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Chá para TPM existe?

Legenda: 
Chá para TPM

A TPM, ou tensão pré-menstrual, é um período que pode ser bem incômodo, por conta dos sintomas que aparecem nesse momento do mês. Em alguns casos ela pode ser mais ou menos intensa, por isso há relatos de diferentes sintomas de acordo com cada caso.

Para aliviar os sintomas da TPM você pode evitar alguns alimentos e privilegiar outros, praticar exercícios e/ou recorrer à chás que vão auxiliar com alguns sintomas. Mas, antes de falarmos mais especificamente de chá para TPM, vamos falar sobre os tipos de tensões pré-menstruais e seus sintomas.

 

Tipos de TPM

O estresse e a irritabilidade são também sintomas comuns; mas, caso sua TPM esteja afetando muito suas relações e criando situações desconfortáveis em seus ambientes profissionais e pessoais, consulte-se com um ginecologista. É importante se atentar aos sintomas da TPM e a regularidade da sua menstruação: caso algo esteja fora do comum, vá a um especialista.

Mas afinal, qual é o chá para TPM? Chá realmente pode ajudar?

 

Chá para TPM

Sim, o chá pode ajudar muito com alguns sintomas, como dores de cabeça, retenção de líquidos, cólicas, estresse e ansiedade. Chás com propriedades calmantes, sedativas, diuréticas (para eliminar líquidos retidos) e antiespasmódicas (que ajudam com as dores em músculos lisos, como o útero) podem ser de grande valia.

Os chás também podem ajudar em outros períodos além da TPM, como durante a própria menstruação. Para saber mais sobre chás para aliviar cólicas, leia nosso artigo sobre como aliviar cólicas com chás.

Lembrando que nenhum chá deve ser consumido em excesso – pois, dessa forma, poderiam trazer malefícios. Chás com propriedades diuréticas devem ser consumidos com mais equilíbrio ainda, pois podem prejudicar sua hidratação, então pegue leve nas xícaras.

Chá de alecrim

Apesar de parecer um pouco incomum, o chá de alecrim pode ajudar bastante com os sintomas da TPM – como as cólicas –, por ter propriedades antiespasmódicas. Se você sofre de enxaquecas, é um bom chá para aliviar suas dores.

Como fazer o chá:

Chá de hortelã

O chá de hortelã é aromático e pode ajudar com o estresse e a ansiedade, por possuir propriedades calmantes. O chá de hortelã ainda pode ser combinado com maracujá, também conhecido por suas propriedades calmantes.

Como fazer o chá:

Chá de orégano

O orégano apresenta propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, podendo auxiliar nas dores causadas por inflamações e possíveis cólicas.

Como fazer o chá:

Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia possui propriedades analgésicas, principalmente como relaxante muscular, além de combater inflamações, o que pode ser muito bom caso você constantemente sofra com isso.

Como fazer o chá:

Chá de erva-doce

A erva-doce é muito conhecida por ser calmante, mas também possui propriedades diuréticas, ajudando a diminuir a retenção de líquidos. Esse chá pode também ajudar a acalmar os nervos e reduzir os desconfortos dos inchaços.

Como fazer o chá:

Chá de camomila

Assim como o chá de erva-doce, o chá de camomila é conhecido por ter propriedades relaxantes.

Como fazer o chá:

 

Cuidados

Caso tenha alergia ou sensibilidade a alguma especiaria ou erva, não consuma o chá. Pessoas com problemas gástricos, como úlceras, devem consumir os chás com cautela, pois podem prejudicar a sua saúde.


Perguntas frequentes

  • Posso adoçar o chá?

    Bom,o recomendado é diminuir um pouco o consumo de açúcares na TPM; mas você pode recorrer ao mel ou a açúcares diferentes, como o de coco.

  • Qual o máximo de xícaras que posso consumir de chá?

    O ideal é não passar de 3 xícaras de chá por dia, e em alguns casos você deve se limitar a duas. Então, para maior segurança, consuma 2 xícaras por dia.

  • Fontes

    https://criogenesis.com.br/2017/03/13/tpm-do-tipo-a-c-d-h-ou-o-entenda-quais-sao-as-diferencas-e-descubra-o-seu/

    https://www.unipac.br/lafaiete/wp-content/uploads/sites/2/2020/11/Temperos-Ervas-e-Especiarias-1.pdf

Fontes

https://criogenesis.com.br/2017/03/13/tpm-do-tipo-a-c-d-h-ou-o-entenda-quais-sao-as-diferencas-e-descubra-o-seu/ https://www.unipac.br/lafaiete/wp-content/uploads/sites/2/2020/11/Temperos-Ervas-e-Especiarias-1.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas