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Alimentos para comer de manhã: Um café da manhã saudável

Legenda: 
Alimentos para comer de manhã: café

O café da manhã é de suma importância para passar o dia cheio de energia e bem nutrido. Especialistas afirmam que pessoas que pulam o café da manhã tendem a não ingerir nutrientes e vitaminas essenciais para nosso corpo e “beliscar” mais durante o dia, sendo mais propensas a engordar e terem problemas de saúde.

É importante ter em mente que, quando pensamos em café da manhã saudável, é preciso estar atento aos alimentos ingeridos para manter sua alimentação equilibrada. Pensando nisso, o QueBemQueFaz decidiu listar alguns alimentos para comer de manhã e se manter saudável.

 

Ovo no café da manhã

O ovo é um alimento rico em proteínas completas – aquelas que contêm os nove aminoácidos essenciais, ou seja, que vêm exclusivamente da alimentação –, contendo cerca de 20% do total de proteínas que um adulto precisa por dia e pouquíssimas calorias.

O ovo é um alimento que promove a sensação de saciedade e, quando consumido no café da manhã, pode ajudar a evitar aqueles beliscos fora e hora. Além disso, é um alimento barato e de fácil preparo. Que tal conferir essas receitas de Ovos Mexidos com Leite, Ovo Poché ou ainda esses deliciosos Ovos Beneditinos para experimentar no seu café da manhã saudável?

 

Aveia no café da manhã

Um alimento rico em fibras, a aveia ajuda no funcionamento do sistema digestivo. Ela também traz sensação de saciedade e faz com que o estômago se esvazie de forma mais lenta, garantindo que você não sinta tanta fome no decorrer do dia. Além disso, a aveia ajuda a reduzir os níveis de colesterol, é rica em ferro, magnésio, zinco, vitamina B e proteínas, e não contém glúten. Você pode fazer receitas deliciosas com aveia – como esse Mingau de Aveia fácil e rápido de fazer; ou esse delicioso e saudável Pão de Queijo com Aveia; ou ainda um Pão de Aveia e Maçã, caso tenha um tempinho sobrando.

 

Iogurte grego no café da manhã

Como vimos anteriormente, alimentos ricos em proteínas e com baixo valor calórico e de açúcares podem aumentar a sensação de saciedade, e o iogurte grego não é uma exceção a essa regra. Além disso, está mais do que comprovado que os iogurtes auxiliam no funcionamento do trato intestinal e são uma boa pedida em dias de exercícios. Para incorporar esse alimento no café da manhã de forma ainda mais saudável, é possível adicionar algumas frutas – como vemos nas receitas de Mousse de Iogurte Grego que é uma receita super leve e fit; no Creminho de Iogurte Grego e Manga, para quem gosta de frutas amarelas; ou no Purê de Morango com Iogurte Grego e Maracujá Doce, para um café da manhã refrescante.

 

Café no café da manhã

Muitas pessoas acreditam que o café da manhã não está completo sem um cafezinho. Acontece que, quando ingerido nas quantidades adequadas (entre uma e três xícaras de café), o café pode ser muito benéfico. A cafeína pode aumentar o seu metabolismo, ajudando na prática de exercícios físicos e na queima de gorduras. Além disso, o café pode diminuir o risco de doenças como diabetes tipo 2, parkinson, alzheimer ou problemas do coração. Por fim, as pesquisas mostram que a cafeína, substância presente no café, pode ajudar a manter o foco e a concentração - tudo o que você precisa para sua manhã render, certo? O ideal é que se ingira o café sem açúcares adicionais, para não transformar essa bebida saudável em algo não tão saudável assim. Alguns nutrientes como o complexo B, manganês e potássio também podem ser encontrados no café, como nessas receitas de Café Au Lait e Laranja, Café Cremoso com Zero-Cal ou Café Gelado com Leite.

Esses foram apenas alguns exemplos de alimentos para comer em seu café da manhã saudável. Lembre-se de que proteínas, frutas e grãos são importantes para adicionar ao seu cardápio de café da manhã – porém, consultar-se com seu nutricionista para entender melhor suas necessidades e te orientar é o ideal.


Perguntas frequentes

  • Qual alimento comer primeiro no café da manhã?

    Os alimentos mais recomendados para começar o café da manhã são as frutas, sucos e vitaminas – afinal, são leves e permitem um bom funcionamento do estômago enquanto você termina seu café da manhã.

  • Pode beber café em jejum?

    O café não é indicado para ser o primeiro item do seu café da manhã, afinal ele estimula os líquidos gástricos e pode causar azia.

     

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/12-best-foods-to-eat-in-morning#TOC_TITLE_HDR_11 https://www.healthline.com/health-news/breakfast-most-important-meal https://www.healthline.com/health-news/study-finds-people-who-skip-breakfast-miss-vital-nutrients-snack-more https://www.healthline.com/nutrition/protein-in-egg https://www.australianeggs.org.au/nutrition/protein https://www.eatthis.com/high-protein-breakfasts/ https://www.utmedicalcenter.org/the-benefits-of-eating-greek-yogurt/ https://www.healthline.com/health-news/6-cups-of-coffee-a-day-is-safe-but-more-isnt-healthy#What-are-the-health-risks-associated-with-coffee-consumption? https://www.healthline.com/nutrition/top-13-evidence-based-health-benefits-of-coffee#TOC_TITLE_HDR_15 https://www.womenshealthmag.com/weight-loss/a28984183/intermittent-fasting-coffee/ https://www.scielo.br/j/rboto/a/pkBbZZ5jXpRHXKBjqWJPG9F/?format=pdf&lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas