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Vitaminas do complexo B: o esquema preferido para quem quer dar adeus ao cansaço

Legenda: 
Vitaminas do complexo B

Quer saber qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental? Neste artigo a gente vai te ensinar o esquema preferido para quem quer dar adeus à fadiga. Depois dessa receita, os dias de fadiga serão uma raridade, de uma maneira bem simples: através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, a melhor vitamina contra o cansaço físico e mental.

Mas antes de entender como as vitaminas do complexo B vão te ajudar a sair desse estado de cansaço mental e físico, vamos conversar um pouco sobre o que tem causado esses sintomas em você e como é possível reverter toda essa situação!

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Causas do cansaço físico e mental

Uma longa jornada de trabalho, noites mal dormidas, má alimentação e a convivência em ambientes estressantes: esses são alguns dos motivos que podem estar te levando a sentir todo esse cansaço mental e físico, que os estudiosos também chamam de fadiga. Contudo, existem outros motivos, que listamos abaixo.

Esse tipo de cansaço está longe de ser apenas aquela sensação de sonolência. É um tipo de exaustão que tira de você as energias e toda a motivação, interferindo de forma muito prejudicial no seu dia a dia. E, se a fadiga está beirando ao extremo e não te deixa fazer quase nada, é bom procurar ajuda de um especialista; ele pode te ajudar a descobrir a verdadeira causa disso e encontrar o tratamento adequado.

Causas do cansaço físico e mental

  • Esforço físico em excesso
  • Falta de atividade física
  • Poucas horas de sono ou sono de má qualidade
  • Estar acima do peso ou obeso
  • Estresse emocional
  • Tédio em excesso
  • Excesso de antidepressivos e sedativos
  • Uso de álcool regularmente
  • Uso de drogas ilícitas
  • Consumo de muita cafeína
  • Dieta pobre em nutrientes

 

Vitaminas do complexo B: as melhores para o cansaço físico e mental

Pense em todos os processos pelos quais o corpo humano passa para obter energia: em quase todos eles há a ação de vitaminas do complexo B. É por isso que elas são as melhores vitaminas para o cansaço físico e mental.

Esses suprimentos são primordiais para o bom funcionamento do organismo. É como o esquema de um prédio em construção: cada bloco é essencial para que a obra fique sólida. Assim, cada vitamina B age diretamente na manutenção dos níveis de energia – e também nas funções do cérebro e metabolismo das células –, deixando tudo em harmonia para que o corpo funcione bem.

São oito as vitaminas do complexo B, e a gente vai te explicar a função de cada uma delas:

- B1: Conhecida por tiamina, essa vitamina do complexo B cumpre uma função essencial no metabolismo: ela ajuda a transformar os nutrientes em energia. É ótima para manter os sistemas nervoso e circulatório funcionando bem, além de prevenir o envelhecimento, melhorar a função cerebral e combater a depressão e a fadiga. Os alimentos nos quais a B1 pode ser encontrada são principalmente a carne de porco, gérmen de trigo e sementes de girassol.

- B2: Também chamada riboflavina. Ela contribui para que o organismo converta alimentos em energia e também tem ação antioxidante. As carnes orgânicas, carnes bovinas e cogumelos são os alimentos fontes de vitamina B2.

- B3: Chegamos à niacina, vitamina que desempenha um papel na sinalização celular. Para você entender melhor, essa sinalização é uma comunicação existente entre as células, que mantém o organismo em bom funcionamento. A vitamina B3 também é importante para o metabolismo, produção e reparo de DNA, e protegem o genoma. Frango, atum e lentilha são os alimentos nos quais a niacina é encontrada.

- B5: As vitaminas do complexo B não se cansam de fazer o corpo ter energia e essa, chamada de ácido pantotênico, também é de suma importância para isso. Ela também está envolvida na produção de hormônios e colesterol. Fígado, peixe, iogurte e abacate são boas fontes de vitamina B5.

- B6: O metabolismo dos aminoácidos (pedacinhos das proteínas), a produção de glóbulos vermelhos e a criação de neurotransmissores contam com a vitamina B6 – também conhecida por piridoxina – para se desenvolverem bem. Para ter a B6 de forma natural é só consumir alimentos como grão de bico, salmão e batata.

- B7: Esta é a biotina, uma vitamina essencial para o metabolismo de carboidratos e gorduras. Os carboidratos são uma fonte riquíssima de energia. Levedura, ovos, salmão, queijo e fígado estão entre os alimentos mais ricos em vitamina B7.

- B9: Esse é o chamado folato. Ele age principalmente no crescimento celular, o metabolismo dos aminoácidos, a formação de glóbulos vermelhos e brancos e a divisão celular adequada. A vitamina B9 é encontrada em alimentos como folhas verdes, fígado e feijão, ou em suplementos como ácido fólico.

- B12: O Que bem que faz já falou sobre a cobalamina e toda a sua importância. A B12 é encontrada naturalmente em fontes animais como carnes, ovos, frutos do mar e laticínios, e tem grande importância na função neurológica, produção de DNA e de glóbulos vermelhos.

 

Benefícios das vitaminas do complexo B:

  • Saúde celular
  • Crescimento de glóbulos vermelhos
  • Níveis de energia
  • Boa visão
  • Função cerebral saudável
  • Boa digestão
  • Apetite saudável
  • Função nervosa adequada
  • Hormônios e produção de colesterol
  • Saúde cardiovascular
  • Tônus ​​muscular

 

Sintomas de que você está com insuficiência de vitaminas do complexo B

  • Erupções cutâneas
  • Rachaduras ao redor da boca
  • Pele escamosa nos lábios
  • Língua inchada
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Anemia
  • Irritabilidade ou depressão
  • Náusea
  • Cólicas abdominais
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Dormência ou formigamento nos pés e mãos

 

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Na explicação sobre cada vitamina do complexo B, citamos alguns alimentos nos quais elas podem ser encontradas. Agora a gente aponta outras comidas que vão deixar seu organismo rico em todas as vitaminas do complexo B, para acabar com o cansaço físico e mental e te dar muita energia de forma natural, com uma dieta balanceada.

1. Salmão: Este peixe é versátil e nutritivo, e rico em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12. E não é só isso: ele também é fonte de ômega-3, proteínas e selênio

2. Folhas verdes: São várias as folhas ricas em vitamina B9, que é o folato – exemplos são o espinafre, a couve e o alface. Mas se você pensa em cozinhar as folhas, é bom fazer isso no vapor, para não perder os nutrientes.

3. Fígado: Pode ser fígado de boi, de porco, de frango... Não importa o animal, essa carne vai ser sempre rica em vitaminas do complexo B. Aliás, é um alimento no qual estão presentes todas as vitaminas B, desde a B1 até a B12.

4. Ovo: Contém cinco das oito vitaminas do complexo. São elas: B2, B5, B7, B9 e B12. Agora, é bom lembrar que a clara de ovo crua contém uma proteína chamada avidina, que se liga à biotina (vitamina B7) e impede sua absorção pelo intestino. O mais recomendado é comer ovos cozidos, porque assim a avidina ficará inativa.

5. Carne de porco: É um alimento super saudável e fonte de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Dessas, a tiamina (B1) é a que aparece em maior quantidade na carne. Claro, procure pelos cortes mais magros, sem gordura.

6. Sementes de girassol: Em se tratando de alimentos de origem vegetal, a semente de girassol é uma das melhores fontes de vitaminas do complexo B. Ela contém B3, B5, B6 e B9.

7. Leguminosas: Elas contêm tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e piridoxina. Essas vitaminas estão no feijão, no grão-de-bico, ervilhas e lentilhas.

8. Leite: É fonte de tiamina, riboflavina, ácido pantotênico e cobalamina. O leite é um alimento versátil, que pode ser consumido das mais diferentes formas e ainda é rico em cálcio, que vai ajudar a manter seus ossos saudáveis.

9. Carne vermelha: Contém 6 das 8 vitaminas do complexo B. São as B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Pode fazer parte do cardápio no almoço ou jantar, servindo também como fonte de proteínas.

10. Frango: Aqui também pode ser incluído o peru. Ambos são ricos em niacina e piridoxina. Também aparecem nas aves as riboflavina, ácido pantotênico e cobalamina, embora em menor quantidade.

Agora você já está por dentro de tudo sobre os motivos do seu cansaço físico e mental e como evitar que ele perdure por mais tempo. Então, é só manter uma rotina de alimentos ricos em vitaminas do complexo B e praticar exercícios físicos, para prevenir os problemas que podem te levar à fadiga.

 

Dúvidas comuns sobre vitamina para o cansaço físico e mental

1. Qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental?

As vitaminas do complexo B são as melhores para o cansaço físico e mental, porque elas estão presentes em todos os processos do organismo para gerar energia. Elas são: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (folato) e B12 (cobalamina).

2. Quais os benefícios das vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B promovem: saúde celular, crescimento de glóbulos vermelhos, níveis adequados de energia, boa visão, função cerebral saudável, boa digestão, apetite saudável, função nervosa adequada, produção hormonal e de colesterol, saúde cardiovascular e tônus ​​muscular.

3. Quais as causas do cansaço físico e mental?

As principais causas para o cansaço físico e mental são: esforço físico, falta de atividade física, falta de sono, estar acima do peso ou obeso, estresse emocional, tédio, excesso de antidepressivos e sedativos, uso de álcool regularmente, uso de drogas ilícitas, consumo de muita cafeína, dieta pobre em nutrientes.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7019700/

https://funcionaisnutraceuticos.com.br/upload_arquivos/201612/2016120367203001481552689.pdf

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/vitamin-b-complex#symptoms-of-deficiency

https://www.healthline.com/health/fatigue#lifestyle-changes

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b-complex#who-should-take-them

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b-foods#TOC_TITLE_HDR_2

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas