Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 benefícios do pêssego

Legenda: 
Benefícios do pêssego

Os pêssegos são conhecidos por seu sabor adocicado e, principalmente, pela textura aveludada de sua casca – não é à toa que, quando uma pessoa tem a pele macia, dizemos que ela tem pele de pêssego. Mas para além da maciez e do sabor, os pêssegos possuem uma grande variedade de vitaminas e minerais benéficos à saúde. Hoje você vai conhecer alguns dos benefícios do pêssego, além de conferir receitas deliciosas para fazer com a fruta.

 

Origens do pêssego

Alguns indícios históricos apontam que os pêssegos tenham surgido na China, pois o cultivo da fruta no país data de mais de 4.000 anos. O pêssego foi trazido ao Brasil na época da colonização, mas por ser uma fruta que não se adapta bem ao calor intenso, ela é mais cultivada na região Sudeste e Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, maior produtor do alimento no Brasil.

 

Benefícios do pêssego

Os benefícios do pêssego para a saúde são muito diversos. Além de ser uma fruta curinga, que cai bem em várias receitas, o pêssego possui uma gama de nutrientes muito diversos. Por isso, nós preparamos para você uma seleção com alguns dos principais benefícios do pêssego, que vai te ajudar a inserir essa fruta tão saborosa na sua rotina de alimentação.

Benefícios do pêssego: contém antioxidantes

Um dos benefícios do pêssego é a quantidade de antioxidantes presentes no alimento. Os antioxidantes são substâncias que atuam contra os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento das células. Sendo assim, consumir pêssego regularmente pode ajudar a proteger as células, retardando o envelhecimento.

Benefícios do pêssego: fruta de baixa caloria

Para quem está em busca do emagrecimento, o pêssego pode ser um bom aliado. Por ser uma fruta de baixa caloria, o alimento é uma boa opção de lanche para consumir entre as refeições – pois, além de nutritivo, ele tem baixo teor de gordura e carboidrato.

Benefícios do pêssego: contribui para a saúde do intestino

Por ser rico em água e fibras – que aumentam a absorção de água no intestino –, o pêssego ajuda na formação das fezes, evitando constipações. Outro benefício do pêssego para a saúde é contribuir para o fortalecimento da flora intestinal, ajudando a evitar doenças relacionadas ao estômago.

Benefícios do pêssego: ajuda a deixar a pele mais bonita

Estudos apontaram que consumir o pêssego ou sua flor pode deixar a pele mais bonita e saudável, pois os compostos do alimento possuem substâncias que ajudam a proteger a pele contra os raios solares, mantendo a umidade e maciez.

Benefícios do pêssego: ajuda a controlar a pressão arterial e colesterol

O pêssego também pode ajudar a controlar a pressão sanguínea e a regular o colesterol. Outro benefício do pêssego indicado por estudos in vitro é que o consumo regular da fruta também pode ajudar a diminuir o risco do surgimento de doenças relacionadas ao coração.

 

Receitas com pêssego

Agora que você já conhece alguns dos benefícios do pêssego para a saúde, nós selecionamos para você algumas receitas deliciosas que vão te ajudar a inserir essa fruta tão nutritiva na sua alimentação. Confira!

1. Pêssego Melba: essa receita, além de fácil de preparar, leva apenas dois ingredientes: pêssegos e sorvete de creme. O sabor adocicado do pêssego combinado com a suavidade do sorvete de creme forma uma sobremesa saborosa que cai bem em qualquer ocasião.

2. Taça de Pêssego e Especiarias: para quem gosta da combinação doce e azedo, essa sobremesa feita com pêssegos, creme de leite condensado, suco de laranja, canela e suco de limão é uma ótima opção.

3. Água Fresca de Pêssego: feita com pêssegos frescos, maracujá, limão e mel, e aromatizada com folhas de hortelã, essa bebida refrescante cai muito bem nos dias de calor.

4. Salada de Pêssego: além de se sair bem em doces, o pêssego é muito versátil e também pode ser utilizado em receitas salgadas. Essa salada feita com um mix de folhas, pêssego grelhado e molho de creme de leite é uma entrada leve, que agrada a quem gosta da combinação doce e salgado.

5. Bolo de Pêssego com Mirtilo: feito de aveia e recheado com pêssegos e mirtilo, esse bolo é uma ótima opção de lanche ou sobremesa para quem procura sabor e nutrição.

Gostou dessas dicas? Para estar sempre em dia com assuntos sobre saúde e nutrição, acompanhe as publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Como comer pêssego?

    A fruta pode ser consumida in natura ou como ingrediente de sobremesas, em forma de suco ou até mesmo em receitas salgadas. Os benefícios do pêssego vão além da versatilidade: a fruta ainda é rica em fibras e importantes vitaminas e minerais, que contribuem para a manutenção da saúde.

  •  

    Comer a casca do pêssego faz mal?

    Não. Inclusive é recomendado que o consumo da fruta seja feito com a casca, para que haja melhor aproveitamento dos nutrientes.

  • Posso comer pêssego à noite?

    Se você não tiver nenhuma restrição alimentar quanto às propriedades do pêssego, consumir a fruta à noite não fará mal.

    Fontes

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25320458/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19857078/

    https://njaes.rutgers.edu/sshw/message/message.php?p=Health&m=301

Fontes

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25320458/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19857078/ https://njaes.rutgers.edu/sshw/message/message.php?p=Health&m=301

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas