Créditos: gettyimages
Legenda: A alimentação certa depois de treinar pode ser a chave para aumentar o ganho de massa muscular (e te manter na disposição).

Para praticar exercícios é essencial comer com qualidade cerca de uma ou duas horas antes do treino e também depois. O pós-treino, que inclui descanso e alimentação, é importante para reparar lesões, para manter e fortalecer os músculos. Nesse período, o corpo precisa repor proteínas e os famosos aminoácidos essenciais, os responsáveis pelo aumento de massa muscular.

Não é preciso sair correndo para comer após o treino, acreditando que isso faria a gente perder os músculos tão duramente conquistados. O ideal é consumir proteínas ao longo do dia, dividindo as quantidades ideais em todas as refeições.

Muito se fala dos suplementos proteicos e bebidas proteicas, principalmente o whey. Embora não sejam obrigatórios para quem treina, podem ser opções práticas e rápidas para incluir na rotina se você não tem tempo de preparar a refeição todo dia.

Se você é do time que pode dedicar um horário para cozinhar, pode incluir esses alimentos ricos em aminoácidos na refeição pós-treino:

  • Leite de vaca e derivados
  • Ovos
  • Carne bovina
  • Frango
  • Peixes
  • Derivados de soja, como tofu
  • Barrinhas de proteínas

Nas refeições pós-treino, além da proteína de ovos ou carnes, é importante incluir frutas, tubérculos e/ou cereais para manter bom rendimento no próximo treino. A quantidade a ser ingerida diariamente deve ser analisada individualmente, já que depende da rotina de exercícios e dos objetivos esperados. Nem precisa falar que deve ser feito com acompanhamento de nutricionista, né?

Se você precisa de algumas receitas para inspirar sua alimentação, temos sugestões. Para o pós-treino matinal, a panqueca de banana e cereais é rápida e fácil de preparar; no pós-treino noturno, experimente o macarrão de abobrinha (rápido e leve) ou o arroz integral com castanhas como bons acompanhamentos para as carnes. Outra ideia é preparar uma marmitinha para só aquecer ou uma torta deliciosa de cogumelos. Sabe a batata-doce, tão queridinha nas comidas fitness? Ela se transforma em batata assada e recheada, torta, incrementa a omelete e é um delicioso purê.

Vale ressaltar que o momento do dia em que esse treino é realizado e quando será realizado o próximo treino devem ser levados em consideração, assim como o tipo de atividade realizada.

A busca pela qualidade de vida certamente é um encontro Isso entre movimentar o corpo, manter a sanidade mental e comer bem. Isso não quer dizer privações, exageros e sofrimento; se organizar direitinho e cuidar do corpo, tem espaço para todas as alegrias da vida!

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.