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Chá para aumentar a imunidade: 10 chás para imunidade baixa

Legenda: 
Chá para aumentar a imunidade

Como sempre quando o assunto é saúde, existem vários fatores que podem contribuir para que a gente possa manter ou aumentar a nossa imunidade. Como sempre também, a alimentação é um deles. E às vezes é um dos pontos mais simples de resolver. Uma pequena mudança na alimentação pode ajudar a gente a aumentar a imunidade.

Quer um exemplo de uma dessas pequenas mudanças para aumentar a imunidade? Chás para aumentar a imunidade! Muito fáceis de preparar e encaixar na rotina, eles podem te ajudar a não adoecer ou a melhorar mais rápido. Claro: nada é milagroso ou tiro e queda. Mas os chás certos podem dar ao seu sistema imunológico aquele empurrãozinho para funcionar melhor. Outro aviso: quando a gente fica doente e os sintomas persistem, precisa procurar atendimento médico. Nada de tomar chá para aumentar a imunidade e achar que vai ficar bom, hein?

Certo, e quais são os chás para aumentar a imunidade?

 

Chás para aumentar a imunidade

Há uma série de ervas que auxiliam o seu sistema imunológico e que dão ótimos chás para aumentar a imunidade. Algumas são mais difíceis de encontrar em casas não especializadas, mas outras podem ser compradas em quase qualquer supermercado.

Todos os chás para aumentar a imunidade que vamos apresentar devem ser consumidos com moderação, já que excesso nunca é bom. Uma xícara por dia, no momento em que você preferir, está de bom tamanho.

1. Chá de equinácea

Um dos principais chás para aumentar a imunidade. A equinácea é uma flor que se destaca na natureza pela sua forma cônica e tem pétalas rosa-arroxeadas chamativas. A flor oferece um rico chá para aumentar a imunidade, pois ajuda a ativar os famosos glóbulos brancos, que são células responsáveis pela defesa do nosso corpo. Além disso, a equinácea também é rica em antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres que causam inflamações no corpo.

2. Chá de astragalus

Usadas há milênios para fazer chá, as folhas de astragalus (ou austragalo) são muito eficientes para uma ação imunoestimulante, ou seja: elas estimulam a produção de células do sistema imunológico. O chá de astragalus, como muitos chás que aumentam a imunidade, também é rico em antioxidantes e ajuda o nosso organismo a se livrar de bactérias (isto é, tem propriedades antibacterianas). Uma boa pedida para quem quer um chá para aumentar a imunidade mais exótico.

3. Chá de ginseng

O ginseng é uma raíz famosa por seus benefícios. Quando o assunto é imunidade, alguns deles são: estimular a produção de células brancas, ajudar a combater inflamações (sim, é por causa dos antioxidantes) e alergias. Por isso é que o ginseng aparece em vários tipos de suplementos, mas não se preocupe: ele também pode se tornar um incrível chá para aumentar a imunidade.

4. Chá de nogueira

As folhas de nogueira podem ser outra boa opção de chá para a imunidade: elas são ricas em vitaminas importantes para o nosso sistema imunológico ficar em dia como a vitamina C, a vitamina E e as vitaminas do complexo B.

O chá também auxilia na saúde da pele, ajudando a prevenir inflamações.

5. Chá de bardana

As raízes e folhas da bardana possuem um efeito depurativo, ou seja, que limpa o organismo, livrando-o de toxinas. A bordana tem propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas e cicatrizantes. Nada mal, não é?

6. Chá de chapéu-de-couro

As folhas e raízes da planta comumente chamada de chapéu-de-couro podem ser grandes aliadas do sistema imunológico por ter propriedades antissépticas, ou seja, que ajudam a combater infecções e dão uma forcinha para o corpo a se livrar de alguns agentes externos.

Mais chás antioxidantes

Como já vimos, os antioxidantes estão presentes em todos os chás que ajudam a aumentar a imunidade. Assim, vamos deixar aqui mais algumas opções de chá ricos nessas substâncias. Eles ajudam no metabolismo e dão um boost no sistema imunológico no geral. Dentre eles estão:

1. Chá verde;
2. Chá de gengibre;
3. Chá de maçã com canela;
4. Chá de hibisco.

Vale acrescentar uma coisa: o chá de gengibre e o chá de maçã com canela podem ser muito úteis caso você esteja com dores de garganta ou nariz congestionado.

Se você gostou desse artigo, explore o site do Que Bem Que Faz para conhecer mais dicas sobre saúde e alimentação.


Perguntas frequentes

  • O que é o sistema imunológico

    O sistema imunológico é responsável pelas nossas defesas: é ele quem combate doenças e qualquer outra coisa que possa atacar nosso corpo. Quando a nossa imunidade está baixa, é mais fácil para agentes como vírus, por exemplo, se instalar no nosso organismo e se multiplicar. Assim, ficar doente se torna algo mais frequente, o que ninguém merece.

  • Como saber que o sistema imunológico está baixo?

    O sistema imunológico baixo é percebido por sintomas como febre, infecções frequentes, náuseas, dores de cabeça, cansaço e etc. Se você está com sintomas persistentes, o mais recomendável é que vá a um hospital e certificar-se sobre a situação da sua saúde.

  • Fontes

    https://coastlinesurfsystem.com/flores-e-plantas/propriedades-uteis-de-folhas-de-nogueira-e/

    https://www.mercedes.pr.gov.br/noticia.php?id=1229

    https://hortodidatico.ufsc.br/chapeu-de-couro/

    https://hortodidatico.ufsc.br/equinacea/

    http://www.laboratorionutramedic.com.br/site/public_images/produto/79e585596cbb9c315d12a12a5e61bb2a.pdf

    https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2440/1/TM_18468.pdf

    http://www.aidsinfonet.org/fact_sheets/view/726?print=true

    https://www.mountsinai.org/health-library/herb/astragalus

Fontes

https://coastlinesurfsystem.com/flores-e-plantas/propriedades-uteis-de-folhas-de-nogueira-e/ https://www.mercedes.pr.gov.br/noticia.php?id=1229 https://hortodidatico.ufsc.br/chapeu-de-couro/ https://hortodidatico.ufsc.br/equinacea/ http://www.laboratorionutramedic.com.br/site/public_images/produto/79e585596cbb9c315d12a12a5e61bb2a.pdf https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2440/1/TM_18468.pdf http://www.aidsinfonet.org/fact_sheets/view/726?print=true https://www.mountsinai.org/health-library/herb/astragalus

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas