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Dá para fazer sorvete mais saudável?

Legenda: 
Sorvete mais saudável

Feito com frutas ou chocolate e repleto de açúcar, o sorvete pode acompanhar casquinhas, caldas, balas e doces de todos os tipos, formatos e sabores. Isso faz com que ele seja realmente uma sobremesa deliciosa, mas repleta de açúcar, gordura e nada saudável. Descubra neste artigo: dá para fazer sorvete mais saudável?

 

Mas afinal, o que faz o sorvete pouco saudável?

Um bom começo para aqueles que querem tomar sorvete mas continuar saudáveis é entender o que faz com que ele seja menos saudável. Primeiro, é importante ressaltar que boa parte dos sorvetes que tomamos são industrializados, ou seja, possuem emulsificantes e aditivos que apesar de ajudarem o sorvete a durar mais, não são muito saudáveis.

Assim, um sorvete comum é feito de: água ou leite, açúcar, gordura, suco de fruta, aromas artificiais, espessantes, emulsificantes e aditivos.

Ainda que possa ser um alimento saudável, por carregar as vitaminas da fruta e do leite, o sorvete industrializado acaba não sendo a melhor opção, afinal o excesso de açúcar e gordura pode gerar problemas do coração, diabetes ou até mesmo colesterol elevado.

Desta forma, a melhor maneira de consumir um sorvete saboroso e saudável é procurando opções mais naturais, que você pode fazer em casa. Afinal, dá para fazer sorvete mais saudável sim! Confira a seguir.

 

Dicas para fazer sorvete saudável

Agora que você já sabe o que faz mal e devemos evitar no sorvete, é importante lembrar o que irá te ajudar a ser mais saudável enquanto se refresca com um delicioso sorvete. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a fazer o sorvete saudável perfeito!

Leite ou água?

A primeira coisa a se pensar ao fazer sorvete é qual será a base da sua sobremesa refrescante. Leite ou água. Enquanto que a água é uma boa opção para picolés e sorvetes de fruta mais gelados, sendo rica em minerais, o leite promete cremosidade ao sorvete, e possui muitas vitaminas, gorduras boas e minerais, como o cálcio, magnésio e as vitaminas do complexo B.

Varie nas frutas!

Ricas em todos os tipos de nutrientes e vitaminas, as frutas são super importantes para fazer um sorvete saudável! Frutas como laranja, limão ou morango são ricas em vitaminas C e irão te ajudar a melhorar a imunidade à disposição. Outras frutas como maçã, cereja e abacate irão garantir uma pele mais bonita e brilhante ao ajudar o corpo a produzir colágeno, já outras frutas como a goiaba, o abacaxi e a manga são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino. Dessa forma, colocar frutas na sobremesa mostra que dá para fazer sorvete mais saudável sim!

Cuidado com o açúcar!

Um dos principais cuidados para ter ao fazer sorvete caseiro é não exagerar no açúcar. Evitar quantidades excessivas de açúcar ou optar por outras opções de adoçantes como a sucralose ou o mel podem ser uma boa forma de contornar esse problema e evitar a diabetes. Afinal, o açúcar é um dos principais motivos pelo qual o sorvete pode não ser muito saudável.

 

Receitas de sorvete saudável

Que forma melhor de descobrir se dá para fazer sorvete saudável do que experimentando algumas receitas? Nós do que bem que faz separamos receitas deliciosas para colocar todas as dicas em prática! Confira a seguir:

1. Sorvete de Manga com Mel: um picolé saboroso e rico em fibras. Feito com manga e adoçado apenas com mel. Super saudável!
2. Sorvete de Limão Moça: refrescante e rico em vitamina C, esse sorvete de limão é a opção ideal para os dias de verão.
3. Sorvete de Maracujá: com leite Moça em seu preparo, esse sorvete de maracujá esbanja cremosidade e é delicioso.
4. Sorvete de Caqui: para aqueles que procuram um sabor diferente: que tal experimentar esse sorvete saudável de caqui?
5. Picolé de Morango Cremoso: os picolés também fazem sucesso. Nessa receita a água de coco nutritiva serve como uma base muito gostosa!


Perguntas frequentes

  • Que tipo de sorvete é mais saudável?

    Sorvetes naturais e o menos processados possíveis são melhores e mais saudáveis. Opções sem açúcar ou com menos gorduras, como os sorvetes frozen são boas escolhas para aqueles que querem saber se dá para fazer sorvete mais saudável!

  • O que pode substituir o sorvete?

    Caso você ainda acredite que sorvete não é para você mas quer se refrescar, que tal experimentar um iogurte gelado, geladinho ou raspadinha?

     

Fontes

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/milk http://milkfacts.info/Milk%20Composition/VitaminsMinerals.htm#:~:text=Milk%20contains%20the%20water%20soluble,thiamin%2C%20riboflavin%20and%20vitamin%20B12%20. https://www.healthline.com/nutrition/22-high-fiber-foods https://www.webmd.com/diet/features/the-benefits-of-vitamin-c#:~:text=Vitamin%20C%2C%20also%20known%20as,cartilage%2C%20bones%2C%20and%20teeth. https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas