Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do milho

Legenda: 
Benefícios do milho

Um alimento nativo da América Central, o milho é um dos grãos mais populares

do mundo, podendo ser consumido como pipoca, cozido ou até mesmo em receitas que o usam como ingrediente principal. Ele é versátil e saboroso, carregando consigo diversos nutrientes e benefícios. Conheça-os a seguir.

 

Benefícios do milho: faz bem para a visão?

Um dos principais benefícios do milho está no fato de ele ser um alimento rico em antioxidantes (substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra efeitos prejudiciais ao nosso organismo), dentre eles os carotenoides – da família do betacaroteno, que causam a coloração alaranjada nas cenouras, por exemplo. Mas onde entra a parte de que o milho ajuda na visão? Então, esses componentes estão presentes na nossa retina (camada fina no fundo dos nossos olhos) e evitam danos sérios à nossa visão, normalmente causados pelo excesso de luz azul (a luz presente em celulares, computadores e na TV), indícios da degeneração muscular (quando músculos que controlam o movimento enfraquecem) e até mesmo a catarata. Assim, comer milho pode ser muito benéfico para a visão, evitando doenças relacionadas aos olhos.

 

Benefícios do milho: auxilia a ter um intestino saudável?

O milho também é conhecido por ser rico em fibras, o que é um de seus benefícios. Essas fibras ajudam o intestino a se manter saudável, já que têm função prebiótica, ou seja, alimentam as bactérias boas do trato intestinal. Isso previne doenças como o câncer de cólon e diverticulose, que é causada por pequenas bolsas protuberantes que se formam nas paredes intestinais e podem inflamar, causando inchaço, gases, cólicas e até mesmo sangramentos. Além disso, as fibras, ao estimularem o movimento intestinal, evitam a constipação e permitem que você vá ao banheiro com mais frequência. Desta forma, o milho é um alimento que, além de saboroso, mantém seu intestino saudável.

 

Benefícios do milho: bom para o coração?

O milho pode ser um alimento muito benéfico para o coração. Mais especificamente, o óleo de milho é considerado um aliado importante na redução do “colesterol ruim”, já que ele é rico em ômega-3 e pode contribuir para reduzir as chances de entupimento das artérias, regular a pressão arterial e diminuir os riscos de um ataque cardíaco ou derrame. Desta forma, substituições simples para incorporar o óleo de milho em sua dieta podem ser benéficas para a saúde do seu coração.

 

Benefícios do milho: é versátil?

Outra qualidade do milho que não pode passar batida é o fato de que ele é um alimento versátil, que pode ser incorporado na alimentação através de receitas diversas, doces e salgadas, da forma que você preferir. Assim, o milho oferece seus benefícios de forma saborosa e nutritiva. Conheça a seguir algumas receitas de milho para adicionar na dieta:

1. Torta de Milho Verde e Frango: uma torta de liquidificador saudável e saborosa, que leva em seu recheio frango desfiado e milho verde.
2. Manjar de Milho com Calda de Canela: a sobremesa ideal para os amantes de doces e de milho, esse manjar irá conquistar o seu paladar.
3. Pamonha de Milho-Verde com Leite Moça: a conhecida pamonha, leva também açúcar e leite.
4. Frango de Panela de Pressão com Milho-Verde: essa receita é boa para reunir a família no domingo, consistindo em um frango macio acompanhado do sabor adocicado do milho.
5. Curau de Milho: esse curau saboroso leva um toque de canela para fortalecer o sabor incrível do milho.
6. Creme de Milho-verde: feito com creme de leite e super suave, esse creme de milho verde é uma ótima escolha para os dias frios.
7. Bolo de Milho do Arraiá: uma ótima receita de bolo para as festividades, esse bolo de milho é preparado com coco ralado e leite Moça.
8. Sopa de Milho com Couve Maggi: outra receita boa para os dias frios e aconchegantes, essa receita de sopa de milho leva couve em seu preparo.
9. Docinho de Milho-Verde: o tradicional docinho de festa, em uma receita inovadora com o sabor do milho.
10. Filé de Frango ao Creme de Milho: o creme de milho é um acompanhamento nutritivo e saboroso para esse filé de frango grelhado.

Conhecendo essas receitas saborosas e práticas, basta ir para a cozinha e experimentar todos os benefícios do adorado milho!


Perguntas frequentes

  • Pode comer milho cozido à noite?

    O milho cozido é um alimento leve, rico em fibras e que pode promover a sensação de saciedade. Sabendo disso, não há porque evitar comer milho à noite, não é mesmo?

  • Quem tem colesterol pode comer milho cozido?

    Sim! Afinal, por ser rico em fibras e ômega-3, o milho cozido pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue. Lembrando que a quantidade, como qualquer alimento, deve ser sempre equilibrada.

  • Quanto tem de proteína no milho?

    Apesar de ser uma fonte de carboidrato, o milho também pode entregar uma quantidade interessante de proteínas: 1 xícara de chá tem 4g de proteína –, se aproximando do feijão (fonte proteica) com 6g de proteína, considerando a mesma porção.

     

Fontes

https://www.webmd.com/food-recipes/corn-health-benefits#:~:text=Corn%20is%20rich%20in%20vitamin,damage%20that%20leads%20to%20cataracts. https://www.healthline.com/nutrition/foods/corn https://www.healthline.com/nutrition/is-corn-good-for-you https://www.health.com/nutrition/health-benefits-of-corn https://www.organicfacts.net/health-benefits/cereal/health-benefits-of-corn.html https://www.eatingwell.com/article/111076/is-corn-healthy-or-not-5-myths-about-sweet-corn-busted/ https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/corn-a-versatile-nutrition-choice https://www.verywellfit.com/corn-facts-content-calories-and-health-benefits-4116932 https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas