Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 tipos de chá para desinchar o corpo

Legenda: 
Chá para desinchar o corpo

Quando nos deparamos com as pernas e braços inchados, é comum pensar na retenção de líquido. Contudo, você sabe como acontece a retenção de líquidos e como tratá-la? É importante se manter hidratado e procurar por bebidas e alimentos diuréticos que irão permitir liberar a água excessiva no seu corpo através da urina.

 

O que é a retenção de líquido?

Caracterizada pelo inchaço corporal (seja em uma parte do corpo ou no corpo todo), a retenção de líquido é comum em muitas pessoas. Ela acontece por conta do acúmulo de água entre as células, tendo como causas o excesso de sal no corpo, sedentarismo, ficar sentado por muito tempo, alguns medicamentos, trombose, problemas do coração, gravidez e alterações do ciclo menstrual.

Desta maneira, caso você sinta que suas pernas, braços ou rosto incham de forma recorrente e às vezes irregular – seja após iniciar um novo medicamento ou por outro motivo –, consulte seu médico, para saber se o inchaço é indicativo de alguma doença ou se pode ser melhorado através de mudanças no estilo de vida.

 

Chá para retenção de líquido: Dente-de-Leão

O chá de dente-de-leão é uma ótima opção de chá diurético para ajudar na retenção de líquido. Afinal, o dente-de-leão é rico em potássio, e isso auxilia na eliminação da urina e do sódio acumulado no corpo, que podem agravar a retenção de líquido.

Prepará-lo é bem simples: basta adicionar 15g de dente-de-leão a cada 200ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Após coar, o chá está pronto para consumo.

 

Chá para retenção de líquido: Hibisco

Alguns estudos feitos em Nova Iorque em animais, mostraram que o hibisco tem um efeito diurético, bem como é muito eficiente para diminuir a hipertensão em humanos, auxiliando a regular a pressão sanguínea. É, portanto, uma opção interessante de chá para retenção de líquido. Algumas opções de receitas com chá de hibisco que você pode conferir: Chá de Hibisco e Maçã com Zero-Cal, Chá de Hibisco, Tangerina e Canela, Suchá de Hibisco com Morango e Chá de Hibisco com FiberMais Laranja.

 

Chá para retenção de líquido: Salsinha

O chá de salsinha é muito popular para quem procura uma bebida diurética. Alguns estudos feitos em ratos comprovam o aumento da quantidade produzida de urina. Além disso, o chá de salsinha muitas vezes leva limão em seu preparo, outro alimento que ajuda muito na retenção de líquidos. Basta ferver um ramo de salsinha com ¼ de limão e deixar que descanse por 10 minutos antes de coar e beber. Assim você acaba obtendo um bom chá caseiro para retenção de líquido.

 

Chá para retenção de líquido: Chá verde

Com um teor alto de cafeína, o chá verde acaba tendo um efeito diurético para quem o consome com frequência, da mesma forma que acaba auxiliando a aumentar a energia ao longo do dia – e ainda possui propriedades antioxidantes. Assim, além de super acessível, o chá verde acaba sendo rico em receitas e formas diferentes de preparo, como essa deliciosa Vitamina de Melão com Chá Verde.

 

Outras formas de lidar com a retenção de líquido:

Há outras formas de lidar com o problema de retenção de líquidos. Além de descobrir a causa de seu corpo estar retendo líquido, é importante adicionar hábitos simples em sua rotina diária, que são grandes auxiliadores na eliminação dos líquidos desnecessários. Algumas dicas são:

Essas são apenas algumas dicas para te auxiliar a diminuir a retenção de líquido e, consequentemente, ter um estilo de vida mais saudável. Você pode conferir muito mais aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios do chá de hibisco?

    Além de diurético, o chá de hibisco auxilia no metabolismo, é laxante e digestivo.

  • Quem não deve tomar chá verde?

    O chá verde não é recomendado para aqueles que sofrem de tireoide, gastrite ou tenham úlceras gástricas; mulheres grávidas ou amamentando, bebês e pessoas com insônia e anemia.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/water-retention

    https://www.cienciasmedicas.com.br/blog/dicas-de-saude/retencao-de-liquido-causas-e-diagnostico

    https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/retencao-de-liquidos

    https://www.healthline.com/nutrition/best-diuretic-foods-drinks#TOC_TITLE_HDR_3

    https://www.tea-and-coffee.com/blog/tea-for-water-retention

    https://www.thehealthsite.com/photo-gallery/edema-or-fluid-retention-5-drinks-that-can-help-get-rid-of-excess-water-from-your-body-786920/you-have-water-retention-in-your-lower-body-3-732792/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23150077/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22178178/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas