Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Falta de carboidratos: Sintomas e como identificar

Legenda: 
Falta de carboidrato: macarrão

Cada vez mais, vemos dietas que procuram eliminar os carboidratos para emagrecer. No entanto, você sabia que os carboidratos são importantes para se ter um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada? Nesse artigo iremos entender melhor o papel dos carboidratos na nossa alimentação e quais são os sintomas da falta de carboidratos.

 

O que são carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes encontrados em alguns alimentos ricos em açúcares, amidos e fibras. Quando ingeridos, o corpo quebra as moléculas do carboidrato e o transforma em açúcar no sangue, que é usado como fonte de energia pelo organismo.

Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Os carboidratos simples costumam causar picos de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabetes, colesterol alto e doenças do coração. Alguns exemplos de carboidratos simples são: açúcar refinado, refrigerante, chocolate, sorvetes e farinha refinada.

Já os carboidratos complexos distribuem a energia de forma mais uniforme durante o dia; também contêm fibras, vitaminas e minerais que ajudam a ser mais saudável. Alguns carboidratos complexos são: alimentos integrais, batata doce, inhame, aveia e sementes diversas.

Muitas dietas acabam restringindo ou até eliminando o consumo de carboidratos; e, após alguns dias sem carboidratos, o corpo utiliza a proteína dos músculos para fabricar glicose e conseguir energia. Como consequência a longo prazo, o tecido muscular acaba se enfraquecendo e outros sintomas da falta de carboidrato se manifestam.

 

Falta de carboidrato: Sintomas

Uma dieta que restringe os carboidratos geralmente não consegue suprir todas as necessidades nutricionais de um adulto comum. Com isso, a perda de peso pode ser acompanhada de alguns sintomas da falta de carboidratos. Dentre eles podemos citar:

  • Enjoo e tontura;
  • Fraqueza muscular;
  • Fadiga;
  • Desidratação;
  • Mau hálito;
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Constipação;
  • Dificuldade para se concentrar.

A longo prazo, outros sintomas, como o ganho de peso ao consumir carboidratos – o conhecido efeito ioiô, que é ganho e perda de peso rápida –, aumento do colesterol (já que as dietas de exclusão de carboidratos costumam ser ricas em gorduras) e problemas nos rins podem surgir. Afinal, você acaba restringindo um nutriente importante para o bom funcionamento do corpo.

Assim, pensando que a falta de carboidratos pode causar diversos sintomas desagradáveis e problemas a longo prazo, uma solução é tentar encontrar dietas que te permitam emagrecer de maneira saudável e consciente.

 

Mas e agora? Como emagrecer com saúde?

Já que os sintomas da falta de carboidratos indicam que seu corpo pode não estar funcionando de forma ideal, como escolher uma dieta saudável?

Com isso em mente, nós do Que Bem Que Faz preparamos alguns artigos para ajudar nesse processo – como o Emagrecer com saúde, Dieta para emagrecer, Pratos saudáveis para emagrecer –, além de diversos outros artigos com receitas saudáveis para emagrecer que você pode encontrar em nosso site.

E lembre-se: todos os nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e dietas restritivas podem acabar afetando sua saúde. Por isso, consulte sempre seu nutricionista antes de adotar qualquer dieta – afinal, ele é a pessoa ideal para te orientar e ajudar a entender melhor as necessidades do seu corpo no momento.


Perguntas frequentes

  • Quais são as doenças causadas pela falta de carboidratos?

    A falta de carboidratos causa o enfraquecimento do sistema imunológico, o que pode te deixar mais suscetível a doenças. Além disso, ao remover o carboidrato, acabamos consumindo muitas proteínas – que, em excesso, tornam o sangue ácido, enfraquece os ossos e pode até causar osteoporose, comprometendo também o fígado e os rins.

  • Quais carboidratos devo evitar?

    É bom evitar carboidratos simples que podem causar um índice glicêmico elevado, como a farinha branca, refrigerantes, açúcar refinado, chocolate, doces e sorvetes.

  • Quais carboidratos ajudam a emagrecer?

    Carboidratos complexos como a batata doce, arroz integral, quinoa, aveia, tapioca e grão de bico são bons substitutos caso você esteja tentando emagrecer, pois liberam o açúcar no sangue de forma mais lenta e equilibrada.

Fontes:

https://www.nhs.uk/live-well/healthy-weight/why-we-need-to-eat-carbs/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/161547

https://www.livescience.com/51976-carbohydrates.html

https://my.clevelandclinic.org/health/articles/15416-carbohydrates

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/weight-loss-and-carbohydrates

https://www.eatingwell.com/article/292186/7-sneaky-signs-youre-not-eating-enough-carbs/

https://www.cookinglight.com/news/signs-your-body-needs-carbs

https://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/carbohydrate-intake-low-carb-diet-symptoms-side-effects-weight-tired-cravings-a8331086.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas