Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os benefícios do ovo!

Legenda: 
Benefícios do ovo

Um alimento saudável e rico em nutrientes – como proteínas, vitaminas e minerais –, o ovo está presente no dia a dia da maior parte dos brasileiros. Mas você sabe quais são os principais benefícios do ovo? Conheça-os a seguir e descubra como fazer deliciosas receitas com esse alimento versátil.

 

Benefícios do ovo: Proteína de qualidade

As proteínas são nutrientes essenciais feitos de aminoácidos. Os aminoácidos, por sua vez, funcionam como blocos de construir, se integrando à estrutura da maior parte dos tecidos, ossos e músculos do corpo humano. Existem vinte aminoácidos, dos quais nove são essenciais e que devem ser obtidos através da alimentação.

Um dos principais benefícios do ovo, é que ele é uma proteína de qualidade, contendo todos os vinte aminoácidos presentes na proteína – o faz ele ser considerado um dos alimentos mais completos nutricionalmente do mundo!

Um único ovo possui seis gramas de proteína, que irão auxiliar a fortalecer a musculatura; portanto, são boas para aqueles que praticam exercícios físicos regularmente, melhorando também a saúde dos ossos e da pele.

 

Benefícios do ovo: Rico em colina

Pertencendo ao grupo das vitaminas do complexo B, a colina é um nutriente importante que muita gente não conhece. A colina é utilizada para construir as membranas das células, produzir moléculas de sinalização no cérebro e ajudar a gerar energia através da gordura. Sua deficiência é rara, mas quando ocorre pode ter sintomas graves. Além disso, um único ovo possui mais de 100 g desse nutriente, fazendo com que comer ovos regularmente seja suficiente para prevenir a deficiência de colina.

 

Benefícios do ovo: Ajuda a emagrecer

Por ser um alimento rico em proteínas, o ovo promove a sensação de saciedade, favorecendo a prática de exercícios físicos ao fortalecer a musculatura e evitando a compulsão alimentar. De acordo com uma pesquisa feita pelo departamento de psicologia da Universidade São Luiz, nos Estados Unidos, com 30 mulheres acima do peso, comer ovos no café da manhã ajudou a promover a sensação de saciedade durante as 36 horas seguintes e ajudou na perda de peso.

Assim, além de conter menos calorias e mais proteínas, os ovos ajudam na tarefa de emagrecer – seja por levar a comer menos, ou por ajudar na prática de exercícios.

 

Benefícios do ovo: Bom para o coração

O ovo é um alimento rico em vitaminas e nutrientes benéficos para o coração, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e promovem uma diminuição das triglicérides. Além disso, contém o HDL – o conhecido “colesterol bom”. O ovo ainda é rico em ômega-3 e vitamina E, o que previne ataques cardíacos e AVC, bem como ajuda a diminuir a pressão sanguínea.

Seja como for, o ovo é um grande aliado na manutenção da saúde do coração, sendo um alimento saboroso, saudável e super benéfico.

 

Benefícios do ovo: É delicioso

Outro benefício do ovo que não pode ser deixado de lado é o fato de que é um alimento delicioso, fácil de comer e versátil: é possível incorporar o ovo em sua dieta das mais diversas formas. Confira algumas receitas a seguir e se delicie com os benefícios do ovo:

1. Ninho de Legumes e Ovo (Caçarola): uma deliciosa caçarola de legumes com cenoura, abobrinha e ovos cozidos.
2. Moqueca de Ovos: essa moqueca de ovos irá te surpreender. Ela é feita com leite de coco, pimentão verde, cebola, tomate, coentro e ovos.
3. Arrumadinho de Vegetais com Ovos: esse arrumadinho saudável é feito com brócolis, couve, abobrinha, chuchu e ovos.
4. Salada de Batata com Ovo: a conhecida salada de batata, incrementada com o sabor e a textura do ovo.
5. Salada De Folhas Com Pão, Homus, Tomates Assados E Ovos Pochê: a salada de folhas forma uma ótima combinação com o homus, o tomate e esses saborosos ovos pochê.
6. Ovos ao Molho com Espinafre: essa saborosa receita de ovos é acompanhada de um molho de espinafre igualmente delicioso.
7. Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas: uma caçarola com muitos legumes para você se deliciar – e fica ainda mais gostosa com ovos e o crocante de ervas.
8. Quiche de Alho-poró: para aqueles que não gostam tanto da textura ou do cheiro do ovo, uma receita como esse quiche de alho poró pode ser uma ótima opção para incluir os ovos na dieta.
9. Crepioca Rápida: podendo ser recheada com o sabor que mais te agradar, essa crepioca leva quatro ovos na receita e é super fácil de fazer.
10. Pão Integral com Omelete: um pão integral recheado com omelete, super fácil de preparar.

Agora que você já conhece todos os benefícios do ovo e tem essas receitas deliciosas, basta ir até a cozinha e experimentar!


Perguntas frequentes

  • Pode comer ovo todos os dias?

    Sim, não há nenhum malefício relacionado a comer ovos todos os dias. Inclusive, ele é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente que existem.

  • Qual a melhor maneira de consumir ovo?

    Cozido, mexido, frito ou como omelete, é possível abusar da criatividade ao comer ovos.

  • É verdade que ovo cozido emagrece?

    O ovo é um ótimo aliado do emagrecimento, promovendo a saciedade e não sendo um alimento engordativo.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-health-benefits-of-eggs https://www.medicalnewstoday.com/articles/283659 https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-eggs-health-benefits https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/ingredient-focus-eggs https://www.australianeggs.org.au/nutrition/health-benefits https://www.asweetpeachef.com/benefits-of-eggs/ https://www.insider.com/surprising-benefits-of-eating-eggs https://www.keckmedicine.org/blog/10-healthy-benefits-of-eating-eggs-for-breakfast/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16373948/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas