Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os benefícios que o alho pode trazer para a saúde

Legenda: 
Benefícios do alho

Muito usado na culinária – mas também muito conhecido por trazer benefícios para a saúde –, o alho é mais que apenas um tempero usado para incrementar o sabor das suas refeições: ele também possui poderosos usos medicinais, e é usado há milhares de anos como uma opção para tratar uma infinidade de doenças.

Mas, de modo geral, quais são exatamente os benefícios que o alho pode proporcionar para o corpo e de que forma seus nutrientes atuam no organismo? Para responder a essas questões, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo, que conta com algumas informações nutricionais sobre o alho e os benefícios que pode trazer. Acompanhe com a gente!

 

Ajuda a regular a pressão arterial

O alho é um alimento que pode estimular a síntese de óxido nítrico, o que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, melhorando a circulação sanguínea e ajudando a regular a pressão arterial.

Exatamente por ajudar a melhorar a pressão arterial, o alho pode prevenir uma série de doenças relacionadas à má circulação sanguínea e ao descontrole da pressão arterial, como doenças do coração e outros problemas de saúde.

 

Ajuda a diminuir o colesterol

O alho também pode ajudar significativamente na redução do colesterol ruim, chamado LDL. Isso também ajuda na prevenção de doenças do coração, e de outros problemas de saúde relacionados ao aumento dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

 

Melhora a imunidade

Essa é uma informação mais conhecida: o alho pode ajudar com a melhora da imunidade, prevenindo gripes e resfriados e acelerando a recuperação dessas doenças.

Além disso, o alho possui uma substância antibacteriana chamada de alicina, que pode ajudar ainda mais no combate contra gripes, resfriados e outras doenças relacionadas com a queda da imunidade.

 

É rico em antioxidantes

O alho é um alimento extremamente rico em uma série de antioxidantes, que atuam no corpo beneficiando a saúde dos vasos sanguíneos e reduzindo processos de inflamação, o que pode não apenas prevenir o surgimento de algumas doenças, como também tratá-las. Alguns exemplos de doenças que podem ser prevenidas com o consumo de alho incluem a fibrose hepática, a demência e o Alzheimer.

 

É um poderoso anticoagulante

O alho também é um poderoso anticoagulante, que pode ajudar a diminuir a “aderência” das plaquetas e reduzir processos coagulantes. Isso faz com que o corpo tenha menores chances de desenvolver problemas de saúde como a aterosclerose – que consiste num acúmulo de placas na corrente sanguínea, o que faz com que haja um estreitamento e endurecimento das artérias.

Esse é um problema de saúde que pode facilitar a ocorrência de ataques cardíacos e derrames. Para evitar que isso aconteça, a ingestão frequente de alho pode ser uma boa pedida.

 

Pode ajudar a aumentar sua expectativa de vida

Sabendo de todos esses benefícios do alho para o organismo, era de se esperar que ele poderia ajudar no aumento da expectativa de vida. Isso acontece porque, como ele ajuda a prevenir e tratar doenças, o organismo é fortalecido e se torna cada vez mais saudável, fazendo com que uma pessoa viva mais.

 

Melhora a saúde dos ossos

Na verdade, o alho traz benefícios exclusivamente para os ossos das mulheres. Isso acontece porque o alho pode ajudar no aumentos da produção e dos níveis de estrogênio presentes no organismo da mulher, o que faz com que haja uma melhora significativa na saúde óssea e prevenindo problemas como a osteoporose, a artrose, a artrite reumatóide e possíveis fraturas.

 

Possui propriedades anti-inflamatórias

Como discutido anteriormente, o alho possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir alguns tipos de doenças, além de reduzir possíveis danos causados por doenças que uma pessoa já presente anteriormente – como, por exemplo, o acúmulo de gordura no fígado ou no pâncreas, que podem ficar inflamados e trazer outros problemas para a saúde. O consumo de alho pode evitar esse problema.

Por conta dos inúmeros benefícios que traz à saúde, o ideal é que o alho esteja sempre presente na alimentação, seja como um dos ingredientes das refeições, ou apenas como um tipo de tempero para incrementar o sabor de algum prato. O importante é que sempre se busque incluir esse alimento em sua dieta.


Perguntas frequentes

  • Posso comer alho cru?

    Sim! Na verdade o alho cru possui efeitos medicinais mais fortes do que se consumido frito ou de qualquer outra forma, apesar de não possuir um sabor muito convidativo.

  • Alho faz mal para os rins?

    Não há evidências científicas que comprovem que o alho faz algum mal para a saúde dos rins.

  • O que o consumo frequente de alho pode fazer para a saúde?

    O consumo frequente de alho pode ajudar, a longo prazo, contra doenças – como alguns tipos de câncer, diabetes e até depressão.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/can-you-eat-raw-garlic https://www.healthline.com/nutrition/11-proven-health-benefits-of-garlic https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/potential-benefits-of-adding-garlic-to-your-recipes-and-meals/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas