Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os melhores alimentos para saúde do intestino

Legenda: 
Alimentos para saúde do intestino: ervilhas

Você sabia que há ao menos 40 trilhões de bactérias em seu corpo, e a maior parte delas são encontradas em seu intestino? Surpreendente, hein? Esse fato pode parecer assustador para alguns, mas essas bactérias são benéficas e super necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Desta forma, os alimentos que ingerimos acabam tendo um papel essencial na manutenção dos microrganismos encontrados no trato digestivo. Neste artigo, vamos entender melhor como uma alimentação equilibrada pode melhorar a digestão e quais os melhores alimentos para saúde do intestino.

 

Se alimentando de forma diversa

Ter uma dieta variada é um bom começo para manter seu intestino saudável. Afinal, com tantos microrganismos em seu corpo, cada um acaba cumprindo uma função diferente e precisando de diferentes nutrientes para sobreviver.

Alimentos para saúde do intestino: Fibras

Muito comentadas quando falamos sobre constipação, as fibras podem ser encontradas em verduras, frutas e oleaginosas. Elas são substâncias que não podem ser digeridas pelo intestino e passam direto pelo sistema digestivo, sendo bons alimentos para saúde do intestino. As fibras oferecem uma sensação de saciedade – o conhecido estômago cheio – e regulam o trânsito intestinal, facilitando a digestão e evitando que você sofra com o intestino preso. Dentre os alimentos ricos em fibras podemos citar o feijão, as ervilhas, a aveia, a pera e a pipoca.

Alimentos para saúde do intestino: Prebióticos e probióticos

Os prebióticos e probióticos, apesar do nome difícil, são facilmente encontrados nos alimentos. Os prebióticos estão presentes nos alimentos ricos em fibras como os que vimos anteriormente, se tratando de uma espécie de fibra que serve de alimento para as bactérias boas e outros microorganismos do corpo, como os probióticos – que são microrganismos vivos, e podem ser encontrados em iogurtes, no kefir, picles e pães fermentados.

Alimentos para saúde do intestino: Polifenóis

Para manter seu intestino ainda mais saudável, você pode optar por alimentos com polifenóis, que são substâncias compostas das plantas e que não são digeridas pelo intestino; porém, os polifenóis servem de alimento para os microrganismos presentes lá, como acontece com os prebióticos. Além disso, são os antioxidantes mais abundantes da dieta humana e reduzem o risco de doenças crônicas. Estão presentes em alimentos como o cacau em pó ou chocolate amargo; e também em frutas vermelhas, maçãs, nozes, cravo, feijão, soja, anchovas, espinafre, chicória, chá preto e verde e vinho vermelho.

Alimentos para saúde do intestino: Frutas com pouca frutose

Para aqueles que sofrem com gases e inchaço, evitar frutas ricas em açúcar (frutose) pode ser uma boa opção.

Frutas como laranjas, tangerina, frutas vermelhas e abacaxi são boas opções de substitutos – afinal, são mais fáceis de digerir, possuem poucos carboidratos e o intestino consegue processá-las bem, evitando o surgimento de gases.

É importante ressaltar a banana como uma fruta com baixa frutose, e que contém uma substância chamada inulina que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

Outra recomendação de fruta com pouca frutose é o abacate, uma vez que ele é rico em fibras e nutrientes como o potássio, que promovem uma digestão mais saudável e orgânica.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre alimentos para saúde do intestino, é importante frisar que, para ter um intestino saudável e funcionando bem, bons hábitos de alimentação e a prática de exercícios físicos regulares são indispensáveis. Você pode conferir aqui nosso artigo sobre 10 alimentos para melhorar a saúde do sistema digestivo e complementar ainda mais seu conhecimento sobre a saúde intestinal.


Perguntas frequentes

  • Quais alimentos inflamam o intestino?

    Carnes processadas, cereais com glúten, produtos industrializados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e cafeína são alimentos que podem inflamar e irritar o intestino.

  • Quais os sintomas do intestino inflamado?

    Diarréia, febre, náuseas, dor abdominal e cólicas, dor ao defecar e perda de apetite são alguns dos sintomas de um intestino inflamado.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/improve-gut-bacteria#TOC_TITLE_HDR_3

    https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/5-foods-to-improve-your-digestion

    https://www.eatingwell.com/article/2059033/best-and-worst-foods-to-eat-for-gut-health/

    https://www.webmd.com/digestive-disorders/ss/slideshow-best-worst-foods-for-gut-health

    https://atlasbiomed.com/blog/the-ultimate-guide-to-polyphenols-health-and-gut-microbiome/#:~:text=Polyphenols%20are%20considered%20prebiotics%20because,treatment%20of%20inflammatory%20gut%20diseases.

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6199944/

    http://fapes.net/medicina-saude/impacto-dos-polifenois-na-saude-intestinal/

    https://www.healthline.com/health/polyphenols-foods#cloves-and-other-seasonings

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas