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7 dicas de almoço nutritivo e rápido

Legenda: 
Almoço nutritivo: salada

Cuidar da alimentação nem sempre é uma tarefa fácil. Com uma rotina corrida, perder preciosos minutos, ou mesmo horas, preparando um almoço nutritivo e bem elaborado às vezes não é uma opção muito viável. Por isso, muitas pessoas acabam optando por refeições rápidas e práticas que podem não oferecer os melhores componentes nutricionais para a alimentação. Essa atitude, além de pesar no bolso, pode ser prejudicial à saúde, visto que esses alimentos costumam ter uma quantidade alta de sal, açúcar e gordura saturada, componentes que podem causar desequilíbrio no organismo, contribuindo para a incidência de diversas doenças.

Ser produtivo é muito importante, mas produtividade não precisa ser sinônimo de negligência com a alimentação. Se você é uma dessas pessoas que não tem tempo ou não sabe cozinhar, mas não abre mão de um almoço nutritivo, aqui vai uma boa notícia: um almoço nutritivo não precisa ser difícil nem demorado. Com essas 5 dicas de receitas, uma para cada dia da semana, você pode ter um almoço nutritivo, rápido e cheio de sabor. Mas antes de vermos essas dicas, vamos a uma rápida questão:

 

O que é um almoço nutritivo?

O almoço é uma das refeições mais importantes do dia. É ele que nos dá a energia necessária para realizar com disposição as tarefas diárias. Para que você garanta um dia produtivo de estudo ou trabalho, é indispensável que o corpo tenha absorvido os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, e para isso, um almoço nutritivo é indispensável.

Muita gente pensa que comer bem é sinônimo de uma rotina alimentar restritiva e sem sabor. Contudo, um almoço nutritivo consiste em oferecer ao corpo os nutrientes necessários para que tudo possa funcionar bem. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, basta comer com variedade e qualidade, preferindo alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos de baixa carga glicêmica (impacto total de uma determinada quantidade de carboidrato no aumento da glicose sanguínea). .

Para ajudar você a ter sempre uma receita de almoço nutritivo na manga (ou na marmita), separamos aqui algumas sugestões de refeições equilibradas.

 

Sugestões de preparações para almoços práticos e nutritivos:

1. Crepioca de Cenoura com Recheio de Tomate e Requeijão

A união que forma a crepioca é composta pela tapioca, alimento rico em carboidrato, e pelo ovo, fonte de proteína. Com o recheio de cenoura e tomate, alimentos ricos em vitamina A, e o requeijão, ela se torna uma preparação nutritiva e prática que vai dar um up no seu dia.

2. Salada Magnífica:

Para quem prefere um almoço nutritivo e leve, essa salada é uma ótima opção. Composta por soja, pepino e linhaça, essa receita de salada oferece uma gama de componentes nutricionais ricos em antioxidantes e ômega-3, além de ser finalizada com um delicioso molho de abacate, fruta rica em gordura monoinsaturada (gordura saudável).

3. Nuggets Croc-croc:

Se você não abre mão de proteína na hora do almoço, esse nugget é uma ótima alternativa que une sabor e nutrição. Simples de fazer, ele é composto de peito de frango, uma fonte de proteína magra , e espinafre, alimento rico em cálcio, fósforo e magnésio, minerais que auxiliam na saúde óssea.

4. Filé de peixe com purê de brócolis e ervilha

Se você quer um almoço nutritivo, ter peixe em seu cardápio é uma ótima opção. Os peixes são fontes de proteínas, possuem uma alta proporção de gorduras saudáveis, além de outros nutrientes benéficos à saúde. O brócolis e a ervilha, junto com o peixe formam uma deliciosa e prática combinação para um almoço nutritivo.

5. Salada de Acelga, Rosbife e Trigo com Molho de Limão

Rica em vitaminas e minerais, a acelga também contém fibras que ajudam a regular a função intestinal. Juntamente com o rosbife, fonte de proteina, o trigo e o molho de limão, a acelga forma uma salada gostosa e rápida para quem deseja um almoço saudável.

Gostou dessas dicas? Para mais artigos como esse, acompanhe as publicações do Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • O que é saudável para comer no almoço?

    Por ser uma das refeições mais importantes do dia, o almoço é o momento de montar um prato variado em alimentos ricos em proteínas, carboidrato, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais.. Uma combinação ideal seria por exemplo: arroz , feijão, carne, vegetais e alimentos folhosos temperados com azeite e sal.

  • Qual proteína posso comer de almoço sendo vegetariano?

    A proteína pode ser encontrada em diversos alimentos, porém pode estar disponível em menor quantidade quando comparada a carne, por exemplo, que é uma fonte desse nutriente.. Existem vários grãos que fornecem proteína vegetal em boa quantidade, além de ficarem ótimos em diversas receitas, são eles: grão de bico, feijão, lentilha, quinoa, soja, além de algumas oleaginosas como nozes, castanha de caju e amêndoas.

  • Posso comer carboidrato no almoço?

    Sim, mas prefira na sua dieta os carboidratos que aumentam a glicose sanguínea de forma mais lenta, pois eles têm maior quantidade de fibras que atuam nesse processo. Esses carboidratos podem ser encontrados nas frutas, vegetais e cereais integrais.

     

Fontes

https://www.health.harvard.edu/blog/healthy-wholesome-easy-lunches-2018100514953 https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas