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Deficiência em Ferro: Entenda melhor o que é e como tratar

Legenda: 
Deficiência em Ferro: tofu

O ferro tem um papel importante em nosso corpo: ele é responsável por formar algumas proteínas das células musculares e produzir a conhecida hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos. Quando os níveis de ferro caem muito, o resultado são glóbulos vermelhos menores e a anemia por deficiência de ferro – pois, quando isso ocorre, os glóbulos não conseguem cumprir sua função de carregar oxigênio pelo corpo de maneira adequada. Há dois tipos diferentes de ferro: o ferro heme e não heme; e a principal diferença entre eles é em quais alimentos eles podem ser encontrados. O ferro heme é encontrado em alimentos de origem animal, enquanto que o ferro não heme é encontrado em alimentos de origem vegetal. Para aqueles que sofrem de deficiência em ferro, o ferro heme é mais recomendado, afinal, ele é derivado das hemácias e células musculares de outros animais e é mais fácil de ser absorvido pelo nosso organismo.

 

O que é a anemia por deficiência de ferro?

A anemia é uma condição em que algum nutriente essencial para a manutenção do sangue está em falta e, como resultado, o corpo não consegue distribuir oxigênio de forma adequada para todos os órgãos.

Os principais sintomas da anemia consistem em tontura, cansaço, falta de ar, frequência cardíaca acelerada, falta de apetite e palidez. Quanto mais baixo o nível de glóbulos vermelhos funcionando bem, mais os sintomas se intensificam. Nesse momento, é importante procurar acompanhamento médico, pois a anemia pode melhorar muito com uma alimentação adequada – mas em alguns casos, é necessário um suplemento ou medicamento para te auxiliar a tratar a anemia por deficiência em ferro.

É preciso estar ainda mais atento no caso de mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, crianças, vegetarianos e veganos; e também de pessoas que doam sangue com frequência, que tenham uma dieta nutricional pobre, que possuam a síndrome do intestino irritável ou a doença celíaca. Em todos esses casos, há chances maiores de desenvolver algum tipo de anemia.

Caso a deficiência em ferro não seja tratada, ainda podem ocorrer complicações como problemas na gravidez ou no coração, problemas no desenvolvimento infantil, queda de cabelo e propensão a doenças e infecções.

 

Deficiência em ferro: Alimentos ricos em ferro para ajudar na anemia

A melhor forma de evitar e tratar a deficiência em ferro é consumindo alimentos ricos em ferro. Afinal, além de absorver mais ferro para o seu corpo, você acaba adquirindo também outras vitaminas e nutrientes que provêm desses alimentos saudáveis.

Carne vermelha

A carne vermelha é uma das melhores e mais acessíveis fontes de ferro para aqueles que sofrem de deficiência em ferro. Um estudo feito pelo Jornal Americano de Nutrição Clínica, mostrou que mulheres que sofriam com a anemia em ferro e consumiram carne vermelha conseguiram manter muito mais ferro do que as mulheres que consumiam suplementos sintéticos. Além disso, uma porção de carne moída contém cerca de 15% da quantidade diária indicada para o consumo de ferro – ou seja, uma pequena porção já oferece bastante nutrientes para ajudar a tratar a deficiência em ferro.

Tofu

Uma boa opção para aqueles que não comem carne, o tofu é bem nutritivo: uma porção contém cerca de 19% da dose diária indicada de ferro e 22 gramas de proteína. Além disso, o tofu contém isoflavona, um composto orgânico natural que auxilia na sensibilidade à insulina; diminui os riscos de uma doença do coração, como a deficiência em ferro pode causar; e ajuda a aliviar os sintomas da TPM e menopausa.

Espinafre

Um dos diferenciais do espinafre são suas propriedades vitamínicas, pois o espinafre contém diversos antioxidantes e é rico em vitamina C. A vitamina C, por sua vez, melhora a absorção de ferro pelo corpo, e pode ser uma boa aliada na busca por uma alimentação que contenha mais ferro. Estima-se que cerca de 100 gramas de espinafre contém 15% da dose diária recomendada de ferro, ou seja, um ótimo alimento para tratar a deficiência em ferro.

Esses são apenas alguns dos alimentos que podem te ajudar a tratar sua deficiência de ferro. Além disso, é sempre importante lembrar que uma alimentação equilibrada, combinada com hábitos saudáveis, são grandes aliados para tratar a anemia; mas, ainda assim, o acompanhamento médico é super necessário. Afinal, quem melhor para definir uma dieta e tratamento adequado do que seu médico?


Perguntas frequentes

  • Porque a anemia deixa a pele pálida?

    Isso acontece porque a hemoglobina dos glóbulos vermelhos é a responsável pela cor vermelha em nosso sangue. Uma pessoa com anemia pode ter um sangue mais claro, por isso a pele também acaba perdendo o tom rosado e quente.

     

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/iron-deficiency-signs-symptoms https://www.healthline.com/health/iron-deficiency-and-hair-loss https://www.healthline.com/health/iron-deficiency-anemia/doctor-discussion-guide https://www.healthline.com/health-news/iron-deficiency-increasing-in-u-s-diets-heres-what-to-eat https://www.healthline.com/health/microcytic-anemia https://www.healthline.com/health/parenting/iron-rich-foods-for-toddlers https://www.healthline.com/health/iron-deficiency-inadequate-dietary-iron https://www.healthline.com/health/iron-deficiency-anemia https://www.healthline.com/health-news/why-getting-enough-iron-in-middle-age-can-lower-your-heart-disease-risk https://www.health.harvard.edu/a_to_z/iron-deficiency-a-to-z https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/anemia https://www.healthline.com/health/pregnancy/iron-rich-foods-for-pregnancy https://www.healthline.com/nutrition/healthy-iron-rich-foods https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1442656/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas