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Uma mãe e sua filha pequena estão na sala de casa prontas para o primeiro dia de aula, que pode ser um dia de ansiedade, representando o conteúdo de dicas para lidar com o estresse infantil.

Volta às aulas: dicas para lidar com o estresse infantil

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Atualizado em  novembro 2023

O momento de voltar às aulas pode trazer grandes desafios para pais e filhos. Isso porque existem muitas mudanças, expectativas e emoções envolvidas que podem provocar o estresse infantil.

A adaptação a uma nova escola, a uma nova turma ou a simples execução de tarefas podem contribuir para o estresse infantil, mas é possível entender quando essa situação aparece e evitar que ela se transforme em um empecilho para o desenvolvimento da criança.

Existem diversos problemas relacionados com o estresse dos pequenos, principalmente durante a fase escolar: ele pode afetar o desenvolvimento, o aprendizado e suas interações sociais.

Para saber como identificar e lidar com esse problema, evitando que ele se transforme em um empecilho para o desenvolvimento da criança, continue a leitura.

 

O que é o estresse infantil?

O estresse infantil está relacionado a pressões que estão acima do limite que uma criança consegue suportar. Isso influencia de maneira negativa a experiência daquele pequeno com o evento estressor.

O grande problema dessa situação está na ausência de ferramentas e repertório da criança para lidar com esses momentos complicados. Esse eventos de estresse infantil podem provocar algumas consequências, como:

  • Medo;
  • Irritabilidade;
  • Confusão.

Assim como é comum nos adultos, o estresse infantil também é uma realidade que precisa ser encarada com adaptabilidade, resistência e estratégias de enfrentamento do evento estressor para evitar perda na qualidade de vida e desenvolvimento da criança.

Uma criança passa por várias fases de desenvolvimento durante o período escolar. A adaptação nem sempre é fácil, afinal, são muitas situações que precisam ser enfrentadas com a ajuda dos pais para a evolução. 

Existe uma série de fatores negativos que são produtos do estresse, como alterações psicológicas e motoras, e dependendo do grau, podem até levar o acometido a patologias mais graves se o tratamento não for especializado. Por isso, se faz necessário o acompanhamento de um profissional qualificado para detectar o estresse e promover a intervenção adequada.

O que causa o estresse infantil na escola?

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento de casos de estresse infantil. O ambiente escolar pode ser propício para o aparecimento de fatores estressores, principalmente por ser um lugar com novas experiências e desafios para os alunos.

É comum que a escola seja o segundo ambiente mais frequentado pela criança, logo depois do familiar. Emoções positivas e negativas podem ser extremamente intensas e tudo vai depender de como a criança se relaciona com aquele ambiente.

Nem sempre é simples identificar os principais fatores estressores para os alunos, mas é possível elencar alguns dos que mais costumam aparecer e devem ser um ponto de atenção para um ensino que valorize o bem-estar da criança.

Entre as principais situações relacionadas com o estresse infantil em ambiente escolar, podemos citar:

  • Problemas de relacionamentos com colegas;
  • Mudanças na rotina;
  • Medo de julgamentos;
  • Pressão escolar;
  • Excesso de atividades;
  • Ausência dos pais durante a escola;
  • Convívio com profissionais despreparados.

Como o estresse infantil pode se intensificar com a volta às aulas

As reações físicas e psicológicas do estresse infantil podem ser percebidas com o retorno às salas de aula. O ambiente escolar pode ser estressor principalmente para crianças que não estão confortáveis com a escola.

A intensificação do estresse infantil pode acontecer quando existem alguns sinais específicos relacionados à aprendizagem e convívio social. A instabilidade emocional e dificuldade ou até mesmo regressão na sala de aula são sinais de que a situação está mais intensa.

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade na volta às aulas pode ser normal na maioria dos casos. Casos de estresse infantil ligados à escola acontecem quando há um estado constante de estresse sempre relacionado ao ambiente escolar, sendo reações excessivas da criança.

Quais os sintomas de estresse infantil?

O estresse infantil não pode ser diagnosticado por um sintoma isolado. Geralmente, os médicos reúnem diversos comportamentos para, então, poder entender se aquele é um caso de estresse infantil.

É importante olhar o comportamento da criança como um todo, principalmente porque, quando o estresse infantil não é tratado de maneira adequada, poderá evoluir para problemas já na fase adulta, como a ausência de autocontrole das emoções e manejo de estresse.

Sintomas psicológicos e fisiológicos podem se relacionar com o desempenho escolar, a saúde física e social da criança. Para identificar esse problema, os pais podem ficar atentos a alguns sinais de alerta e, assim que perceber que estão excessivos, buscar ajuda médica. Alguns desses sintomas podem ser:

  • Dificuldade de relacionamento;
  • Desânimo;
  • Comportamento agressivo;
  • Ansiedade;
  • Choro excessivo;
  • Gagueira;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Pesadelos;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Problemas dermatológicos;
  • Dores de cabeça;
  • Obesidade;
  • Asma.

Como lidar com o estresse infantil

Com o apoio de um profissional de saúde e atitudes simples no dia a dia, os pais podem lidar com o estresse infantil e promover o bem-estar da criança.

Incentive a prática de exercícios físicos

Se a criança gosta de água, ela pode tentar fazer aulas de natação. Se prefere uma bola, que tal inscrevê-la em uma escolinha de futebol? Existem diversas atividades físicas disponíveis para que as crianças explorem o seu tempo, energia e descubram um mundo diferente com hábitos saudáveis, podendo aliviar esses momentos de estresse.

Escute e observe as crianças

Os adultos costumam conseguir identificar seus momentos de ansiedade e estresse, as crianças não. Fomente o diálogo e ofereça apoio emocional sempre, mesmo quando os pequenos não parecerem ter nenhum sintoma de estresse infantil. 

Uma dica é escutar de forma atenciosa sobre como foi o dia dela na escola, além de perguntar sobre como a criança se sente com o ambiente escolar. Pode ser um papo descontraído, durante o jantar mesmo.

Ajude na tarefa de casa

Faça o trabalho enviado pelos professores a quatro mãos - as crianças vão gostar da ajuda para realizar as tarefas e vão se sentir acolhidas. Além disso, é um bom momento para se conectar e ensinar a como lidar com pequenos fracassos, sucessos e estabelecer metas.

Estabeleça uma rotina saudável

Horários consistentes e uma rotina previsível podem ajudar a aliviar o estresse infantil. Quando a criança se sente mais segura sabendo o que vem pela frente e com compromissos já marcados, ela pode se sentir mais confiante para seguir regras e se sentir mais confortável com limites impostos na escola.

Regras quanto ao uso de telas

Elas estão por todos os lugares, mas nem sempre são benéficas para a saúde dos pequenos. As notificações constantes ou a simples liberação fácil de dopamina presente nas telas podem trazer malefícios para as crianças, principalmente quando elas não têm limites nesse contato e não conhecem a importância de viver o mundo real.

A integração ao ambiente escolar é uma fase de adaptação. Os objetivos escolares e o convívio social são conquistas feitas aos poucos, sendo fundamental a interação e atenção às necessidades de cada criança para uma aprendizagem de sucesso. 

Problemas na escola sempre vão existir e provocar inseguranças e desafios nas crianças, mas cabe aos responsáveis identificar gatilhos e situações extremas. Existem técnicas de manejo do estresse infantil que podem trazer mais bem-estar aos pequenos nesse momento desafiador e transformador. Fique atento aos sinais de estresse infantil e busque orientação para ajudar a criança!

 


Referências

Back to school stress management. Brain & Behavior Research Foundation, 2019.

Investigação sobre estresse em crianças com dificuldade de aprendizagem. Periódicos Eletrônicos em Psicologia, 2016.

Estresse infantil e formas de intervenção do psicólogo no ensino fundamental I: uma reflexão teórica. Revista Estação Científica, 2017.

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