Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

17 alimentos ricos em vitamina B6 para ficar longe do mal humor

Legenda: 
Alimentos ricos em vitamina B6: frutas

Saborear comidas deliciosas e ainda ter a certeza de que elas vão contribuir para prevenir doenças sérias. Isso é um sonho? De jeito nenhum! Essa é a mais pura realidade, e algo muito simples de se fazer no dia a dia. E, se estamos falando em reduzir o risco de desenvolver algum problema de saúde, então temos que mencionar aqui alimentos ricos em vitamina B6 – que, além de fortalecerem sua saúde, ainda contribuem para com o seu humor!

A piridoxina – como também é chamada a vitamina B6 – diminui as probabilidades do aparecimento de doenças cardíacas, pois pode prevenir a obstrução de artérias; e atua também em outras partes de nosso organismo, como o sistema nervoso central e o sistema imunológico. Mas é preciso manter uma alimentação rica em nutrientes para não ver os níveis de vitamina B6 baixarem.

LEIA TAMBÉM:

 

Benefícios da vitamina B6

Você sofre com enxaqueca? Então, dê uma turbinada nos alimentos ricos em vitamina B6 e perceba os bons resultados disso. No entanto, lembre-se: se a enxaqueca for recorrente e se tornar um problema crônico, fale com um especialista.

Está grávida e os enjoos não param? Os primeiros meses são os mais complicados nesse sentido. Então, uma dica preciosa: coma alimentos ricos em piridoxina. Consulte seu médico e você vai ver que estamos te dando um ótimo conselho.

A vitamina B6 ajuda a produzir hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio pelo sangue, e também anticorpos, que ajudam a evitar infecções. É uma vitamina para incluir também no cardápio de quem está se sentindo cansado e precisa de energia.

Veja essa lista com outros benefícios da vitamina B6:

 

Alimentos ricos em vitamina B6

Fígado, carne, cereais, soja e castanha são os principais alimentos fonte de vitamina B6. Leite, ovos e frutas também contêm a piridoxina, porém com um percentual mais baixo – o que não impede ninguém de mantê-los na dieta, porque além de saudáveis são muito gostosos. A gente preparou uma lista incrível com 17 tipos de alimentos para você incluir em receitas deliciosas e saudáveis.

1. Leite - o leite é primordial na dieta para a ingestão de vitamina B6, por isso, é importante inseri-lo na dieta desde criancinha. Uma xícara de leite contém 5% da ingestão diária recomendada de piridoxina. E caso exista alguma resistência em tomar um bom copo de leite puro, basta misturá-lo em receitas incríveis como vitaminas, mingaus e sucos, ou fazer aquele casamento perfeito com cereais.

2. Ricota - a proteína de soro de leite do queijo é fonte de vitamina B6. Então, quanto mais soro de leite o queijo tiver, mais ele será rico em piridoxina. Aliás, a ricota tem metade das vitaminas do complexo B, incluindo a B1, B2 e B3 – ou seja, quatro das oito vitaminas do complexo. A textura macia e o sabor suave da ricota também são uma delícia!

3. Salmão - olha outro alimento versátil e delicioso, que vai garantir vitamina B6! Aliás, esse peixe tem uma das maiores concentrações de piridoxina entre os alimentos. Alguns dos hormônios mais importantes para o organismo são produzidos pelas glândulas do Salmão, como o cortisol, a adrenalina e a aldosterona. E, além de garantir saúde, ainda traz beleza, sofisticação e muito sabor aos seus pratos.

4. Atum - o bife de atum é a forma em que mais se encontra concentrada a vitamina B6 nesse peixe – mas não precisa olhar torto para o atum em lata, porque nele também existe o nutriente. Esse peixe delicioso também contém proteína magra, fósforo, selênio e vitaminas A e B3. Você vai estar aliando saúde e sabor na mesma receita.

5. Ovos - se tem um alimento que não pode faltar na nossa mesa, é o ovo. Cheio de nutrientes, vai bem no café da manhã, no almoço ou no jantar. Frito ou cozido, os ovos fornecem 10% do valor total diário de vitamina B6 de que o organismo precisa. A gente te dá algumas opções para ter o ovo na dieta.

6. Carne Vermelha - esse também é um alimento muito rico em nutrientes – e a piridoxina é um deles. Pode ser um bom bife ou uma carninha moída: se é vitamina B6 que você precisa, vai encontrar nela. Mas fique com os cortes mais magros, tá? Nada de exagerar na gordura.

7. Cenoura - pode ser na salada, cozida, na carne ou num bom copo de suco, a cenoura é um alimento rico em vitamina B6 e outros nutrientes de qualquer forma. Inclusive, uma cenoura média vai te fornecer a mesma quantidade de piridoxina que um copo de leite. Aqui vão algumas dicas de como consumir esse legume.

8. Espinafre - falou em espinafre, todo mundo lembra do Popeye – quer dizer, talvez os mais jovens nem tanto. Mas o fato é que espinafre virou sinônimo de força depois da criação desse desenho animado. Rico em vitamina B6, ele também é fonte de vitaminas A e C, e tem ferro. Há opções deliciosas e bem saudáveis para fazer com ele.

9. Batata-doce - os amantes do mundo fitness conhecem muito bem essa raiz. Sabia que uma batata-doce média tem 15% do valor total diário que a gente deve consumir de piridoxina em um dia? Ela é muito rica em nutrientes como fibras, vitamina A e magnésio. Vamos aos pratos que você pode preparar com batata-doce.

10. Ervilha - Além de ser rica em vitaminas A e C, as ervilhas têm muita vitamina B6 também. É um alimento nutritivo e muito gostoso: um simples arroz branco muda de cara e vira uma comida especial para ser servida em qualquer ocasião, bastando para isso adicionar ervilha. É um ótimo ingrediente para incluir em sopas, também.

11. Banana - é uma fruta indispensável e que pode ser levada na bolsa para fazer aquele lanchinho entre uma refeição principal e outra. Além disso, a banana é preciosa em nutrição: basta uma do tamanho médio para você já ter na dieta a vitamina B6. Mas a banana não serve só para o lanche no momento de pressa: ela vai bem em muitas ocasiões e em várias receitas.

12. Grão-de-bico - essa leguminosa tem vitamina B6 e muito mais: é rica também em fibras e proteínas, e pode resultar em receitas incríveis. Você pode fazer refogado, incluir em saladas e tortas, e tem até quem consome no lugar do feijão.

13. Cereal fortificado - é delicioso, nutritivo e uma ótima pedida para aqueles momentos de pressa. A nutrição do cereal está no fato de ele ser um alimento fortificado. Como assim fortificado? É que esses cereais ganham alguns ingredientes a mais – como vitaminas e minerais – para ajudar no desenvolvimento do nosso organismo. Exemplo disso, claro, é a vitamina B6.

14. Abacate - tudo que se faz com abacate fica com textura cremosa. É realmente uma delícia. E isso para não dizer o tanto de nutrição que ele nos proporciona. É fonte de vitaminas B6 e C, e tem ainda fibras e gorduras saudáveis. Que tal conhecer umas opções de receitas maravilhosas usando abacate, para ficar cheio de saúde?

15. Fígado - o sabor forte e encorpado conquista a muitos, mas esse não é o único motivo que nos leva a saborear a carne de fígado: esse alimento também conta com um alto teor de nutrientes. Das 11 vitaminas existentes, o fígado tem 9 – entre elas, as vitaminas B6 e B12 –, e é um alimento muito conhecido por ser fonte de ferro.

16. Arroz - eis aí um alimento que não pode faltar na mesa. Arroz é bom com feijão, com salada, com leite... São tantas as opções do que combina com ele que não dá para listar tudo aqui. E agora, o mais importante: a vitamina B6 está presente nesse alimento. Pesquisas indicam que a B6 é encontrada em maior quantidade no arroz com grão longo, parboilizado.

17. Sementes de girassol - são várias as formas de se consumir: em risotos, pães, saladas... Você escolhe o que prefere. Ricas em vitamina B6, as sementes de girassol têm metade das vitaminas do complexo B, já que também possuem as B3, B5 e B9.

É tanta coisa deliciosa para acrescentar numa dieta saudável! Aposto que você vivia na dúvida de por onde começar para adicionar vitamina B6 no seu dia a dia. Bem, agora você já sabe: é só seguir nossas dicas.

 

Perguntas frequentes:

1. Qual a importância da vitamina B6 no organismo?

A vitamina B6 atua no organismo prevenindo várias doenças. Entre elas estão: Alzheimer, anemia, sintomas da TPM, enxaqueca, doenças cardíacas, náuseas, doenças dos olhos e inflamações relacionadas à artrite.

2. Quais os alimentos ricos em vitamina B6?

Fígado, carne, cereais, soja e castanha são os principais alimentos fontes de vitamina B6. Leite, ovos e frutas também contêm o nutriente, assim como aves e peixes.

3. Quais os sintomas da falta de vitamina B6 no organismo?

Uma deficiência mais grave e prolongada da vitamina B6 pode causar: anemia, doenças de pele, depressão, confusão mental e imunidade reduzida.

4. O que pode fazer desenvolver a deficiência da vitamina B6 no organismo?

Certas condições podem aumentar o risco de desenvolver uma deficiência, interferindo na absorção de vitamina B6: doença renal, doenças intestinais autoimunes – como doença celíaca, colite ulcerativa e doença de Crohn – e doenças inflamatórias autoimunes – como artrite reumatóide.

Fonte:

https://www.healthline.com/health/vitamin-b6-foods#eggs

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB6-HealthProfessional/

https://www.nestle-cereals.com/br/pt/ingredientes-deliciosos/conheca-nossos-ingredientes/cereais-fortificados

http://www.dietandfitnesstoday.com/vitamin-b6-in-white-rice.php

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-b6/

https://funcionaisnutraceuticos.com.br/upload_arquivos/201612/2016120367203001481552689.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b6-benefits#TOC_TITLE_HDR_9

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas