Pensar com antecedência sobre o cardápio da sua casa pode parecer uma rotina tediosa e monótona, mas acredite: essa é uma forma de poupar tempo e dinheiro. Uma cozinha prática de verdade não é só receita fácil, rápida e simples – é planejamento.
LEIA TAMBÉM
- Como planejar o café da manhã na noite anterior e dormir até mais tarde
- É possível comer saudável no delivery?
- 6 snacks saudáveis para não enfiar o pé na jaca
Pode não parecer, à primeira vista, que separar um dia só para isso seja econômico. Já parou para pensar quanto tempo você realmente gasta cozinhando todos os dias, dia sim, dia não ou até duas vezes por dia? Provavelmente muito mais tempo do que deixar um único dia para resolver o cardápio de uma e até duas semanas. São 15 dias até que precise pensar nisso de novo – seria um sonho?
Planejando o cardápio como um adulto
Diminuindo o desperdício (de dinheiro e comida)
Para não depender da agenda do dia, que tal planejar as marmitas da semana no fim de semana? Essa é a melhor tática para ter almoço e jantar à disposição, só esperando para descongelar. Dá para cozinhar e congelar refeições de até duas semanas, desde que você crie um cardápio, organize a lista do mercado e tenha disposição para fazer tudo no mesmo dia. Mesmo com pouco espaço no congelador, você pode deixar legumes, feijão e carnes em potes com porções individuais, prontinhas para descongelar e comer.
Apostar no planejamento também diminui o desperdício de comida, seja por comprar mais do que o necessário, seja por não conseguir consumir tudo. Nessas horas o congelador é seu melhor amigo: dá para salvar o pão, as frutas, os legumes e suas refeições individuais.