O que é e quais os benefícios da kombucha?

Legenda: 
Benefícios da kombucha

Uma bebida originada na China há mais ou menos 2.000 anos atrás, a kombucha é uma bebida que está começando a se tornar popular no Brasil recentemente. Feita com uma base de chá, a kombucha é rica em probióticos, vitaminas e minerais. Conheça um pouco mais dessa bebida a seguir!

 

O que é a kombucha?

A kombucha é uma bebida feita com chá (preto, verde ou mate), açúcar e uma cultura viva chamada de scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast, ou Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras em português). Essa cultura de bactérias é responsável por fermentar a bebida e transformar o açúcar e a cafeína presentes no chá em probióticos.

Esses microorganismos fazem bem para o intestino e ajudam nosso corpo a absorver mais nutrientes. É uma boa opção de bebida para incrementar a dieta, substituindo refrigerantes e sucos industrializados, sempre repletos de açúcar. E ainda há diversos outros benefícios da kombucha a serem explorados! Confira.

 

Quais os benefícios da kombucha?

Rica em vitamina B, antioxidantes e com função antifúngica, a kombucha é uma bebida saudável e faz muito bem para o nosso organismo. Conheça os benefícios da kombucha a seguir.

Benefícios da kombucha: fonte de probióticos

Bactérias importantes para um intestino saudável, os probióticos ajudam a melhorar a digestão de alimentos, previnem a constipação e a diarréia, combatem a inflamação do intestino, ajudam o corpo a absorver nutrientes e até mesmo a emagrecer.

Por passar por um processo de fermentação de aproximadamente uma semana, a kombucha cria a chamada scoby que já mencionamos acima. Essa colônia de bactérias e leveduras crescem na bebida e são uma poderosa fonte de probióticos, o que faz da kombucha uma boa opção para adicionar à dieta.

Benefícios da kombucha: função antioxidante

Os antioxidantes são substâncias que previnem a oxidação das células – isto é, o dano causado nelas. Muitas doenças se agravam a partir dessa oxidação, como as doenças do coração, diabetes tipo 2, artrite e até mesmo o câncer. Além disso, os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e garantem pele, unhas e cabelos mais jovens, bonitos e saudáveis.

Por ser feita com chá verde, preto ou mate, a kombucha mantém muitos dos benefícios desses chás, e a função antioxidante é uma delas. Esses chás também ajudam a acelerar o metabolismo, queimar mais calorias, melhorar o controle do açúcar no sangue e dos níveis de colesterol.

Benefícios da kombucha: evita infecções

Uma das principais substâncias que surgem do processo de fermentação da kombucha é o ácido etanoico, um elemento abundante no vinagre.

Esse ácido tem o potencial de eliminar microorganismos que fazem mal ao nosso corpo e causam infecções – como a Candida sp, responsável pelo surgimento da candidíase, bem como outros fungos e bactérias indesejáveis.

Benefícios da kombucha: rica em vitaminas e minerais

Além de todos os benefícios da kombucha que já vimos, essa bebida ainda é muito saudável por ser repleta de vitaminas e minerais. Algumas dessas vitaminas são: a vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade, tem ação antioxidante e previne diversas doenças; e as vitaminas do complexo B que melhoram os níveis de energia, a saúde dos músculos e da vista, bem como a digestão. Essa é uma ótima combinação para manter a sua saúde em dia!

 

Como consumir a kombucha?

Mais um entre os benefícios da kombucha é sua versatilidade. Essa bebida pode ser consumida a qualquer momento do dia, seja como desjejum para ajudar na digestão, ou antes de exercícios físicos para oferecer energia. É uma bebida que fica mais saborosa quando gelada, mas você pode consumi-la como quiser – inclusive em receitas, como nessa Bala Goma de Morango, Limão e Kombucha com Colágeno super docinha, saborosa e riquíssima em colágeno.

Além disso, agora que você já conhece todos esses benefícios da kombucha, não tem mais desculpa para não incrementar a dieta com essa saborosa bebida, não é mesmo?


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas