Dieta low carb: o que é e o que comer

Legenda: 
Dieta low carb

Você já ouviu falar da dieta low carb (ou a dieta com baixo teor de carboidrato)? Essa dieta é basicamente um estilo de alimentação onde se reduz a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e se aumenta o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas. Ela é procurada principalmente por pessoas que querem reduzir peso e a porcentagem de gordura ou que têm alguma doença crônica como diabetes, colesterol alto ou pressão alta.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a dieta low carb, incluindo suas vantagens e desvantagens. Vem com a gente!

 

Dieta low carb: por que reduzir carboidratos?

Os carboidratos são a principal fonte de energia usada pelo nosso corpo. Quando reduzimos o consumo, obrigamos o nosso organismo a usar outras fontes de energia como a nossa gordura estocada, e aí ocorre o emagrecimento.

Os alimentos que são reduzidos na dieta low carb são:

  • Pães
  • Massas
  • Batata
  • Leite
  • Mandioca
  • Arroz
  • Algumas frutas que contém mais carboidrato: banana, maçã, pêra, uva, manga, goiaba e frutas secas em geral
  • Tapioca
  • Sucos de frutas
  • Milho
  • Alimentos industrializados

Lembrando que low carb é redução e não exclusão: esses alimentos são reduzidos, mas não necessariamente cortados da alimentação!

 

Gorduras e proteínas

Os alimentos ricos em gorduras e proteínas promovem uma digestão mais lenta, gerando mais saciedade, e fazendo com que a fome demore mais a vir. Isso faz com que a pessoa que faz a dieta low carb coma menos, favorecendo o emagrecimento.

Assim, alimentos que são fontes de proteína e gordura são priorizados. Dentre eles estão:

  • Carnes: peixes, frango e carnes vermelhas.
  • Ovos;
  • Frutos do mar;
  • Queijos mais amarelos;
  • Iogurtes;
  • Azeite;
  • Óleo de coco;
  • Manteiga;
  • Castanhas em geral;
  • Pasta de amendoim;
  • Sementes: de girassol, abóbora, chia e linhaça;
  • Bebidas vegetais de coco, amêndoas e castanha de caju;
  • Frutas com baixo teor de carboidrato: coco, abacate, limão, maracujá, frutas vermelhas, morango e ameixa;
  • Folhas, verduras e legumes em geral.

 

Vantagens e desvantagens da dieta low carb

A dieta low carb é segura, quando acompanhada por um especialista (para garantir que ninguém fique sem nutrientes). Mesmo assim, não deve ser tomada como estilo de vida e, sim, como estratégia a curto prazo. Ela, como a dieta cetogênica, não é indicada a todos, porque o paciente reduz a principal fonte de energia do corpo, podendo sentir sintomas como:

  • Cansaço
  • Menor produtividade ou concentração
  • Sonolência
  • Dores de cabeça
  • Redução de rendimento em treinos e atividade física.

 

Importância dos carboidratos

Além de fornecerem mais energia ao corpo, os carboidratos aumentam a produção de hormônios que nos deixam felizes como a serotonina e a dopamina, melhorando nosso humor e bem-estar. Também atua no fortalecimento do nosso sistema de defesa, impedindo que fiquemos doentes frequentemente.

A dieta low carb pode trazer algumas desvantagens para alguns grupos específicos, já que existem pessoas que necessitam mais de carboidratos por conta de atividades físicas, necessidade de energia para o desenvolvimento e etc. As pessoas que não devem seguir a dieta low carb são:

  • Atletas de alto rendimento e esportistas;
  • Pessoas que querem ganhar mais massa magra;
  • Pacientes compulsivos ou com histórico de transtornos alimentares;
  • Crianças e adolescentes: o carboidrato é fundamental para crescimento e desenvolvimento;
  • Gestantes e idosos: grupos de risco que precisam demais energia;
  • Pacientes com doenças específicas que já tenham o sistema de defesa mais fraco.

Por isso, muita atenção! Antes de fazer uma dieta vista na internet ou copiar de algum conhecido, é interessante procurar um profissional e entender se aquela estratégia será viável a você e ao seu estilo de vida. Nada de cortar alimentos sem orientação. Lembre-se de que existem outras estratégias além da dieta low carb que trarão resultados tão positivos quanto.

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Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853


Perguntas frequentes

  • Como substituir o pão no café da manhã?

    Você pode investir em saladas de frutas,omelete, iogurtes, cuscuz ou mesmo em pães com baixo teor de carboidrato e ricos em fibras.

  • Quais são os alimentos permitidos na dieta low carb?

    Carnes brancas e vermelhas, ovos, frutos do mar, queijos mais amarelos, iogurtes, azeite, óleo de coco, manteiga, castanhas em geral, pasta de amendoim, sementes de girassol, abóbora, chia e linhaça, bebidas vegetais de coco, amêndoas e castanha de caju, frutas com baixo teor de carboidrato (coco, abacate, limão, maracujá, frutas vermelhas, morango e ameixa), folhas, verduras e legumes em geral.

  • A dieta low carb emagrece rápido?

    Isso varia de pessoa para pessoa e de quanto carboidrato ela consome durante o dia. É possível que a pessoa que ingere muito carboidrato tenha uma redução significativa de peso em alguns dias de dieta low carb. Em todo caso, mesmo ela precisa fazer tudo com acompanhamento profissional.

Contribuição de:
Carol Horcajo
Carol Horcajo

Nutricionista Clínica e Esportiva, pós graduada em Nutrição Infantil e Adolescência pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP - Centro de Nutrição Funcional

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas