Créditos: gettyimages
Legenda: Se tudo é sódio, então é tudo igual? Calma, vem cá que a gente te explica!

Sal e sódio são palavrinhas que geralmente caminham juntas, porém, são coisas bem diferentes. Ambos têm suas próprias características, completamente diferentes do bicarbonato de sódio. Se todos esses ingredientes têm o mesmo componente (sódio), não seriam a mesma coisa? Na verdade, não.

LEIA TAMBÉM

O sódio é um micronutriente que precisa ser consumido por possuir diversas funções importantes para o nosso corpo: a contração muscular, manutenção da pressão arterial e a hidratação dependem dele, por exemplo. Entretanto, como tudo nessa vida, o consumo excessivo tem o efeito contrário e atrapalha o funcionamento geral do organismo.

O bem conhecido sal da cozinha brasileira é composto por cloreto de sódio. Isso quer dizer que o sódio é o nutriente que faz parte do que chamamos de sal de cozinha. Além de cloreto de sódio, há a adição de iodo, importante nutriente para a saúde. Então, todo sal contém sódio, mas o sódio sozinho não é o mesmo que sal. Se quiser saber a quantidade certa, em cada 1 g de sal tem 390 mg de sódio.

A recomendação da OMS é de que uma pessoa adulta consuma até 5 g de sal por dia – o que equivale a 1 colher (chá). No Brasil, a média de consumo é de 12 g; o dobro da quantidade ideal. Já a recomendação diária de sódio é de 2.000mg/dia. Para acertar na quantidade, calcule o quanto de sal tem no produto que você está consumindo.

Por ser acessível e popular na culinária, o tempero básico é a principal fonte de sódio na alimentação. O fino equilíbrio entre importância nutricional e excesso perigoso para a saúde é o que sempre traz o assunto à tona.

A quantidade de sódio é mais fácil de identificar em produtos industrializados, porque estes são normalmente indicam a porção adequada na tabela nutricional. A maior parte do consumo de sódio vem do sal de cozinha (cerca de 70%) e é onde ocorre o exagero. O famoso "sal a gosto" é o responsável pelo consumo excessivo de sal e sódio, consequentemente.

Você deve estar se perguntando: "mas e o bicarbonato de sódio?" O bicarbonato de sódio é um composto químico, um sal levemente alcalino composto por íons bicarbonato e íons sódio. Essa composição química garante uma função de neutralizador, por isso, é muito utilizado em receitas que levem ingredientes ácidos, como cacau e vinagre. Também é um fermento potente para bolos, criando uma "proteção" na massa que impede as bolhas de ar de escaparem e agem no crescimento.

Embora tenha o nome do mesmo elemento químico, bicarbonato, sal e sódio são três ingredientes diferentes. Um não substitui o outro; se acabar o fermento, o sal não pode resolver o problema.

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.