Legenda: Aproveitar o tempo: mulher de cadeira de rodas sorrindo aproveitando seu tempo

Todos os dias têm 24 horas, mas às vezes parece que esse tempo não rende nada, né? Tem tanta coisa para fazer, surgem tantos imprevistos (ainda mais com a pandemia), que a gente não tem nem tempo de se cuidar e de cuidar de quem amamos. Vamos dormir com uma pilha de tarefas acumuladas, já pensando nos malabarismos que precisaremos fazer ao acordar.

Leia também

- Como criar um ritual para dormir melhor

Se você já passou por essa situação, calma que tem solução! Para te ajudar a superar esse problema e conseguir aproveitar o tempo da melhor forma, o Que Bem Que Faz separou algumas dicas para organizar sua rotina.

Tudo bem prático e fácil, para já começar a aplicar a partir de hoje. Bora lá?

 

1. Estabeleça prioridades

Comece o dia se perguntando: “O que preciso fazer hoje? O que não pode faltar? O que pode ficar para depois? O que não é tão urgente assim, mas seria legal resolver logo?”

Sabemos que pode parecer muita coisa para pensar logo cedo, mas todas essas perguntas podem te ajudar a descomplicar e a estabelecer prioridades para a sua rotina.

Como nem sempre vai ser possível dar conta de tudo, dar um peso a tudo que precisa ser feito pode ajudar bastante na hora de tomar alguma decisão. “Quais são as coisas que não posso terminar o dia sem fazer?” Então bora começar por elas! Como diz o ditado: o feito é melhor que o perfeito!*

 

2. Anote tudo

Por melhor que seja sua memória, é bem difícil se lembrar de todos os compromissos e tarefas de um dia – especialmente de coisas que não são tão frequentes, como uma consulta médica ou uma mensagem de parabéns que precisa ser enviada.

Para que a noite não chegue acompanhada daquela sensação de que deixou alguma coisa passar em branco, o negócio é anotar tarefas e compromissos, sempre com seus prazos e datas. Há muitos recursos que podem te ajudar com isso. Você pode usar a boa e velha agenda de papel, uma agenda virtual, lembretes colados em algum lugar ou o próprio despertador do celular.

Só lembra de sempre conferir o que anotou, tá?

 

3. Arrume a cama e o seu dia vai ser mais organizado

Começar o dia já organizando a primeira bagunça que aparece manda um recado para o seu corpo e a sua mente: hoje o dia vai ser produtivo. É como um “hello, acorda!” para si mesma. Isso porque a organização externa dos ambientes interfere diretamente na organização interna da nossa mente, ou seja, dos pensamentos, raciocínios e até das tarefas que temos que desempenhar.

Mas não para por aí, viu? O mesmo vale para o ambiente de trabalho. Aquele monte de papéis espalhados pela mesa, ou o computador cheio de arquivos salvos na área de trabalho, também acabam fazendo as coisas consumirem mais tempo do que deveriam. Logo, vale a pena manter a organização em cada pequeno detalhe ao longo da sua rotina. Isso facilita demais!

- 4 segredos para criar uma rotina no home office e não enlouquecer
- 5 snacks saudáveis para ter no trabalho e não descontar nos doces

 

4. Tire um período para refletir

Alguns podem chamar de meditação, mindfulness ou de oração, mas a questão é: esse “tempo fora” é extremamente importante para o amadurecimento pessoal. Vamos fazer um teste? É só tirar um tempo no seu dia, nem que sejam 5 ou 10 minutos, para desligar o wi-fi, as notificações, colocar o telefone no silencioso e simplesmente se conectar com si mesma e relaxar.

No início ou ao fim do dia, esse momento de “retiro” pode servir para guiar as suas ações. Uma breve reflexão diária sobre si – como tem agido, o que pode melhorar, o que precisa evitar ou requer mais cuidado – é um dos caminhos para o crescimento pessoal.

 

5. Não deixe as tarefas acumularem

Numa das cenas da animação Ratatouille, uma chef fala o seguinte para o seu aprendiz: “Mantenha seu fogão sem bagunça! Quando chegarem os pedidos, o que acontece? A bagunça só atrasa, a comida não sai, os pedidos se acumulam, é um desastre”.

Resgatamos esse filme pra dizer que o ideal é cumprir cada tarefa não apenas em ordem de prioridade, mas no período que você determinou. Se não, ainda que siga as outras dicas, o dia acaba saindo meio atrapalhado. Já percebeu que basta uma enrolada aqui, uma pequena esticada no intervalo ali e pronto: você passa a fazer uma coisa antes de terminar a outra e tudo começa a desandar?

Então, busque cumprir cada tarefa no horário certo. Mas, se surgir um imprevisto e algo sair dos trilhos, sem neura! Basta ajustar o cronograma inicial, afinal, você já sabe quais são as principais atividades.

 

6. Maneire nas redes sociais

Sabe quando você entra em uma rede social apenas para fazer uma coisa ou aproveitar um pequeno intervalo e, quando olha pro relógio, já se passou bem mais tempo do que esperava? Pois é, segundo um relatório da Global Web Index, os brasileiros gastaram, em média, 3 horas e 41 minutos por dia navegando nas redes sociais, em 2020.

Para monitorar o tempo gasto, algumas ferramentas, como o Instagram, já oferecem a funcionalidade incluída no próprio aplicativo. Além disso, em alguns casos, é possível configurar essa função diretamente nos sistemas operacionais dos smartphones, tanto no iOS, para os usuários de iPhone, como no Android.

De todo modo, sempre dá para estipular um período e recorrer ao bom e velho timer. Quando atingir o que foi estabelecido, é só parar e ir fazer aquela outra atividade que você tinha planejado.

Todas essas são boas opções para não perder a noção do tempo. E aí, já escolheu a sua?

 

7. Esteja 100% presente em tudo que faz

Você já teve que pedir para alguém repetir algo porque estava distraída? Precisou voltar alguns parágrafos de um livro ou relatório porque não lembrava do que tinha acabado de ler? Ficou na dúvida se tinha colocado sal na comida ou não? Pois é, esses apertos acabam sendo bem comuns no dia a dia. E não adianta muito ter uma rotina e horários bem organizados se você executa uma atividade já pensando na próxima tarefa a ser cumprida, por exemplo.

Em muitos casos, a falta de atenção e a dispersão têm como consequência um trabalho dobrado. Então, uma das chaves para não perder tempo é estar 100% presente em tudo que fizer, atenta e desperta para as necessidades de cada situação. Assim, com certeza, sua rotina será bem mais certeira.

 

8. Tire um tempo para curtir a família, os amigos e pets

Um dos pontos que a pandemia de Covid-19 mostrou é o quanto podemos sentir falta da convivência com os outros. De um abraço apertado, uma conversa olho no olho, uma reunião em família, um happy hour após o trabalho. Por isso, é importante separar um momento para curtir a família, amigos ou pets. Durante a semana, esse tempo será menor, mas na folga ele pode (e muitas vezes deve) se estender.

Quem decide como fazer isso é você, mas as opções são bem variadas: passear em um parque ou na praia; cozinhar juntos; assistir algum filme ou série; fazer uma caminhada; ou apenas conversar. Talvez algumas dessas atividades estejam mais restritas, devido ao isolamento social, mas não deixe de viver esse momento, nem que seja por videochamada ou ligação.

 

9. “Esse é o meu momento”

Sim, um tempo de autocuidado é essencial. A atividade escolhida vai depender do que você gosta e de quais horários tem disponíveis, mas essa é a hora de colocar a criatividade pra jogo e explorar tudo aquilo que você sempre quis fazer. Pode ser um exercício físico, um ritual de skincare, a leitura de um livro, uma aula de dança ou apenas deitar no sofá, abrir um bom vinho e assistir aquela série ou filme preferido.

E se, ao fim do dia, você perceber que não conseguiu fazer tudo que queria, não desista. Está tudo bem, vamos recomeçar. Avalie o que pode ser melhorado e, na manhã seguinte, acorde determinada a aproveitar melhor o tempo, porque, como diz a expressão popular, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

 

Perguntas frequentes

  •  

    O que é gestão do tempo?

    Gestão do tempo é organizar a rotina de modo a conseguir ser produtivo sem deixar de ter momentos para si mesmo e para os outros. Uma boa gestão do tempo leva em conta prazos, metas e até os imprevistos, sem esquecer dos momentos de descanso.

  • Como melhorar o aproveitamento do tempo?

    O primeiro passo é organizar todas as atividades segundo a prioridade de cada uma. Depois de estabelecer as prioridades, ajuda muito traçar metas realistas e estabelecer horários, que devem incluir também momentos de descanso.

  • O que fazer para diminuir as distrações?

    Um método para eliminar as distrações e aumentar a produtividade que funciona para muita gente é prever momentos em que você possa espairecer um pouco e refletir ao longo da rotina do dia a dia. Estabelecer cinco minutos de descanso para ver as redes sociais depois de uma hora de trabalho, por exemplo, ajuda a lidar com a tentação de estar o tempo todo conectado.

     

Fontes:

http://www.ifs.edu.br/ultimas-noticias/8696-confira-como-aproveitar-o-tempo-livre-e-reduzir-o-estresse

http://www2.ca.uky.edu/agcomm/pubs/fcs7/fcs7101/fcs7101.pdf

https://www.globalwebindex.com/reports/social

https://www.youtube.com/watch?v=OMbsGBlpP30&t=8s

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.