Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do Caqui

Legenda: 
Benefícios do caqui

Uma fruta docinha e saborosa, o caqui é um alimento repleto de vitaminas e minerais. Esses nutrientes, por sua vez, irão te ajudar a ter uma vida mais saudável e com mais qualidade, podendo prevenir doenças e outros problemas. Vamos conferir os principais benefícios do caqui a seguir?

 

Benefícios do caqui: bom para o coração

Um dos principais benefícios do caqui é que ele pode te auxiliar a ter uma melhor saúde cardíaca. Isso acontece pois, em sua composição, o caqui é repleto de nutrientes antioxidantes como os flavonóides quercetina e kaempferol que são conhecidos por combater o estresse oxidativo das células, ou seja, proteger contra diversas doenças, como as doenças do coração. Além disso, esses antioxidantes podem diminuir inflamações, baixar a pressão sanguínea e os níveis altos de colesterol, que são fatores de risco para aqueles que têm ou podem desenvolver alguma doença do coração.

 

Benefícios do caqui: benéfico para a visão

A combinação entre antioxidantes e muita vitamina A presente no caqui - estima-se que entre 55% a 70% da recomendada diária de vitamina A está presente em um único caqui - é um ótimo benefício para manter sua visão saudável.

Acontece que a vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento das membranas dos olhos e da córnea, enquanto que os antioxidantes previnem doenças que podem acometer os olhos. Essa combinação faz com que um dos grandes benefícios do caqui seja promover uma visão saudável.

 

Benefícios do caqui: rico em fibras

O caqui também é rico em fibras, o que pode ser muito benéfico para aqueles que querem regular o trânsito intestinal. Seja por que estão sofrendo com constipação ou diarréia. As fibras exercitam os movimentos intestinais regulares, fazendo com que o intestino funcione melhor e também alimentam as bactérias boas do intestino, ou seja, previne contra doenças. Além disso, outro benefício menos comentado das fibras é que ao promover um melhor funcionamento do intestino elas podem diminuir os índices de colesterol alto ou os picos de açúcar no sangue, o que é muito benéfico para aqueles que sofrem de doenças crônicas.

 

Benefícios do caqui: previne o envelhecimento precoce

Além de todos esses benefícios, o caqui ainda faz bem para a pele e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Ao conter betacaroteno, antioxidantes e muita vitamina A, o caqui auxilia o corpo a prevenir o envelhecimento precoce, o que significa menos rugas, traços de idade, melasmas, manchas na pele, danos causados pelo sol, fadiga e muitos outros sintomas que acompanham o envelhecimento precoce. Afinal, evitar que as células se oxidem é muito importante para manter um corpo jovem, bonito e saudável. Não é mesmo?

Além de todos esses benefícios maravilhosos, é importante lembrar que o caqui é uma fruta docinha e fácil de comer, que pode ser utilizada em várias receitas como nesse Sorvete de Caqui ou ainda em uma Torta Gelada de Caqui que irão te auxiliar a obter o máximo dos benefícios do caqui e ter uma vida mais saudável.


Perguntas frequentes

  • Quantos caqui pode comer por dia?

    Por ser uma fruta rica em açúcar, o recomendado é de apenas uma fruta por dia.

  • Caqui engorda?

    Um caqui médio contém cerca de 80 kcal e 20 g de carboidratos. O que isso significa? Que em excesso, o caqui pode contribuir para o ganho de peso. Contudo, comendo essa fruta de forma adequada e seguindo as recomendações e uma dieta equilibrada, o caqui não deve ajudar a engordar.

  • Qual a diferença do caqui café e caqui chocolate?

    O caqui café é um caqui mais alaranjado, com riscas em seu interior. Ele é mais firme e menos doce do que o caqui chocolate, que é bem vermelho, doce e mais mole.

  • Que gosto tem o caqui?

    O caqui maduro tem um gosto bem doce, que se assemelha ao mel. Por isso, muitas pessoas acabam optando por substituir o chocolate pelo caqui. Impressionante, não?

  • Quantas variedades de caqui existem?

    Embora o caqui café e o caqui chocolate sejam os mais populares aqui no Brasil, essa fruta possui mais de 200 espécies e 800 variedades, que variam de amarelo ao vermelho, podendo chegar ao marrom ou ao verde! Quem diria que existe tanto caqui assim, hein?

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/persimmon-nutrition-benefits https://www.wellandgood.com/persimmon-fruit-benefits/ https://www.webmd.com/diet/health-benefits-persimmon#1 https://www.medicalnewstoday.com/articles/persimmon-fruit https://www.organicfacts.net/health-benefits/fruit/persimmons.html https://www.verywellfit.com/persimmon-nutrition-facts-4587438 http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/ie/2003/SETO1-OUT.pdf https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/caqui-fruta-da-epoca-une-sabor-e-nutricao/ https://www.ecycle.com.br/caqui/ https://www.einstein.br/noticias/noticia/caqui-beneficios-a-saude

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas