Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Benefícios da pimenta

Benefícios da pimenta: 7 razões para apimentar a comida

Compartilhar
Legenda: 
Benefícios da pimenta
Atualizado em  novembro 2023

Existem pimentas para todos os gostos, das mais ardidas às mais suaves. Essa variedade de cores e sabores ganhou o coração da américa-latina, onde perpetua o seu reinado na culinária há séculos. Em países como o Brasil e o México, a pimenta é símbolo da cultura e tem papel indispensável na culinária. Não é possível pensar em comida baiana ou mexicana sem relembrar o ardido da pimenta, não é? Mas, além de ser um tempero saboroso, a pimenta possui diversas propriedades que fazem muito bem para a saúde. Pensando nisso, nós, do Que Bem Que Faz, preparamos um artigo especial sobre os benefícios da pimenta. Durante a leitura, você vai entender como a pimenta pode te ajudar a ter uma vida mais saudável e de quebra vai conhecer algumas receitas deliciosas com esse ingrediente picante. Não deixe de conferir!

 

Pimenta: a hortaliça encantada

Nós, seres humanos, sempre fomos muito curiosos com o mundo que nos cerca, e não seria de se estranhar que quiséssemos explorar tudo o que existe no ambiente em que habitamos. Mas com a pimenta a nossa relação foi um pouco diferente, pois o propósito da ardência dessa hortaliça era afastar os predadores – no caso, nós e os outros animais. Contudo, como tudo que é proibido é mais gostoso, nós nos encantamos por essa ardência e transformamos a pimenta em um dos temperos mais utilizados ao redor do mundo.

O nosso encanto por essa hortaliça foi tão arrebatador que ela deixou de ser apenas um tempero para se tornar parte de várias culturas. Até mesmo lendas sobre os poderes mágicos da pimenta foram criadas. Aqui no Brasil, é possível ver a imagem de pimentas em tatuagens, brincos, colares e outros adereços – isso porque, com o passar do tempo, foram atribuídos à pimenta propriedades afrodisíacas e poderes místicos para afastar o mau-olhado e a inveja. Sobre os poderes sobrenaturais da pimenta, não existem evidências científicas para embasar as crenças populares. Mas quanto à possibilidade de aumentar o desejo sexual, pode-se dizer que a ciência tem boas notícias sobre os benefícios da pimenta.

 

Quais são os benefícios da pimenta para a saúde?

Ela alegra os pratos e confere a eles uma ardência muito característica. Para algumas culturas, a comida sem pimenta é uma comida sem brilho! Mas além de dar um sabor todo especial às receitas, as propriedades presentes na pimenta também podem fazer muito bem para a saúde! Então, se você gosta dessa hortaliça picante e quer saber quais são os melhores benefícios da pimenta, confira os tópicos abaixo!

1. Benefício da pimenta: aumenta a disposição sexual

Não poderíamos deixar de começar a nossa tour pelos benefícios da pimenta sem falar sobre a lenda popular de que a hortaliça picante é um bom estimulante sexual. Estudos científicos confirmaram que a pimenta possui propriedades afrodisíacas que podem aumentar a libido e proporcionar mais prazer durante o ato sexual. Isso acontece porque a capsaicina (substância responsável por produzir a ardência característica da pimenta) reage no organismo produzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, irrigando com sangue as áreas erógenas do corpo e tornando-as mais sensíveis. Essas pesquisas também indicaram que, quanto mais ardente for a pimenta, mais ela ajuda a aumentar o desejo sexual. Por isso, na hora de aproveitar esse benefício da pimenta, vale a pena apostar nas opções mais fortes.

2. Benefício da pimenta: acelera o metabolismo

Assim como a pimenta pode melhorar a disposição sexual, ela também pode agir na aceleração do funcionamento do metabolismo. Por ter propriedades termogênicas, a pimenta potencializa a queima de calorias e aumenta o gasto energético. A explicação para isso está nos recursos que o cérebro utiliza para nos proteger. Ficou confuso? Nós te explicamos: quando comemos pimenta, os receptores gustativos enviam ao cérebro uma mensagem indicando que algo de errado está acontecendo em nossa boca; o nosso cérebro entende que a região bucal está pegando fogo, e então começa a agir. Ele ativa as glândulas que produzem saliva e suor para que elas ajam contra esse “fogo”. É por isso que muitas pessoas sentem a transpiração aumentar, a boca umedecer e os olhos lacrimejarem. Toda essa movimentação no organismo contribui para que o metabolismo trabalhe com mais força e potencialize o gasto calórico.

3. Benefício da pimenta: aumenta a sensação de felicidade e bem-estar

As tentativas de proteção do cérebro também provocam outros efeitos maravilhosos. Um deles é o aumento da sensação de felicidade e bem-estar durante a degustação da pimenta. Isso acontece porque o cérebro interpreta que a ardência provoca dor. Por isso, ele libera na corrente sanguínea uma descarga de endorfina, o hormônio do prazer, o que faz com que você se sinta bem, feliz e relaxado por mais tempo. Sendo assim, se você se sente estressado ou ansioso, é uma boa ideia apostar nos benefícios da pimenta em suas refeições!

4. Benefício da pimenta: possui propriedades anti-inflamatórias

Além de proporcionar uma sensação de bem-estar e felicidade, a endorfina liberada na corrente sanguínea também possui outras funções que só aumentam o rol de benefícios da pimenta. A endorfina também age como um analgésico natural no organismo. Durante sua liberação, ela se liga ao sistema nervoso e ajuda a combater inflamações, dores de cabeça, dores musculares e enxaquecas.

5. Benefício da pimenta: pode diminuir o risco de câncer

Um dos benefícios da pimenta que mais animaram os cientistas nos últimos anos é a capacidade da hortaliça de ajudar a diminuir as células cancerígenas. Estudos indicaram que os antioxidantes presentes na pimenta podem contribuir para a diminuição das células do câncer de próstata. Os pesquisadores já estão trabalhando para entender como acontece esse fenômeno para futuramente viabilizar a confecção de medicamentos, visto que por ingestão seria necessário consumir uma quantidade muito grande de pimenta para ter esse tipo de benefício.

6. Benefício da pimenta: contribuem para uma boa digestão

Existe o mito de que a pimenta pode ser prejudicial para a digestão. Algumas pessoas até chegam a evitar o consumo dessa hortaliça picante por acreditarem que ela causa úlceras e irritações no estômago. Contudo, estudos científicos indicaram que a melhora da digestão é um dos tantos benefícios da pimenta. A capsaicina presente no alimento é a grande responsável por esse efeito, pois ela ajuda no processo de digestão, diminuindo a produção dos incômodos gases e melhorando a produção do suco gástrico.

 

Receitas com pimenta

Os benefícios da pimenta não se restringem apenas à saúde, mas chegam também à cozinha. A pimenta é um alimento muito versátil que pode ser utilizado em diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Para te dar algumas sugestões de como conseguir os benefícios da pimenta de formas deliciosas, nós preparamos essa lista com receitas muito saborosas. Veja abaixo:

Pimenta Cambuci Recheada: a Cambuci é ideal para quem quer aproveitar todos os benefícios da pimenta, mas gosta de uma ardência mais suave. Nessa receita deliciosa, o alimento vem recheado com carne moída temperadinha.

Pimentão Recheado: os pimentões pertencem também à família das pimentas, a capsicum. Superfácil de fazer e deliciosa, essa receita traz os benefícios da pimenta em um alimento recheado com carne moída e bacon.

Caponata de Berinjela: por meio dessa receita de caponata feita com um mix de pimentões, você pode ter acesso de uma forma deliciosa aos benefícios da pimenta. É simples de fazer e cai muito bem como acompanhamento para torradas.

Geleia de pimenta: falando em acompanhamento para torradas, essa geleia de pimenta é uma ótima pedida. Para deixar a receita ainda mais deliciosa, experimente combinar a sua torrada com geleia e um pouco de queijo brie.

Pimenta em Conserva: para acompanhar o arroz e feijão de cada dia, nada melhor do que uma boa conserva. O melhor dessa receita é que ela traz de uma forma maravilhosa os benefícios da pimenta.

Molho de Pimenta Caseiro: com essa receita, você pode ter um molho de pimenta saboroso e ardente na medida certa para acompanhar as suas refeições. É uma ótima maneira de conseguir os benefícios da pimenta com muito sabor!

Brigadeiro com Pimenta: essa receita é uma ótima alternativa para inovar na hora de fazer o tradicional brigadeiro. O doce ganha um toque picante todo especial, que fica uma delícia!

Viu como é possível fazer diversas receitas e ainda aproveitar muito os benefícios da pimenta? Para conhecer mais receitas e dicas sobre alimentação e vida saudável, não deixe de acompanhar as atualizações aqui no site Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Quem tem gastrite pode comer pimenta?

    Sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pimenta não faz mal para o estômago. A única espécie que pode causar alguma irritação para quem sofre com gastrite é a pimenta-do-reino. As demais estão liberadas, desde que não estejam em período de crise.

  • Pode comer pimenta todos os dias?

    Sim! Quem não tem nenhuma contraindicação médica pode comer pimenta de uma a duas vezes por dia.

  • Como fazer a pimenta parar de arder a boca?

    Para a surpresa de muitos, uma boa maneira de neutralizar o ardor da pimenta é chupando limão puro, pois as substâncias no limão ajudam a neutralizar a capsaicina presente no alimento. Caso você não queira fazer o teste com um fruto tão azedo, espere até passar, pois a própria saliva é capaz de amenizar a ardência da pimenta.

Fontes

https://health.clevelandclinic.org/benefits-of-black-pepper/ https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/60893663/a-historia-da-pimenta http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=934&sid=9 https://www.scielo.br/j/cta/a/Wp8VHB7QhJyKMSyrRdKq53h/?lang=pt&format=pdf

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.