Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Intolerância à lactose e alergia a lactose: qual a diferença?

Legenda: 
Intolerância a lactose e alergia a lactose

Nomes parecidos, alguns sintomas em comum e diagnósticos aparentemente semelhantes. A combinação desses três fatores acaba fazendo muita gente achar que intolerância à lactose e alergia a lactose são a mesma coisa.

Um erro comum que faz com que as duas condições sejam confundidas é justamente recorrer a palavra lactose para os dois casos quando o correto é tratar uma como intolerância à lactose e outra como alergia à proteína do leite de vaca.

Nos dois casos, a pessoa consome leite, ou produtos derivados, o corpo responde apresentando dores e desconfortos, especialmente estomacais.

 

Diferença entre intolerância à lactose e alergia a leite

Então, qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia a lactose – ou melhor, alergia à proteína do leite? Na primeira, o organismo responde negativamente ao açúcar natural do leite, que nada mais é do que a tão famosa lactose. Na segunda, essa reação ocorre a uma das proteínas do leite animal, e aí reside a principal diferença entre as duas síndromes.

Outro fator que distingue a intolerância à lactose da alergia a proteína do leite de vaca é que, na alergia, nosso sistema imunológico reage a uma das proteínas do leite animal. Já na intolerância existe uma deficiência na enzima responsável pela digestão do açúcar do leite.

O alérgico precisa eliminar o leite da dieta, ao passo que a pessoa com intolerância pode consumir derivados do leite em pequenas quantidades sem apresentar reações.

 

Quem pode ter intolerância à lactose ou alergia a leite

As crianças são mais suscetíveis a alergia à proteína do leite. É na infância que as alergias se apresentam, na maioria das vezes, e são mais comuns. A intolerância à lactose aparece mais nas crianças maiores e nos adultos.

É importante que aos primeiros sinais um especialista seja procurado para que exames sejam feitos e uma dieta adequada seja recomendada. E quais são os sintomas da intolerância à lactose e os sintomas da alergia ao leite de vaca? Vamos falar sobre isso agora.

Principais sintomas da intolerância à lactose

Outros sintomas de intolerância à lactose

Principais sintomas da alergia à proteína do leite

Outros sintomas de alergia à proteína do leite

Conhecer a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite é importante para saber o tipo de dieta a seguir. E isso quem vai dizer com precisão é um especialista. Caso você tenha algum dos sintomas acima, procure orientação médica. Com alimentação certa, é possível conviver com uma dessas condições sem precisar de sacrifícios.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia a leite?

    O organismo do intolerante à lactose responde negativamente ao açúcar natural do leite. Quem tem alergia a proteína do leite é porque o organismo está reagindo a uma das proteínas do leite animal.

  • 2. Quais os sintomas da intolerância à lactose?

    As pessoas com intolerância à lactose podem apresentar dor de estômago e inchaço, diarreia, gases, constipação, vômito, dores de cabeça, fadiga, perda de concentração, dores musculares e articulares, úlceras na boca e problemas para urinar.

  • 3. Quais os sintomas da alergia ao leite de vaca?

    Quem tem alergia à proteína do leite pode sentir náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, desnutrição, urticária, prurido (coceiras), refluxo, cólicas e constipação intestinal crônica.

  • 4. É correto falar em alergia à lactose?

    Os termos corretos são intolerância à lactose e alergia à proteína do leite, já que a primeira trata-se de uma reação ao açúcar do leite e a segunda, a uma proteína do leite animal.

     

Fontes

http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/7943/1/RAFAELA%20RIBEIRO%20DUARTE%20-%20TCC%20FARM%C3%81CIA%202016.pdf https://www2.ufjf.br/ppgctld/wp-content/uploads/sites/178/2013/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PDF.pdf https://www.healthline.com/health/allergies/milk#symptoms https://www.healthline.com/nutrition/lactose-intolerance-symptoms#TOC_TITLE_HDR_8 http://conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000021749.pdf https://psomagen.com/what-is-lactose-intolerance-and-how-is-it-identified/ https://www.scielo.br/j/ramb/a/LzYNt4zJkPy4rMznyctzRwM/?lang=pt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/157/1/Renata%20de%20Souza%20Manique%20Barreto.pdf https://aps.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-intolerancia-a-lactose-e-alergia-a-leite/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas