer a rabanada fora de época para toda a família.

Frutas maduras

Aquela banana que passou do ponto pode se transformar em um delicioso bolo ou em um doce caseiro, enquanto o morango pode virar uma geleia cheia de cor. Sucos, vitaminas e outros doces também são ótimas opções para dar uma nova chance às frutas.

Cascas

Tanto as cascas de laranja, mamão e maçã podem se tornar doces crocantes, quanto as cascas de beterraba e batata podem virar chips nutritivos. Uma forma criativa de utilizar cascas de abacaxi, é fazendo uma receita de farofa de casca de abacaxi com talos, e combinar a fruta com outros vegetais também nutritivos.

Talos

Couve-flor, brócolis e beterraba podem fazer parte do aproveitamento total de alimentos em sopas e caldos para risotos. Eles podem ser congelados e usados quando houver necessidade.

Sementes

De abóbora, de melão ou de jaca? Escolha a sua favorita, toste um pouco na frigideira e incremente a salada com uma granola natural que faz parte do aproveitamento total de alimentos.

Dicas para incluir o aproveitamento total de alimentos na sua casa

Saiba como escolher

Na hora de fazer as compras, tente sempre escolher os alimentos mais naturais possíveis e da estação. Isso garante que a qualidade será maior e as chances do aproveitamento total de alimentos também.

Feiras, sacolões e mercados precisam apresentar alimentos de qualidade e é importante evitar as frutas, legumes e verduras com partes estragadas.

Para a escolha dos peixes, é importante se atentar à temperatura em que estão conservados para garantir a sua qualidade. Além disso, notar o acúmulo de gelo ou água na embalagem também é fundamental para saber se aquele alimento já foi congelado e descongelado antes.

Na hora de escolher as carnes, nunca opte por aquelas que estão escurecidas ou esverdeadas. Também vale a pena checar se o cheiro não está estragado. O ideal é optar por carnes vermelhas, de textura firme e gordura clara.

No caso de alimentos embalados, sempre confira a data de validade e se aquela embalagem está livre de violações.

Entenda a importância de congelar

Quando a escolha dos alimentos foi bem feita, alguns deles podem ser congelados para serem utilizados depois. As sobras também podem ser congeladas para o aproveitamento total de alimentos por até quatro meses.

Saiba como armazenar

Sempre mantenha os alimentos frescos em lugares secos ou dentro da geladeira para evitar o apodrecimento. Uma boa dica para evitar o desperdício é já guardar os alimentos higienizados, assim, a rotina fica facilitada.

Tente a compostagem

Para que o aproveitamento total de alimentos orgânicos seja completo, aqueles que não conseguimos reutilizar podem passar por uma compostagem caseira feita de minhocas. Os restos orgânicos podem ser decompostos e produzir o composto orgânico, rico em nutrientes para agricultura e jardinagem.

Mais do que aproveitar sobras, o aproveitamento total de alimentos é uma forma de reduzir o desperdício, valorizar o seu dinheiro e ter um compromisso ambiental maior.

Se gostou desse conteúdo, confira agora este artigo onde listamos 6 receitas para evitar o desperdício!

Referências

Aproveitamento Integral dos Alimentos. Mesa Brasil - SESC, 2003.

Receitas de Aproveitamento Integral dos Alimentos. Mesa Brasil - SESC, 2003.

Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2014.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.