Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Ácido hialurônico: conheça seus benefícios para a pele do rosto

Legenda: 
Ácido hialurônico: rosto de uma mulher

O queridinho do momento, o ácido hialurônico tem sido um ingrediente muito usado nos cuidados com a pele. Conhecido por ser umectante – ou seja, auxiliar na retenção de umidade – o ácido hialurônico pode ajudar não apenas a evitar o ressecamento, como também trazer muitos outros benefícios para a pele do rosto.

O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente produzida pelo nosso organismo; no entanto, sua produção diminui com o tempo. Sabendo disso, o uso de cremes, pomadas e procedimentos estéticos à base de ácido hialurônico pode ser de grande ajuda para quem quer manter a pele jovem e hidratada.

 

Quais os benefícios do ácido hialurônico para o rosto?

Apesar de sua função hidratante, o ácido hialurônico também atua de diversas outras formas na pele do rosto – desacelerando o processo de envelhecimento do rosto, por exemplo.

Veja abaixo alguns exemplos de benefícios que o ácido hialurônico pode proporcionar ao rosto.

Auxilia para uma pele mais saudável e elástica

Devido às suas propriedades de retenção de líquidos, o ácido hialurônico age como uma esponja para a pele, mantendo-a mais hidratada e elástica. Dessa forma, o processo de envelhecimento da pele é atrasado, trazendo um aspecto jovem para a pele.

O ácido hialurônico também melhora a textura da pele, pois cria uma barreira protetora que mantém sua umidade, deixando-a mais macia e com aparência saudável.

Possui efeito cicatrizante

O ácido hialurônico também está diretamente ligado à produção de colágeno. Quando uma pessoa se machuca, o corpo inicia uma produção maior de ácido hialurônico, fazendo com que o processo de cicatrização seja mais rápido e eficiente.

Pensando nisso, desenvolveram-se produtos à base de ácido hialurônico que, devido ao seu efeito cicatrizante, podem trazer uma série de benefícios para a pele. Vejamos alguns exemplos desses benefícios:

  • ajudar no tratamento contra acnes;
  • diminuir o surgimento de rugas;
  • tornar a pele mais elástica e firme;
  • incentivar o reparo e rejuvenescimento da pele.

Um fato interessante sobre o ácido hialurônico é que, ao unir-se com a vitamina C, suas funções cicatrizantes se intensificam. Isso acontece porque, enquanto o ácido hialurônico hidrata e umidifica a pele, a vitamina C a protege dos raios solares, e isso ajuda a evitar o aparecimento de manchas e rugas na pele.

Hidrata os globos oculares

Assim como com a pele, conforme vamos envelhecendo, os nossos olhos vão perdendo a eficiência quanto à produção de lágrimas e secreções. Isso faz com que os olhos fiquem mais secos, podendo causar sensibilidade e acarretar problemas maiores.

Com o auxílio do ácido hialurônico, as glândulas lacrimais conseguem se regenerar e voltar a produzir seus fluidos de forma regular e saudável.

 

Cuidados ao usar o ácido hialurônico

Ainda que o ácido hialurônico seja um composto produzido naturalmente pelo organismo, ele também pode ser aplicado diretamente na pele, seja em cremes e pomadas ou mesmo com injeções. Mas quais cuidados devem ser tomados ao usar ácido hialurônico?

Na verdade, esses cuidados são muito simples. É preciso apenas evitar excessos: por se tratar de um ingrediente que o seu corpo já produz, o uso exagerado de ácido hialurônico pode não trazer os efeitos esperados e por vezes até piorar o estado da pele.

É recomendado que, antes de iniciar qualquer procedimento estético ou de aplicar qualquer creme ou pomada no rosto, consulte-se um dermatologista, para que ele possa orientar se há a necessidade do uso de ácido hialurônico e a quantidade ideal para cada pessoa.


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios do ácido hialurônico para a pele?

    Os benefícios do ácido hialurônico para a pele são: retenção de líquido, mantendo a pele sempre hidratada e úmida; ação cicatrizante, se tornando um bom aliado contra a acne; e ação rejuvenescedora, reduzindo rugas e marcas de expressão e ajudando a pele a se manter mais jovem e firme.

  • Posso usar ácido hialurônico todos os dias?

    Como sua função é hidratar e proteger a pele, o ácido hialurônico costuma estar presente na rotina de skincare de muitas pessoas. O ideal é que um creme com ácido hialurônico seja aplicado no rosto de 3 a 4 vezes na semana; no entanto, isso pode variar de acordo com a recomendação do seu dermatologista.

  • Em quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito?

    Os efeitos do ácido hialurônico para o organismo são imediatos, mas podem ser percebidos a olho nu após 30 dias desde o início da rotina de skincare.

    Referências

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/hyaluronic-acid-for-acne#how-to-use

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/hyaluronic-acid-and-vitamin-c#as-separate-ingredients

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-use-hyaluronic-acid

    https://www.healthline.com/nutrition/hyaluronic-acid-benefits#TOC_TITLE_HDR_3

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas