Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Proteína e o benefício na prática esportiva

Legenda: 
Proteína e o benefício na prática esportiva: raquete e bola de tênis

Presentes em diversos alimentos em nosso dia-a-dia, a proteína é um nutriente essencial a nosso organismo. Além dos benefícios que já conhecemos, você sabe como a proteína pode auxiliar na prática esportiva? Entenda melhor como isso acontece a seguir.

 

O que é proteína?

Assim como a gordura e os carboidratos, a proteína é um dos principais nutrientes necessários para nosso organismo. Feitas de moléculas menores chamadas aminoácidos, a proteína está presente em nossos músculos, pele, órgãos e ossos, sendo importante para a manutenção destes.

Existem vinte e dois tipos básicos de aminoácidos. Destes, nove são os chamados aminoácidos essenciais:

Nenhum desses nove é produzido pelo nosso corpo, e por isso temos de consegui-los pela alimentação ou suplementação, se for o caso.

As fontes de aminoácidos essenciais estão em alimentos ricos em proteína animal, como as carnes magras, derivados do leite e ovos. Para quem não come carne, a boa notícia é que alguns alimentos de origem vegetal também apresentam boas concentrações de aminoácidos essenciais, como soja, ervilha, lentilha, feijão, e amêndoa.

 

Quanta proteína é necessária por dia?

Uma dúvida comum ao pesquisar sobre alimentação é qual a quantidade recomendada de determinado alimento por dia. No caso da proteína, a recomendação é de 0,8 gramas de proteína por kilo – ou seja, uma pessoa com 70 kg precisa de em média 56 gramas de proteína ao dia. Embora essa quantidade seja mais facilmente alcançada através de produtos de origem animal, os veganos e vegetarianos podem optar por nozes, soja, ervilha, feijão ou tofu.

 

Benefícios da proteína na prática esportiva

Agora que você já compreende melhor o que é proteína e onde encontrá-la, vamos entender quais são os seus benefícios na prática esportiva?

Saciedade

Muito frequentemente encontramos pessoas praticando exercícios físicos com o principal propósito de perder peso. Neste caso, a proteína é um ótimo aliado – afinal, ela promove uma sensação de saciedade muito maior do que os carboidratos, gorduras e açúcares; e ajuda a reduzir o apetite e os excessos calóricos, que podem atrapalhar na jornada de perder peso.

Manutenção dos músculos

Como a proteína é um elemento essencial para a estrutura muscular (bem como dos ossos, pele e órgãos), se alimentar com a quantidade adequada de proteína é necessário para manter os músculos saudáveis e resistentes e assim poder caminhar, correr, fazer natação ou qualquer outra atividade física.

Recuperação e crescimento muscular

Ao praticar exercícios físicos regulares, a massa adiposa do corpo – isto é, a gordura – acaba sendo substituída pela massa muscular. Assim, a proteína se faz necessária para manter todos os músculos em bom funcionamento. Da mesma maneira, aqueles que querem aumentar a massa muscular precisam da proteína para se tornarem mais resistentes e melhorar a capacidade física. A proteína beneficia, assim, a recuperação e o crescimento muscular.

Melhor metabolismo

Além de reduzir o apetite, a proteína auxilia a um melhor desempenho do metabolismo. Isso acontece porque, ao consumir proteína, o corpo temporariamente utiliza menos energia para digerir aquele alimento e utilizar os seus nutrientes e, assim, sobra mais energia e nutrição para você gastar na sua rotina de exercícios físicos.

Agora que já conhecemos alguns dos benefícios da proteína na prática esportiva, que tal consultar esse artigo sobre Como consumir mais proteína? Ou ainda, Conheça os benefícios da corrida e adote esse exercício físico! E lembre-se: uma alimentação equilibrada é sempre importante, mas estar em dia com o seu nutricionista ou personal trainer antes de uma prática intensa de exercícios também é necessário!


Perguntas frequentes

  • Qual a quantidade de proteínas necessária para atletas?

    A recomendação diária de proteínas para os atletas é mais alta, podendo variar de 1,1g a 2g de proteína por kilo.

  • Qual a relação entre nutrição e exercícios físicos?

    É importante estar em dia com a sua nutrição antes de praticar exercícios físicos intensos. Uma pessoa saudável e com uma alimentação adequada tem treinos mais produtivos e fáceis de praticar, com menos fadiga e um risco diminuído de lesões.

  • Qual é a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida?

    A atividade física é muito importante na prevenção de doenças e melhora da imunidade. Além disso, ela tem um grande papel na manutenção da saúde física e mental, promovendo uma maior sensação de bem-estar e satisfação com a própria vida.

     

Fontes

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/protein/ https://www.phillymag.com/be-well-philly/2013/11/05/protein-benefits-workout/ https://www.bhf.org.uk/how-you-can-help/sign-up-events/training-zone/nutrition-for-sporting-events/protein-and-exercise https://eattrek.com/blog/why-is-protein-important-for-exercise/ https://www.clifbar.co.uk/article/5-facts-about-protein-recovery-after-workout https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/protein/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas