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Como ler o rótulo dos alimentos? Por onde eu começo?

Legenda: 
Como ler o rótulo dos alimentos

Ao chegar à prateleira do mercado, diante de tantas opções, é comum bater aquela dúvida sobre qual é o melhor produto para comprar. Para solucionar essa questão, o caminho mais seguro é checar o que diz o rótulo, pois ele contém importantes informações nutricionais sobre os elementos que compõem os alimentos. Mas ao checar o rótulo, podem surgir algumas dúvidas em relação a algumas informações sobre as quantidades, os termos e o que eles significam.

Se você já se sentiu assim alguma vez, fique tranquilo, pois isso é mais comum do que você imagina! É normal se sentir perdido ao tentar ler os rótulos dos alimentos, já que não utilizamos muitas das palavras utilizadas em nosso dia-a-dia. Mas se você chegou até aqui é porque sabe a importância de ler os rótulos dos alimentos e prioriza a qualidade do que está colocando em seu prato.

Para que você nunca mais fique em dúvida na hora de escolher qual é o alimento ideal para levar para casa, nós vamos te dar um passo a passo de como ler os rótulos. Confira abaixo!

 

Leitura de rótulo: por onde começar?

Leia a lista de ingredientes

O primeiro passo para quem deseja aprender como ler os rótulos dos alimentos é checar a lista de ingredientes. Nela estão as principais informações sobre componentes que podem causar alergia – como soja, glúten, ovos, leite e derivados – e, pasme, as quantidades!

Muita gente acha que se trata de lenda popular, mas a ordem dos ingredientes diz muito sobre a quantidade deles no alimento. Os componentes nutricionais são anotados de forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que pode ser encontrado em maior quantidade naquela comida, e, assim por diante, até chegar ao último ingrediente, que é o que está em menor quantidade na receita.

Por exemplo, se você comprar um chocolate em pó 70%, ao ler o rótulo e observar a ordem dos ingredientes, provavelmente você verá: cacau em pó solúvel, açúcar e aromatizante. Como o cacau é o primeiro componente da sequência, isso quer dizer que ele é o ingrediente que está em maior quantidade no alimento, enquanto o aromatizante, que é o último, está em menor.

Informação para os alérgicos:

Ao ler os rótulos, certifique-se de que estão descritos claramente os componentes que podem causar alergias – eles devem estar logo abaixo da lista de ingredientes. Glúten, leite, ovos e soja estão entre os mais comuns. Mas se você não tem alergia a nenhum desses alimentos, não há motivo para preocupação.

Leia a tabela nutricional

Para quem deseja aprender como ler rótulos de alimentos, a tabela nutricional pode ser o maior desafio, pois nela estão contabilizados os itens presentes na comida. Por isso, nós vamos por partes.

O que é a tabela nutricional?

A tabela nutricional é como se fosse o raio-x do alimento. Enquanto nos ingredientes são os componentes mostrados de maneira geral – apesar de indicar pela ordem –, a tabela nutricional vai indicar exatamente a quantidade de cada componente.

O que são as porções indicadas na tabela?

A quantidade por porção costuma gerar certa confusão para quem está aprendendo como ler os rótulos de alimentos. Mas não se preocupe, é bem fácil de entender!

Alguns produtos não elaboram a tabela nutricional considerando todo o conteúdo do pacote. Pense em um saco de arroz, geralmente ele tem 5 quilos. Mas ninguém consome essa quantidade de grãos de uma vez. Por isso, ao ler o rótulo e procurar pela tabela nutricional, é possível que você veja a quantidade de 50g, ou seja, uma porção. Caso você coma 100g de arroz, para que os valores da tabela nutricional estejam de acordo com o que está em seu prato, é preciso que você multiplique todos os valores por 2.

Para facilitar o entendimento, os produtos devem vir indicando também a medida caseira, que normalmente são aquelas medidas que a gente usa em casa, como xícara, colher de sopa, de chá, entre outras.

Pode ser que você também veja a indicação %VD, que representa o quanto de calorias e nutrientes o produto apresenta em relação a uma dieta de 2000kcal por dia.

O que significam aqueles termos indicados na tabela?

As tabelas nutricionais seguem um padrão estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Ao ler o rótulo de algum alimento, cheque se ele apresenta as seguintes informações:

É importante destacar que todos os componentes nutricionais estão contabilizados em gramas, exceto o sódio, ele está em miligramas. Por isso, atenção ao ler o rótulo para não exagerar no sal na hora de cozinhar!

Agora que você já sabe como ler o rótulo, está apto para fazer as melhores escolhas para a sua saúde e da sua família. E se você quiser conhecer algumas outras informações para tornar a sua vida mais saudável, não deixe de conhecer as outras publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • O que quer dizer o aviso “pode conter traços de…”?

    Esse aviso quer indicar que o produto, apesar de não ter em sua composição determinado ingrediente, como o leite, por ter sido produzido em máquinas que processam outros alimentos, pode ser que haja algum traço desse componente. Se você tem intolerância severa ou alergia a algum elemento, ler os rótulos com atenção é essencial.

    O que é um alimento diet ou light?

    Os produtos light têm sua composição a redução de 25% de algum ingrediente em relação ao produto original, pode ser açúcar, gordura ou outro elemento. Já os diet pressupõem a retirada total de algum componente, geralmente é consumido por pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar.

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/rotulos-de-alimentos-orientacoes-ao-consumidor/ https://www.ufrgs.br/lidia-diabetes/2018/02/24/como-ler-rotulos-de-alimentos/ https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/entenda-o-que-sao-produtos-light-e-diet https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/entenda-o-que-sao-produtos-light-e-diet

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas