Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

O que é imunidade baixa? Tratamento e sintomas

Legenda: 
Imunidade baixa: laranja

O sistema imune é aquilo que nos protege de doenças, vírus, bactérias e infecções. Ele nos auxilia a manter um organismo saudável, no qual os glóbulos brancos presentes no sangue lutam contra todo tipo de corpo estranho que pode entrar em seu organismo. Nos casos em que seu corpo já está lutando contra alguma infecção, ou quando não há nutrientes o suficiente para produzir glóbulos brancos, o sistema imune para de funcionar corretamente, resultando naquilo que chamamos de imunidade baixa.

Tendo a imunidade baixa, combater doenças se torna um processo muito mais difícil, e por isso é comum sentir mal estar. Conheça a seguir alguns sintomas da imunidade baixa e como tratá-la.

 

Como identificar a imunidade baixa?

Um dos principais efeitos da imunidade baixa é a maior facilidade para o desenvolvimento de infecções e doenças. Além disso, você pode experienciar:

Além disso, doenças oportunistas podem se aproveitar de momentos onde a imunidade está baixa, como a herpes ou a AIDS. Para identificar a imunidade baixa é preciso estar com as visitas ao médico sempre em dia, fazendo exames de sangue regularmente. Mas, caso você sinta alguns dos sintomas listados acima, é bom ficar atento: marque uma consulta e converse com o seu médico.

 

Imunidade baixa: Causas

Antes de falar sobre o tratamento da imunidade baixa, é importante entender melhor o que causa essa condição – assim, é possível identificar o tratamento mais adequado. Dentre as causas mais comuns, é possível citar a má alimentação, hábitos nocivos como abuso de drogas, medicamentos e álcool, sono insuficiente, sedentarismo, alterações hormonais que ocorrem na menstruação ou gravidez, obesidade, genética, estresse e outras doenças, ou tratamentos como a quimioterapia. É importante frisar a importância do diagnóstico médico, pois essa é a única forma de saber a causa e o tratamento exato para a sua imunidade baixa.

 

Imunidade baixa: Tratamento

No tratamento da imunidade baixa, três aspectos essenciais devem ser levados em conta: a prevenção da queda da imunidade, tratamento de infecções e fortalecimento do sistema imune.

No tratamento de infecções, podem ser utilizados medicamentos e antibióticos. Quanto ao fortalecimento e prevenção da queda do sistema imune, há diferentes métodos – como a terapia de imunoglobulina, o uso de suplementos vitamínicos para evitar a anemia e a terapia gênica.

Contudo, ações mais simples podem ser implementadas em seu cotidiano para melhorar a imunidade e a qualidade de vida, como:

Estes são apenas alguns dos hábitos simples que podem ser adotados para tratar a imunidade baixa e viver melhor. Quando combinados com acompanhamento médico, são ideais para não experienciar a imunidade baixa novamente.


Perguntas frequentes

  • Quais as frutas que aumentam a imunidade?

    Frutas ricas em vitamina C como a laranja, morango, acerola, caju e abacaxi são boas escolhas de frutas para aumentar a imunidade.

  • Quais alimentos enfraquecem a imunidade?

    Açúcar, frituras, refrigerantes e álcool são alguns dos alimentos que aumentam as inflamações e enfraquecem a imunidade. Afinal, seu corpo irá utilizar os glóbulos brancos para combater a inflamação causada por esses alimentos, diminuindo a capacidade de combater doenças.

     

Fontes

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/primary-immunodeficiency/diagnosis-treatment/drc-20376910 https://www.medicalnewstoday.com/articles/324930 https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/disorders-of-the-immune-system https://www.healthline.com/health/immunodeficiency-disorders https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system https://www.webmd.com/cold-and-flu/immune-system-disorders https://patient.info/allergies-blood-immune/immune-system-diseases/immune-suppression https://www.hollandandbarrett.com/the-health-hub/conditions/immunity/guide-to-low-immune-systems/ http://clinicacroce.com.br/blog/imunidade-baixa/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas