Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Uma panela preta cheia de moqueca de camarão com tomate. Ao redor, estão utensílios de cozinha e limões cortados.

Moqueca: um tesouro culinário da costa brasileira

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

De norte a sul, a moqueca é um verdadeiro ícone da culinária brasileira, que conquista milhares de paladares e corações! 

Esse famoso prato tem suas raízes entrelaçadas com a história do nosso país, representando a celebração de uma imensa diversidade cultural.

Mas você sabia que, além de saborosa, a moqueca é muito versátil? Ao visitar diferentes regiões do Brasil, é possível conhecer as variações que enriquecem ainda mais seu preparo e dão um gosto único. 

Para expandir ainda mais seu cardápio, nós preparamos um guia das moquecas, no qual você conhecerá a história dessa iguaria culinária, suas versões mais conhecidas e dicas de como prepará-la. Continue acompanhando!

O que é moqueca?

A moqueca é um prato tradicional de duas culinárias: a brasileira e a angolana. Ela é caracterizada como um cozido preparado com peixe, embora também possa ser feito com mariscos e crustáceos. Existem também as versões vegetarianas, feitas com banana-da-terra, jaca, palmito, cogumelos, tofu, berinjela e couve-flor!

O seu nome provém do termo quimbundo "mu'keka" que significa "caldeirada de peixe" ou do tupi "opokeka", que se traduz como "fazer embrulho". Apesar de ter  ganho destaque em diferentes regiões do Brasil, é mais típico nos estados da Bahia e do Espírito Santo. 

A essência da moqueca está na combinação de ingredientes frescos e saborosos, como os frutos-do-mar. Além disso, o prato conta com uma rica variedade de temperos e especiarias, incluindo coentro, pimentão, cebola, alho e azeite de dendê, que lhe conferem um sabor único e marcante. 

Sua importância é tão grande que, em 2013, o Ministério do Turismo reconheceu oficialmente a moqueca como um tesouro gastronômico inestimável, destacando sua importância na experiência turística brasileira. Incrível, não é mesmo?

História da moqueca

A exata origem da moqueca gera discussões até hoje, afinal, existem diversas versões do prato espalhadas pelo mundo. De modo geral, pode-se afirmar que a moqueca, como conhecemos hoje, é resultado de uma mistura cultural e culinária de povos indígenas, africanos e portugueses.

Aprofundando um pouco mais, podemos dizer que sua origem remonta aos povos indígenas que habitavam a região costeira do Brasil, onde hoje estão os estados do Espírito Santo e Bahia, embora também seja apreciado em outras partes do país. 

Os indígenas já assavam carne envolta em folhas, e depois os africanos e portugueses chegaram e acrescentaram seus ingredientes. Uma bela junção, não é mesmo?

Essa maneira suave de cozinhar os alimentos lentamente se manteve ao longo do tempo, onde novas adaptações da receita surgiram em diversos locais. 

Benefícios nutricionais da moqueca

Que ela é saborosa você já sabe, mas, além disso, a moqueca oferece muitas vantagens para a saúde através dos peixes, frutos-do-mar, vegetais e temperos utilizados em sua preparação. 

Essa receita é uma excelente fonte de proteínas, ácidos graxos ômega-3, vitaminas, minerais e antioxidantes, que auxiliam na proteção das células contra danos oxidativos. 

O uso do azeite de dendê e do leite de coco em algumas variações também contribui com gorduras saudáveis e nutrientes adicionais!

A respeito dos ingredientes da moqueca, Lucas Fabozzi comenta: "o coentro é tido muitas vezes como vilão nas receitas, mas temos que concordar que na Moqueca ele faz toda a diferença!"

Os diferentes tipos de moqueca

Feita geralmente em panela de barro e com temperos naturais, a essência da moqueca permanece a mesma independente de sua versão. 

Porém, alguns ingredientes podem ser adicionados ou retirados, fazendo com que exista uma diversidade peculiar em cada uma das regiões. Confira!

Moqueca Baiana

A moqueca baiana é uma das mais conhecidas e não é à toa! 

Tradicionalmente feita com azeite de dendê e leite de coco, serve uma explosão de sabores desde a primeira garfada. 

Os temperos e o modo de preparo possuem muita influência africana e os ingredientes principais são o peixe cozido, pimentão e coentro. 

Apesar dos ingredientes citados serem muito presentes na versão baiana, podemos encontrar receitas que adicionam ou retiram alguns legumes e temperos.

Lucas ressalta: “pra quem nunca comeu a Moqueca Baiana, pode parecer estranho o uso do leite de coco na receita. Seu dulçor e textura, no entanto, agregam sabor agridoce ao preparo, deixando-o ainda mais especial!"

Moqueca Capixaba

Sendo a maior adversária da moqueca baiana, a moqueca capixaba é típica do estado do Espírito Santo. Essa versão possui uma influência voltada para a culinária indígena e portuguesa, e se diferencia da baiana por levar ingredientes como urucum e azeite de oliva, ao invés do azeite de dendê. 

Entretanto, a forma de cozimento é similar: peixe ou frutos-do-mar cozidos lentamente em seus próprios caldos com adição de outros elementos, como cebolas, tomates, pimentões e temperos frescos.

Moqueca Paraense

A versão paraense da moqueca traduz muito bem os sabores do norte do Brasil! Geralmente é feita com peixes de água doce, como tambaqui e tucunaré, cozidos em um caldo rico com tucupi e jambu, uma erva que confere um leve formigamento na boca. Essa é uma versão muito aromática e possui forte influência indígena.

Outras versões de moqueca

Além das versões citadas anteriormente, existem outras formas de preparar a receita além da moqueca de peixe tradicional. Para os amantes de frutos-do-mar, é possível fazer e encontrar moquecas feitas com camarão, polvo, lagosta e outras variedades de proteínas frescas. 

Já para aqueles que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana, há alternativas deliciosas que utilizam métodos de cozimento da moqueca, mas feitos com ingredientes que não são de origem animal. Veja algumas delas:

Mas, se você quiser seguir algo ainda mais diferente, é possível misturar ingredientes, como os camarões e a banana-da-terra para fazer uma deliciosa Moqueca Festiva!

A diversidade de opções permite que a moqueca seja apreciada por diferentes paladares e é um verdadeiro convite para explorar a riqueza culinária do Brasil.

Dicas práticas de como fazer a melhor moqueca!

Agora que já sabe mais sobre o que é moqueca, confira as melhores dicas para a preparação deste prato em sua casa, de forma prática e nutritiva! 

O melhor peixe para moqueca

Escolha peixes frescos e firmes, evitando os mais delicados que possam se desfazer durante o cozimento. Alguns dos mais utilizados são: cação, robalo, badejo, garoupa e namorado.

Como garantir o cozimento perfeito da moqueca

  • Cozinhe a moqueca em fogo baixo, com a panela tampada, para que os sabores se misturem e o peixe fique macio e suculento;

  • Evite mexer muito para não desmanchar o peixe. Em vez disso, balance a panela suavemente para garantir que o caldo se espalhe de maneira uniforme.

Fabozzi também completa: “outra dica bacana é o cuidado com a montagem e o uso de ingredientes frescos, cortados uniformemente, assim você garante a textura de todos e também que a apresentação da sua moqueca fique linda!"

Os melhores acompanhamentos para a moqueca

  • Arroz branco;

  • Farofa (de dendê ou de banana-da-terra);

  • Pirão de peixe;

  • Legumes gratinados.

A moqueca é um prato brasileiro extremamente versátil e apresenta inúmeras variações regionais para diferentes paladares. 

Sua riqueza gastronômica reflete a diversidade cultural do país, incorporando diferentes influências em cada preparo. Agora, chegou a hora de provar esse prato típico!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre alimentação, saúde, bem-estar e receitinhas? Confira outros artigos relacionados no QBemQFaz!


Perguntas frequentes

O que caracteriza uma moqueca?

A moqueca é caracterizada por ser um prato típico brasileiro, geralmente feito à base de peixe ou frutos-do-mar, cozidos lentamente em um caldo rico com ingredientes frescos.

Qual é o melhor peixe para fazer uma moqueca?

Escolha peixes frescos e firmes que não se desfaçam com facilidade durante o cozimento, como o cação, robalo, namorado, badejo e garoupa.

Qual é o melhor peixe para cozinhar?

Os peixes recomendados para cozinhar em moquecas são: cação, robalo, badejo, namorado e garoupa. No entanto, a escolha vai depender do gosto de cada pessoa e do prato que será preparado.

Referências

Composição química e nutricional de preparações de origem africana, típicas da culinária baiana, 2010, UFBA

Moqueca, Williams David

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.