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Jantar fit para emagrecer e ficar forte tem que ter carboidratos e proteínas

Legenda: 
Jantar fit: sopa delicada de milho

As comidas fitness para jantar vão te ajudar a ter energia, ganhar massa magra e emagrecer. E tudo de forma simples, rápida e, claro, sem doer no bolso, porque as ideias de janta fit não requerem sofisticação.

Para conseguir manter a dieta rica em comidas fitness para jantar basta colocar no prato saladas, frutas, legumes, raízes, massas integrais, ovos, aveia, frango, carne, peixes, nozes, sementes, leguminosas e leite e seus derivados.

Cá pra nós, tudo isso deve estar aí no seu armário, só esperando para se transformar em uma das suas opções de janta fit. Então continue explorando este artigo, porque o Que bem que faz vai te ensinar receitas ideais de jantar fit.

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O que é uma janta fitness?

Uma janta fitness é aquela que não dispensa os carboidratos e as proteínas. Mas cuidado com os exageros: algumas pessoas acabam cortando totalmente os carboidratos – por acreditarem que eles engordam – e exagerando nas proteínas, e esse desequilíbrio pode ser desfavorável à saúde. E não esqueça que vitaminas e minerais também são importantes.

Lembre-se: um bom jantar fitness para emagrecer é aquele que tem variedade, moderação e equilíbrio. Por isso, se vai entrar numa dieta com o intuito de favorecer todo o esforço que está sendo empenhado através das atividades físicas, busque um nutricionista para te orientar bem e preparar um cardápio adequado aos seus objetivos e, principalmente, ao seu metabolismo.

 

Carboidratos e proteínas, por que eles são importantes?

A gente já falou sobre a importância da presença dos carboidratos e das proteínas na preparação do jantar fitness – agora é hora de explicar o porquê desses dois nutrientes precisam estar presentes na dieta.

Carboidratos - são os nutrientes que nos dão energia: são o combustível do corpo. Se dividem entre simples e complexos: os primeiros são mais encontrados no mel e no açúcar;enquanto os segundos são aqueles que consumimos através dos pães, arroz, milho, massas, frutas, tubérculos, cereais, raízes e leguminosas.

Proteínas - estudos mostram que esses nutrientes nos ajudam a emagrecer, sem perder massa magra. Elas fazem parte do nosso sistema imunológico e ajudam no metabolismo. Bom, né? As carnes, feijões, nozes, soja, leite, peixes e ovos são ótimos exemplos de alimentos ricos em proteínas.

 

20 receitas para aproveitar um jantar fitness

É claro que, depois de explicar toda a importância de uma janta fit, o Que bem que faz não ia deixar de te dar dicas de pratos saudáveis e gostosos para nunca mais faltar comidas fitness para jantar na mesa.

Dicas de janta fit com sopas

A sopa é uma grande aliada de quem quer ter um jantar fit. Fáceis de preparar e leves para o trato digestivo, os ingredientes utilizados nas receitas são ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Então capricha aí, porque temos ótimas dicas para você aproveitar o que há de melhor nas sopas.

Sopa Delicada de Milho - pode ser preparada com milho fresco ou em conserva. É ideal para quem procura um jantar fitness rápido.

Sopa de Agrião e Cenoura - essa receita é pura fonte de vitaminas, minerais, ferro e potássio – além de ser deliciosa, e uma ótima opção de janta fit.

Sopa de Mandioca com Couve - é uma ideia de janta fit super saborosa e muito bem temperada com cebola e cebolinha-verde.

Sopa Creme de Abóbora Nutren - para quem quer um jantar fitness para emagrecer, essa sopa se encaixa bem. Ela tem o toque do gengibre, um diurético natural que ajuda a desinchar.

Sopa Cremosa de Aveia - é uma sopa deliciosa e perfeita para um jantar fitness simples. A aveia é um alimento rico em proteínas, ferro, vitaminas e fibras.

Como preparar janta fitness com batata-doce

Quem está lá na lista das pessoas que não perdem um dia de malhação certamente não deixa faltar a batata-doce no prato e a consome também entre as comidas fitness para jantar. A raiz é rica em vitaminas do complexo B e vitamina A, minerais, como ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e carboidratos.

Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve - essa receita deliciosa também tem ovos, cebolas e azeitonas pretas, e compõem muito bem a lista de ideias de janta fit.

Rosti de Batata-doce recheado com Frango Cremoso - o frango desfiado, a páprica picante e os tomates são perfeitos para um jantar fitness.

Mix de Batatas - feitas com batatas-doce assadas com a casca, aromatizadas com alecrim e alho, é uma das opções de janta fit.

Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate - é um jantar fitness completo e muito saboroso.

Nhoque Integral de Batata com Azeite e Sálvia - a massa integral, além da batata-doce, leva aveia. Perfeito para uma janta fit.

Opções de janta fit com saladas

É um alimento que a gente nem precisa falar muito. Quem não conhece os benefícios da salada? Ricas em vitaminas, minerais, fibras e água trazem muita saúde e bem-estar para nossas vidas. E a melhor parte é: têm pouquíssimas calorias.

Salada de Edamame - o edamame é um vegetal rico em nutrientes – inclusive carboidratos e proteínas – e fica muito saboroso na salada para um jantar fitness para emagrecer.

Salada de Escarola - para ser servida com um molho magrinho feito com vinagre e azeite, e compor a mesa do jantar fitness rápido.

Salada de Frango com Melão e Lima da Pérsia - é uma salada para quem quer um prato único e completo na janta fitness fácil.

Salada Equilíbrio - é mais uma comida fitness para jantar, feita com arroz integral, alface, agrião, peito de peru, erva-doce, palmito e cenoura.

Salada Primavera de Morangos - as frutas deixam as saladas muito mais saborosas e perfeitas para uma janta fit. Essa tem também cogumelos, amêndoas e sementes de papoula.

Comidas fitness para jantar variadas

Aqui vai caber de tudo um pouco. Aveia, chia, quinoa, alimentos que dão bastante saciedade. Ou seja: vão te deixar bem alimentado e sem necessidade de ficar comendo outras coisas depois do jantar fitness.

Snack de Aveia com Tomate-seco e Manjericão - iogurte desnatado e sementes de chia enriquecem essa opção de janta fit com nutrientes e sabor.

Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes - leva brócolis, cenoura e milho-verde.

Crepe de Quinoa Molico - a quinoa é cheia de proteínas e dá bastante saciedade. Ideal para entrar no caderninho de receitas com comidas fitness para jantar.

Creme de Alho-poró com Farelo de Aveia Orgânica e Frango Desfiado - leve e saboroso, fica perfeito para fazer aquele jantar fitness simples.

Mingau Crocante com Maçã Verde e Nesfit - um mingau quentinho é ótimo para um jantar fitness rápido. Esse tem maçã verde, coco ralado, mel e cereal matinal.

Se faltava alguma coisa para você adotar o jantar fitness na sua vida, agora não falta mais. É muito importante manter uma dieta balanceada e também praticar atividades físicas para manter a saúde e o bem-estar. A saúde do corpo e da mente agradecem!


Perguntas frequentes

  • 1. O que é um jantar fitness?

    Uma janta fitness é aquela que não dispensa os carboidratos e as proteínas. Ela faz parte da alimentação saudável, que deve ter variedade, moderação e equilíbrio. Os carboidratos dão energia e as proteínas ajudam a emagrecer.

  • 2. Quais alimentos devem fazer parte da janta fit?

    Algumas comidas não podem faltar no jantar fitness e entre elas estão as saladas, frutas, legumes, raízes, massas integrais, ovos, aveia, frango, carne, peixes, nozes, sementes, leguminosas e leite e seus derivados.

  • 3. Quais os alimentos ricos em carboidrato para uma janta fit?

    Os alimentos ricos em carboidratos são mel, açúcar, pães, arroz, milho, massas, frutas, tubérculos, cereais, raízes e leguminosas.

  • 4. Quais os melhores alimentos para um jantar fitness com proteínas?

    As proteínas são encontradas nas carnes, feijões, nozes, soja, leite, peixes e ovos são ótimos exemplos de alimentos ricos em proteínas.

    Fontes

    https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21445/3/Nutricao%20e%20sabor%20%28livro%20digital%29.pdf

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

    http://www.ufal.edu.br/usinaciencia/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf

    https://www.scielo.br/j/abem/a/vvvr8GQ3xwMJThHrXQW4jSj/?lang=pt

    https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf

    https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/213354/IFMAM170018%20ANLISE%20FSICO%20QUMICA%20DE%20SUCO%20COM%20POTENCIAL%20FUNCIONAL%20DE%20ACEROLA%20COM%20AGRIO%202.pdf#:~:text=O%20agri%C3%A3o%20%C3%A9%20umafonte%20de,e%2Fou%20preventivas%20do%20c%C3%A2ncer

    https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/12/04/2018/alimentos-duireticos/

    https://www.scielo.br/j/cta/a/NV9hrKf8rBnnyQV57ZzVXbh/?format=pdf&lang=pt

    https://www.scielo.br/j/bjft/a/nNMSsnRxP33WWRWJt9SdWKM/?format=pdf&lang=pt

    https://www.scielo.br/j/rn/a/zn3rThxvdwxgbd3X5fKt4tP/?lang=pt

    https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201606/2016060879641001464957906.pdf

    https://www.scielo.br/j/bjft/a/VZhDQ4bVL4sD3WZg6X5Qp8y/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Estudos%20em%20outros%20pa%C3%ADses%20descrevem,et%20al.%2C%202007

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

Fontes

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