Os benefícios do sol para a nossa saúde e os cuidados ao tomar sol

Legenda: 
Benefícios e cuidados ao tomar sol

O sol é a estrela que rege o Sistema Solar – o sistema que nós, humanos, estamos. É por causa do sol que temos condições para a vida na Terra, porque é graças a ele que temos luz para o desenvolvimento de vida e calor para manter os organismos vivos.

Isso já é um dos maiores benefícios do sol: manter uma boa condição na Terra, que possibilite a vida animal e vegetal. Mas você sabe quais são os benefícios do sol diretamente para nossa saúde?

É sobre isso que vamos falar hoje: os benefícios do sol para o nosso corpo e como podemos melhorar nossa saúde com simples saídas à luz do dia.

 

Vitamina D: a vitamina do sol

A vitamina D é sintetizada – ou seja, formada – com a exposição aos raios solares. Mesmo que a vitamina D seja conseguida pela alimentação, a maior parte é sintetizada pelo corpo após receber os raios solares. Tomar banhos de sol de 10 a 20 minutos diariamente, em momentos com menos incidência solar (até as 10h e após as 15h), é essencial para que o nosso corpo mantenha os níveis de vitamina D.

Se você não é fã de tomar sol, ou não consegue se expor totalmente à luz solar nessa faixa de horário, a professora Maria Zanella comenta que é possível sintetizar vitamina D com a exposição da palma da mão ao sol por 5 a 10 minutos.

Os benefícios do sol trazidos por essa vitamina são importantes para:

Além disso, ela ainda é muito benéfica para as gestantes e tem tantas outras funções no nosso corpo.

Sendo assim, o sol é uma peça muito importante para manter a saúde dos nossos ossos, dentes e cabelos, além de manter a disposição e evitar sintomas de depressão.

A falta de vitamina D

Já vimos que a vitamina D é super importante e que a sua produção é um dos benefícios do sol. Mas quais seriam as consequências da falta de vitamina D no nosso corpo? Há alguns estudos que relacionam diversas doenças com a falta dessa vitamina, como:

Por isso, sempre que puder tirar um tempinho para tomar um sol em horários mais seguros, faça. É muito importante que mantenhamos um bom nível de vitaminas e nutrientes como um todo para garantir o bom funcionamento do nosso corpo.

 

Relação do sol com o nosso humor

O sol também ajuda na liberação de hormônios, como a serotonina, que ajudam no nosso humor. Passar longos períodos sem se expor aos raios solares pode afetar negativamente o nosso humor, além de ampliar os sintomas depressivos – também pela falta de vitamina D.

O TAS, Transtorno Afetivo Sazonal, é um transtorno que ocorre com muitas pessoas do hemisfério Norte – com seus longos períodos nublados – e da África do Sul. Isso porque, ao entrar no outono e no inverno, a incidência solar cai muito e afeta significativamente a produção hormonal e vitamínica.

O TAS apresenta sintomas depressivos, de fadiga e isolamento social. Em locais onde esse transtorno é muito comum, utiliza-se a fototerapia (terapia de luz), que consiste na utilização de uma grande caixa de luz que ajuda na produção de serotonina.

A terapia de luz pode ser feita em casa e ameniza os sintomas depressivos sazonais causados pela pouca exposição ao sol. Isso nos dá uma clara visão de como são diversos os benefícios do sol e a importância de um banho de luz.

 

Banho de sol e seus cuidados

É importante ter em mente os diversos benefícios do sol e a necessidade que nós temos do seu contato direto e frequente (idealmente, diariamente). Mas também precisamos lembrar que longas horas debaixo do sol, principalmente em horários em que a incidência solar é maior, pode ser prejudicial para a nossa saúde.

Uma exposição prolongada ao sol e a não utilização de protetor solar diariamente pode afetar a saúde da nossa pele como um todo. A radiação ultravioleta pode causar:

Longos períodos exposto ao sol aliado com o pouco consumo de água pode ainda causar insolação, que possui sintomas como:

A insolação é uma condição que, quando muito grave, pode até conduzir ao coma – mas, é claro que aquela insolação após se empolgar na praia pode não te trazer sintomas tão graves.

Por isso, sempre se atente ao uso adequado de protetor solar e ao consumo de água, já que se expor ao sol pode nos levar a transpirar e perder água.

Tome sol com precaução, beba água e, se gostou do nosso texto sobre os benefícios do sol, acompanhe mais dicas sobre alimentação saudável e qualidade de vida no Que Bem que Faz!

Lembramos que nosso conteúdo não exclui a necessidade de se consultar com um profissional da saúde. Faça sempre suas consultas, isso garante melhor qualidade de vida.


Perguntas Frequentes

 

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas