Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Para representar o autoconhecimento, uma mulher meditando ao fim de tarde de um lugar costeiro.

Autoconhecimento: como sair do piloto automático?

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Seguir dicas de como praticar autoconhecimento no dia a dia é uma maneira efetiva de nos desvincularmos do piloto automático. 

Com tanta cobrança, vontades e trabalhos para conquistar nossos sonhos, muitas vezes nos encontramos presos em uma rotina mecânica e repetitiva. Não é mesmo?

Mas olha só, descobrir mais sobre nós mesmos é uma ferramenta poderosa para se livrar desse ciclo maluco e voltar para realidade. Aí a gente pode tomar as rédeas da nossa vida com todo o controle e consciência. É demais, né?

Para ajudar nesse processo de sair do piloto automático e começar a enxergar melhor quem somos e o que queremos, o QBemQFaz trouxe um artigo completo sobre como praticar o autoconhecimento. Acompanhe a seguir!

 

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento, como o termo diz, é o processo de conhecer a si mesmo. 

É o nome que se dá ao caminho para compreensão do nosso próprio ser em diferentes aspectos da vida, desde as características, emoções, comportamentos, valores, motivações e muito mais. 

Praticar o autoconhecimento envolve a exploração interna de nossos pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, permitindo-nos compreender melhor quem somos, como reagimos ao mundo ao nosso redor e quais são nossas verdadeiras necessidades e vontades.

Na filosofia, "autoconhecimento" geralmente se refere ao conhecimento dos próprios estados mentais, ou seja, do que se está sentindo ou pensando, ou do que se acredita ou deseja.

A importância do autoconhecimento

Ao adquirir um maior entendimento sobre nós mesmos, somos capazes de romper com o piloto automático e começar a viver de forma mais consciente e significativa.

O autoconhecimento nos ajuda a identificar o que nos faz felizes, quais são nossos talentos e paixões, bem como nossos pontos fracos e áreas de desenvolvimento.

Nos conhecer é ainda mais importante do que conhecer aqueles que estão ao nosso redor, pois, quando estamos cientes de como agimos e reagimos frente a determinadas situações, podemos tomar decisões conscientes, com controle emocional.

Além disso, o autoconhecimento envolve a aceitação genuína de nós mesmos, incluindo nossas virtudes e falhas, e o reconhecimento de nossas limitações e áreas de crescimento. 

É um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento pessoal, no qual buscamos aprimorar nossa autenticidade, consciência e autorreflexão.

Por todos esses motivos, o autoconhecimento nos ajuda em muitos pilares da nossa vida, como relações pessoais (com outros e com nós mesmos), na vida profissional e construção de carreira e, principalmente, na nossa saúde mental.

Dicas de como praticar o autoconhecimento

Mesmo sendo um processo importante para todo mundo e é algo que vem sendo discutido há anos, o autoconhecimento ainda é um desafio muito grande.

Principalmente porque ele está diretamente relacionado a um agente que está em constante transformação: o ser humano.

Por isso, trouxemos algumas das principais dicas de como começar a praticar o autoconhecimento em sua vida, garantindo uma vivência cada vez mais consciente. Veja só!

Descubra se você está vivendo no piloto automático

Mas, como reconhecer os sinais de que estou vivendo no piloto automático? 

Existem alguns sinais para se observar no dia a dia para entender se você está no automático, como:

  • Falta de consciência no momento presente, como ficar se questionando se fez algo ou se esqueceu de algo importante;

  • Sensação de repetitividade nas atividades do dia a dia;

  • Falta de tempo para o autocuidado, seja físico, emocional ou social;

  • Sensação de falta de propósito ou novos hobbies e vontades.

Se você se sente de alguma dessas formas na maioria dos dias, pode ser que você esteja vivendo no piloto automático. 

E, reconhecer esse cenário é o primeiro passo para começar o processo de autoconhecimento, pois é neste momento que é possível compreender o que está te desmotivando e quais devem ser os primeiros passos para a mudança. 

Faça autorreflexão frequentemente

A autorreflexão envolve reservar um tempo regularmente para se voltar para dentro de si mesmo e refletir sobre suas experiências, pensamentos, emoções e ações. 

Então, sempre que possível, faça algumas perguntas para si mesmo, que relacionam seu passado, presente e futuro, como:

  • Quem sou eu além do meu trabalho?

  • Quem sou eu além das relações que eu tenho, tive e quero ter?

  • As coisas que tenho dizem quem eu sou?

  • O que me faz bem? O que me faz mal?

  • Onde quero estar e o que estou fazendo para alcançar?

São perguntas que, apesar de simples, são muito difíceis e importantes de responder!  

Pratique a atenção plena

A prática da atenção plena, também conhecida como mindfulness, consiste em prestar atenção à experiência atual, seja sentimentos, atitudes ou pensamentos, observando-as, mas sem julgamentos. 

Ela é considerada uma técnica efetiva e reconhecida por seus efeitos positivos na saúde mental. 

A atenção plena pode ajudar uma pessoa a aprender mais sobre a própria personalidade, de acordo com um artigo publicado pela Association for Psychological Science (Associação de Ciência Psicológica).

A técnica do mindfulness pode ser praticada quando uma pessoa se conecta com o momento presente, observa os fatores de maneira imparcial sem julgamentos, cria uma autoconsciência emocional, desenvolvendo outros aspectos importantes para o bem-estar, como a autoaceitação e a autocompaixão também. 

Algumas práticas para o mindfulness podem ser a meditação, yoga, comer com atenção, etc.

Explore interesses e paixões

Depois de fazer a autorreflexão, você sabe dizer do que gosta? Ou saberia listar coisas novas que gostaria de experimentar? Ou novos assuntos que quer aprender? 

O novo faz com que a gente descubra interesses e paixões, e muitas vezes, faz com que a gente saia do piloto automático. 

Nem sempre os hobbies que você quer explorar precisam de um objetivo final, às vezes eles podem ser uma diversão para você acrescentar na rotina, uma “escapada” da correria do dia a dia. 

Mas, se você quiser, também pode buscar estudos, cursos e aprendizados que vão te ajudar a conquistar algum objetivo específico, como ascensão na carreira, desenvolvimento pessoal e muito mais.

Tudo o que você precisa fazer, é dar o primeiro passo. Fica aqui um desafio do QBemQFaz para você (se você quiser, é claro): que tal marcar de fazer algo novo e que seja do seu interesse nos próximos dias? Saia da zona de conforto e explore! 

Pratique a autorregulação emocional

A autorregulação emocional é a habilidade de uma pessoa em gerenciar suas emoções e impulsos. É uma parte importante do bem-estar mental e físico. 

Uma pessoa com uma boa autorregulação emocional pode reconhecer uma emoção intensa e escolher a melhor forma de reagir, gerando menores consequências negativas.

Pode-se dizer que o autoconhecimento pode levar a autorregulação emocional, mas o oposto também acontece. 

Quando começarmos a entender melhor quem somos, quais são nossas reações, o que nos irrita, por exemplo, torna-se mais fácil entendermos o que desenvolver para um controle emocional saudável.

O autoconhecimento é um processo desafiador e contínuo, ou seja, não é uma tarefa com começo, meio e final, é preciso manter as práticas porque estamos sempre evoluindo e nos transformando. 

O fundamental é dedicar tempo e esforço ao desenvolvimento pessoal e explorar a jornada como um todo.

O autoconhecimento proporciona muitos benefícios para a saúde mental e física, além de ajudar na construção de relacionamentos saudáveis com os outros e, principalmente, consigo mesmo. 

Agora que te ajudamos a descobrir quais são os primeiros passos de como praticar o autoconhecimento, o resto é com você! 

No QBemQFaz, você tem acesso a diversos outros artigos para te ajudar nessa jornada!
 


Referências

Know Thyself: How Mindfulness Can Improve Self-Knowledge. Association for Psychological Science, 2013.

Self-Knowledge. Stanford Encyclopedia of Philosophy.

Why emotional self-regulation is important and how to do it. Medical News Today, 2022.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.