Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

9 benefícios da melancia

Legenda: 
Benefícios da melancia

Nos dias de verão, nada melhor do que uma boa fatia de melancia para aliviar o calor. A fruta de polpa vermelha e suculenta é tão deliciosa que já ganhou papel de destaque até nas histórias em quadrinhos. Mas não é apenas pelo sabor que a melancia encanta: essa fruta, que foi domesticada no Egito há cerca de 4.000 anos, é uma ótima fonte de nutrientes, pois é rica em diversas substâncias que fazem bem à saúde. Pensando nisso, nós preparamos um artigo especial sobre os benefícios da melancia para você entender como essa fruta deliciosa pode te ajudar a ter uma vida mais saudável!

 

Benefícios da Melancia

Muito saborosa e refrescante, a melancia costuma cair nas graças dos brasileiros principalmente na época do calor. Mas você sabia que, além do sabor, a melancia pode oferecer diversos benefícios à saúde? Quer saber quais são? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo!

1. Benefícios da melancia: contribui para a hidratação

Boa parte do corpo humano é formado por água. Esse líquido, que representa cerca de 70% de nossa composição, desempenha um papel essencial para o funcionamento do organismo. Várias funções do corpo estão diretamente relacionadas ao consumo de água, como a circulação sanguínea, o bom funcionamento do fígado e dos rins, e a regulação da temperatura corporal.

Não se hidratar corretamente pode acarretar uma série de danos à saúde. Sendo assim, para evitar os problemas causados pela falta de água no organismo, consumir melancia com frequência pode ser uma ótima pedida! Isso porque um dos maiores benefícios da melancia é que ela é riquíssima em água: cerca de 90% de sua composição é feita por esse elemento. Por isso, para manter a hidratação em dia, consumir melancia pode ser uma ótima alternativa!

2. Benefícios da melancia: é um alimento muito nutritivo

A melancia é um ótima aposta de lanche nutritivo, pois a fruta é rica em elementos essenciais, como a vitamina C e a vitamina A; e as vitaminas do complexo B também não ficam de fora, pois estão presentes as vitaminas B3, B1, B2, B5 e B6. Além dos complexos vitamínicos, os minerais também entram na lista de benefícios da melancia, pois estão presentes o magnésio, o potássio e o fósforo.

3. Benefícios da melancia: melhora a digestão

Além de ser rica em água, outro grande benefício da melancia é que ela é uma ótima fonte de fibras. Como o corpo humano não possui enzimas para digeri-las, elas passam intactas pelo intestino. À primeira vista isso pode parecer algo ruim, mas não é: como as fibras são absorvidas lentamente, elas contribuem para um melhor funcionamento do trânsito intestinal, e também para que as fezes adquiram a consistência e o tamanho necessários para serem expelidas tranquilamente. Sendo assim, para as pessoas que sofrem com diarreias ou prisão de ventre, apostar no consumo da melancia pode ser uma ótima alternativa!

4. Benefícios da melancia: contribui para a saúde da pele

Os benefícios da melancia também se estendem aos cuidados com a pele e com os cabelos! A substância que dá à melancia aquela coloração vermelho-vibrante é um antioxidante chamado licopeno. Os antioxidantes têm um papel importantíssimo na preservação da cútis e dos fios: são eles que agem no bloqueio da ação dos radicais livres, elementos produzidos naturalmente pelo corpo humano e também pelo contato com a luz do sol, poluição ou tabagismo. Os antioxidantes são capazes de inibir a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e contribuindo para a saúde da pele e dos cabelos.

5. Benefícios da melancia: reduz inflamações

Além de ser rica em antioxidantes, a melancia também contém vitamina C. A união desses elementos faz com que essa fruta seja um ótimo anti-inflamatório natural. Muitas inflamações são desencadeadas por conta do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. Como os antioxidantes agem no combate a esses elementos, consumir melancia com frequência pode ser uma maneira de combater inchaços e inflamações direto pela raiz.

6. Benefícios da melancia: estimula o funcionamento do cérebro

O licopeno presente na melancia também age em favor da saúde cerebral. Isso porque esse composto químico é capaz de estimular o funcionamento das sinapses (impulsos nervosos transmitidos de uma célula para outra) e assim potencializar a memória e a capacidade de aprendizagem. Estudos também indicaram que os pacientes de Alzheimer podem se beneficiar do consumo da melancia, visto que essa é uma doença progressiva que prejudica a memória e outras funções cerebrais.

7. Benefícios da melancia: ajuda a regular a pressão

Pessoas com problemas na pressão sanguínea também podem aproveitar os benefícios da melancia, pois a fruta é rica em aminoácidos – como a citrulina –, e em diversos minerais – como o potássio e o magnésio –, que auxiliam no controle da pressão arterial. Segundo estudos, consumir um copo de suco de melancia de 200ml diariamente pode contribuir para a regulação da pressão arterial, seja ela baixa ou alta.

8. Benefícios da melancia: ajuda a aliviar dores musculares

Depois daquele treino puxado, é comum muitas pessoas sentirem incômodos nos músculos. Uma boa forma de aliviar essas dores é recorrer ao consumo da melancia. Isso porque a citrulina também contribui para a redução da dor muscular e da fadiga pós-treino.

9. Benefícios da melancia: contribui para a redução da retenção de líquidos

Quem sofre de inchaços causados pela retenção de líquido sabe como é incômodo sentir a pele sensível até mesmo ao toque das roupas. A boa notícia para essas pessoas é que um dos benefícios da melancia é o efeito diurético. Isso quer dizer que a fruta aumenta a quantidade de água absorvida pelo organismo e ajuda o rim a trabalhar. Desse modo, as substâncias tóxicas e os líquidos excedentes são eliminados do corpo pela urina.

 

Maneiras gostosas de consumir a melancia

Se você não gosta de consumir a fruta in natura ou está procurando alternativas gostosas para variar no preparo, vale a pena conferir essas deliciosas receitas com melancia!

Suco de Melancia com Açaí: depois daquele treino puxado, nada melhor que uma bebida refrescante e energética – como esse suco de melancia com açaí. Ele é delicioso e muito fácil de fazer.

Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre: para quem prefere um toque mais cítrico, nós temos essa receita de suco de melancia incrementado com suco de limão, hortelã e gengibre.

Refresco de Melancia: se você está em busca de uma bebida gostosa e rápida, essa receita de refresco de melancia é uma ótima pedida! O modo de preparo não poderia ser mais fácil: basta colocar a polpa da fruta para bater com gelo e leite condensado, e está pronto!

Refresco de Melancia, Morango e Hortelã: para quem prefere um refresco sem leite condensado, essa versão com hortelã, morango, canela e bebida de arroz integral é uma opção deliciosa e muito nutritiva.

Bebida Refrescante de Melancia e Capim-Limão: essa receita de refresco traz todo o sabor e nutrição que a combinação de melancia e capim-limão pode oferecer. Para dar um toque ainda mais cítrico à bebida, a receita é incrementada com um pouco de suco de limão.

Vitamina Neston Melancia: essa receita de vitamina é uma boa opção de pré-treino para dar energia.

Mojito de Melancia e Menta com Colágeno: para dar um toque internacional às nossas sugestões de receitas com melancia, nós temos esse mojito, que é uma bebida cubana feita com suco de limão siciliano, hortelã, melancia, gelo e água com gás. É uma delícia!

Raspadinha de Melancia: se você gosta de raspadinha, experimente essa versão natural com melancia. Ela é refrescante, deliciosa e fácil de fazer.

Smoothie de Melancia: esse smoothie delicioso é feito com picolé de limão, melancia picada, gelo e folhas de hortelã. O modo de preparo é muito fácil, basta bater todos os ingredientes e depois colocar a hortelã por cima para decorar.

Smoothie de Melancia com Morango: essa receita de smoothie é prática e deliciosa.

Smoothie de Vanilla com Melancia e Gengibre: nessa versão da receita, a vanilla (baunilha) traz um toque aromático que harmoniza muito bem com a ardência do gengibre. Esses ingredientes incrementam o smoothie de melancia de uma forma deliciosa!

Smoothie Refrescante de Melancia, Abacaxi e Molico: esse smoothie vem acompanhado de um ingrediente especial: a receita que traz suco de limão, melancia e abacaxi ganha cremosidade pela presença do leite.

Gelado de Melancia: este gelado é uma ótima pedida para os dias de calor. Feito com leite condensado, suco de limão e melancia, essa receita é uma forma deliciosa de incluir essa fruta tão nutritiva na dieta.

Agora que você já sabe como a melancia pode contribuir para que você tenha uma vida mais saudável e conhece algumas receitas deliciosas, basta escolher a sua favorita e aproveitar todos os benefícios que a melancia pode oferecer!

Para mais dicas sobre vida saudável e bem-estar, não deixe de acompanhar as publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Como saber se a melancia está madura?

    Na hora de escolher uma boa melancia, alguns detalhes passam despercebidos por muitas pessoas. A crença geral é que quanto mais escuras as manchas da melancia, mais ela está madura – na verdade, quanto mais amareladas as manchas da melancia, mais madura ela está. Por isso, na hora comprar sua melancia, prefira as de casca firme e sem manchas escuras.

  •  

    Como armazenar a melancia?

    Caso você não tenha partido a melancia, você pode guardá-la fora da geladeira em um lugar fresco e arejado. Depois de cortada, o ideal é guardar a melancia em um recipiente plástico fechado ou envolta em papel alumínio.

  •  

    Diabéticos podem comer melancia?

    Apesar de possuir poucas calorias, a melancia tem um alto valor glicêmico. Ela não precisa estar fora da lista de alimentos consumidos por diabéticos, mas é preciso ter cuidado. O ideal é consumir a fruta com outros alimentos, como sementes (linhaça, quinoa, aveia, gergelim, chia, entre outros) e oleaginosas (nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas etc.).

     

Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4464475/ https://www.watermelon.org/the-slice/nutrition-facts-and-health-benefits-of-watermelon/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4464475/#:~:text=It%20is%20enriched%20with%20carotenoid,and%20precursor%20of%20vitamin%20A. https://www.saladeprensa.org/sandia-propiedades-beneficios-contraindicaciones/ https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Qual-a-importancia-das-fibras-na-alimentacao.aspx#:~:text=As%20fibras%20s%C3%A3o%20componentes%20vegetais,chata%20sensa%C3%A7%C3%A3o%20de%20intestino%20preso.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas