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Sucos hidratantes: 9 opções para se refrescar no calor

Legenda: 
Sucos hidratantes

Sol combina com praia, e praia combina com água de coco. Essas associações não foram feitas de maneira aleatória! O calor gera um impacto no corpo, que leva o organismo a usar alguns mecanismos para manter a temperatura interna regulada e todas as funções em pleno funcionamento. Não é à toa que após ou durante a exposição ao sol o corpo se comporta de maneira diferente, produzindo mais suor, deixando a boca seca, dando a sensação de tontura e de desmaio: são algumas das formas usadas pelo organismo para mostrar que você precisa se hidratar. Pensando nisso, nós preparamos uma seleção de 9 sucos hidratantes, para você garantir a sua hidratação na época mais quente do ano. Mas antes de conferirmos quais são essas receitas, vamos entender um pouco mais sobre o papel da água no organismo e quais os efeitos de sua ausência no corpo humano?

 

Para que serve a água?

Essa parece ser uma pergunta óbvia – afinal, a água serve para matar a sede. Mas você já parou para pensar no que o seu corpo está tentando te dizer com essa sensação? Quando há falta de nutrientes, o corpo manda um sinal cerebral para avisar que é necessário fazer a reposição nutricional por meio de alimentos – essa é a sensação que chamamos de fome. Da mesma forma, a sede é uma manifestação do corpo à desidratação: ao liberar a sensação de sede, o corpo está avisando que o estoque de água do organismo está baixo e que algumas funções podem ser prejudicadas por esse motivo. É por isso que muitas pessoas, depois de não se hidratarem bem em um dia quente de sol, relatam sentir dores de cabeça, tontura e sensação de boca seca.

A água desempenha papéis importantíssimos no organismo – afinal, somos compostos em 70% por ela. Mas não é só isso: a água também ajuda a regular a temperatura corporal, auxilia no processo de digestão dos alimentos por meio da saliva, origina as lágrimas e a urina, e permite a fluidez do sangue pelos órgãos e pelos tecidos.

 

Quanto de água beber por dia?

Como você viu, o papel da água vai além de apenas matar a sede – que é o anúncio de que algumas movimentações atípicas já estão acontecendo por falta de hidratação no organismo. Por isso, é essencial se manter bem hidratado ao longo do dia todo. Mas ao tentar se hidratar surgem várias dúvidas, como:

“Quanto de água beber por dia?”

A resposta para essa questão vai depender de quem está fazendo a pergunta. A idade e o sexo influenciam diretamente na quantidade diária de água a ser consumida ao longo do dia.

Adultos:

“Como vou beber tudo isso de água em um só dia?”

O mais fácil é dividir o consumo total da água em pequenas doses ao longo do dia. Por exemplo, uma mulher que precisa beber 2 litros de água por dia pode dividir essa quantidade em 15 doses de 180ml. Se um copinho de 180ml for consumido a cada uma hora, em 15 horas essa mulher já vai ter consumido a quantidade diária recomendada para o consumo de água.

Mas para quem realmente não quer beber essa quantidade de água pura, uma ótima alternativa é apostar em bebidas mais saborosas, como os sucos hidratantes naturais e os chás, que podem tornar o ato de beber água algo muito mais prazeroso.

 

Sucos hidratantes

Nada melhor do que um bom copo de água depois de um dia quente de sol. Mas às vezes só a água não é suficiente para nos satisfazer. Sendo assim, contar com uma bebida gelada pode ser uma ótima pedida para refrescar esse calor. Pensando nisso, nós preparamos algumas sugestões de deliciosos sucos para hidratar o corpo. Confira abaixo!

Super Suco: para combinar com as cores do verão, o Super Suco é feito com laranja e cenoura. Esses dois ingredientes formam uma combinação deliciosa e super refrescante;

Suco de Frutas Amarelas: esse suco hidratante traz um blend de deliciosas frutas amarelas que juntas formam uma combinação perfeita para os dias de calor. Em sua composição vão a manga, o pêssego e a laranja;

Suco de Banana, Melão e Laranja: o suco de laranja já é uma delícia; combinado com outras frutas tropicais fica melhor ainda! Nessa receita, o melão e a banana se combinam à laranja para um suco hidratante que é a cara do calor brasileiro;

Suco de Abacaxi, Goiaba e Laranja: dessa vez, a nossa fruta tropical vem acompanhada de um colega tão delicioso quanto: o abacaxi. A acidez desse suco hidratante é equilibrada pela presença da goiaba, que traz suavidade e doçura à bebida

Suco Verde: além de ser um suco para hidratar o corpo, o suco verde também auxilia no funcionamento do intestino, pois é feito de maçã-verde, couve, pepino e gengibre, alimentos que facilitam o trânsito intestinal;

Suco de Morango e Hortelã: para quem prefere uma pegada mais tradicional, o suco hidratante de morango com hortelã é uma ótima pedida;

Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre: já quem gosta de um sabor mais marcante, vale a pena experimentar esse suco hidratante de melancia, limão hortelã e gengibre;

Suco de Acerola, Pêssego, Maracujá e Morango: o tradicional suco de maracujá não poderia faltar nesta seleção, mas dessa vez ele vem incrementado com três ingredientes deliciosos: a acerola, o pêssego, o maracujá e o morango;

Refresco de Cajá e Água de Coco: e por último, ela não poderia faltar! A água de coco é um alimento maravilhoso para quem quer se manter hidratado, pois possui propriedades tão ricas quanto a água. Nessa versão de suco hidratante, ela vem acompanhada do cajá, fruto delicioso de sabor marcante.

Curtiu essas sugestões de sucos hidratantes? Além de serem deliciosas, essas bebidas são práticas e fáceis de fazer. Mas não vá trocar a água pelos sucos, hein? O auxílio desses refrescos não anula a necessidade de se hidratar bem com água, a bebida mais importante para o ser humano! E se você estiver se perguntando se está valendo tomar água com gás, dê uma olhadinha neste artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas.

Para saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de dar uma passadinha nas outras publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Pode substituir a água pelos sucos hidratantes?

    Não. Os sucos hidratantes funcionam como um auxílio, um alimento coadjuvante para hidratação, mas não substituem o consumo diário de água mineral.

    Existe outra forma de complementar a hidratação sem os sucos?

    Os sucos hidratantes são uma ajuda e tanto para evitar a desidratação, mas não são o único método. Você pode optar por chás, isotônicos ou comidas mais úmidas, pois até mesmo dos alimentos comuns – como pães, iogurtes e queijos – o corpo consegue absorver água.

    Como se hidratar depois de passar muito tempo sem beber água?

    Você pode beber água e ir bebericando mais doses aos poucos, experimentar sucos hidratantes ou até mesmo tomar bebidas isotônicas.

     

Fontes

http://www.sban.org.br/uploads/DocumentosTecnicos20200213042156.pdf http://blog.saude.mg.gov.br/2020/10/01/a-importancia-da-hidratacao-nesse-clima-quente-e-seco/ https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/the-importance-of-hydration/#:~:text=Experts%20recommend%20drinking%20roughly%2011,or%20from%20coffee%20or%20tea. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/water/ https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-importance-of-staying-hydrated

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas