Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Close de uma aplicação de agulhas de acupuntura nas costas de uma paciente

Acupuntura: o que é e para que serve

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A aplicação de agulhas em partes específicas do corpo é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa mais utilizadas mundo afora para aliviar e tratar diversas dores. Segundo vários adeptos, a prática apresenta diversos benefícios para a saúde e pode até influenciar nas “energias” que fluem pelo corpo. Se você deseja entender um pouco mais sobre essa técnica e quais são seus usos, de acordo com a ciência ocidental, então é só ficar até o final deste artigo!

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa – estima-se que tenha surgido há mais de 5.000 anos. A prática consiste em aplicar agulhas em locais específicos do corpo, a fim de liberar substâncias no organismo, como neuropeptídeos e neurotrofinas, que ajudam a regular os processos fisiológicos. A técnica também possui uma relação com crenças milenares sobre regulação de energias no corpo – acredita-se que estimulando determinados pontos, por meio das agulhas, é possível balancear os chakras (centros energéticos naturais) e melhorar a saúde da pessoa.

A cultura que permeia a acupuntura é tão forte que a prática foi declarada como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Como a acupuntura chegou ao Brasil?

Como vimos, a acupuntura é uma técnica chinesa que faz parte da medicina tradicional local há milhares de anos. Além dessa prática, em 3.000 a.C já havia a fitoterapia chinesa (estudo de plantas medicinais no tratamento de doenças) e técnicas de meditação com uso do corpo, como Tai Chi Chuan. Todas essas práticas chegaram ao Brasil junto com os imigrantes orientais, que introduziram costumes de sua cultura no dia a dia dos brasileiros.

Acupuntura: para que serve?

Sob o ponto de vista da medicina Ocidental, ainda são necessários mais estudos para comprovar a eficácia da acupuntura como método de tratamento para diversas doenças. Entretanto, um mapeamento da efetividade clínica da técnica, publicado pelo Ministério da Saúde, apontou que já existem evidências consistentes do uso da acupuntura para o alívio dos seguintes problemas:

  • Redução de dores musculares, pós-operatórias e dor de cabeça;
  • Reabilitação pós-AVC;
  • Redução dos sintomas de transição para a menopausa;
  • Melhora em distúrbios do sono ;
  • Redução dos efeitos adversos da quimioterapia.

Além desses casos, com resultados consistentes, foram identificados efeitos potencialmente positivos da acupuntura também nos seguintes casos:

Tipos de acupuntura

Além da acupuntura tradicional, que foi trazida pelos imigrantes chineses ao Brasil e consiste em inserir agulhas finas de aço em pontos específicos, existem outras variantes da técnica amplamente conhecidas. Confira abaixo:

Eletroacupuntura

Similar à acupuntura tradicional, a eletroacupuntura incrementa ao tratamento alguns estímulos elétricos que visam potencializar o efeito curativo das agulhas.

Acupuntura auricular

Auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura tradicional que consiste em exercer pressão em pontos específicos da orelha para diagnosticar e aliviar diversas dores, de físicas e psíquicas.

Ventosaterapia

É um tipo de medicina alternativa, derivada da acupuntura, que visa à aplicação de ventosas para sucção em determinadas áreas do corpo. Com isso, espera-se que as dores causadas por inflamações melhorem, assim como a circulação no local.

Moxabustão

É um tipo de acupuntura que adiciona ao procedimento a queima da erva Artemísia vulgaris e outros tipos de plantas potencialmente curativas. Além de receber as agulhas, o local da aplicação é aquecido.

Desde que praticada por um profissional qualificado, a prática da acupuntura pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores e redução de sintomas para várias doenças, melhorando a qualidade de vida do paciente. E por falar em viver mais e melhor, se você quiser conhecer algumas dicas sobre rotina de exercícios e alimentação, não deixe de conhecer as demais publicações do Que Bem que Faz!

Perguntas frequentes

Fazer acupuntura dói?

A maioria dos pacientes não relata dores durante as sessões de aplicação das agulhas. Contudo, a percepção de dor pode variar de uma pessoa para outra.

Em quais casos a acupuntura é indicada?

A técnica pode ser recomendada para diversos fins, como aliviar dores no pós-operatório de cirurgias, para a redução de dores musculares e de cabeça, reduzir os efeitos adversos de quimioterapias e melhorar distúrbios do sono. Antes de iniciar o tratamento, não deixe de procurar a orientação de seu médico.

O que não pode fazer depois da acupuntura?

Após a sessão, é recomendado evitar contato com água na região da aplicação, pois os eletrólitos presentes no líquido podem interferir no tratamento realizado.

Fontes

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.