Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Saiba quais bebidas são boas para a bexiga

Legenda: 
Bebidas boas para a bexiga: Suco de laranja

Quando se fala da saúde da bexiga, é preciso levar algumas coisas em consideração – como, por exemplo, qual o seu tipo de alimentação, a frequência com que se hidrata, hábitos como beber e fumar, etc.

É de senso comum que, para manter uma bexiga saudável, é preciso estar sempre hidratado. O que não é tão comum, é sabermos que não a hidratação do organismo não depende exclusivamente da água: algumas bebidas como chás, sucos e vitaminas também são capazes de repor uma certa quantidade de água no corpo, além de serem opções deliciosas.

Veja agora, nesse texto preparado pela Que Bem Que Faz, quais são as bebidas que podem fazer bem para a saúde da bexiga.

 

Chás que fazem bem para a bexiga

Das bebidas que fazem bem para a saúde da bexiga, uma que devemos nos atentar é o chá, pois é fácil de fazer e ainda possui uma diversidade de propriedades medicinais que podem ajudar a melhorar a saúde não apenas da bexiga, mas também de todo o organismo. Sabendo disso, vejamos alguns tipos de chá que podem ajudar a melhorar a saúde da bexiga.

Chá verde

O chá verde é conhecido pela diversidade de benefícios que pode proporcionar para o organismo – mas, o que pouca gente sabe, é que ele também é uma opção para quem quer melhorar a saúde da bexiga.

O chá verde é rico em nutrientes com propriedades que podem ajudar contra processos inflamatórios na bexiga, sendo uma boa opção de chá caseiro para infecção urinária. Além disso, o chá verde pode ajudar devido a suas propriedades rejuvenescedoras, que evitam o envelhecimento e morte precoces de células da bexiga, ajudando a prevenir o desenvolvimento de cânceres e outros problemas de saúde.

Chá de salsa

O chá de salsa é uma opção que possui um efeito diurético moderado; por isso, o chá de salsa pode ajudar contra infecções urinárias e outros problemas relacionados a infecções que afetam a bexiga.

Chá de camomila

O chá de camomila é ótimo para quem quer melhorar a saúde da bexiga! Inclusive, é um chá muito usado em tratamento de fitoterapia,e tem demonstrado trazer uma série de benefícios no tratamento ou prevenção da infecção urinária.

O chá de camomila também pode ajudar contra a proliferação de bactérias danosas que podem se desenvolver na bexiga e trato urinário. Auxilia também na desintoxicação da bexiga, prevenindo uma diversidade de problemas relacionados ao acúmulo de bactérias no órgão.

Chá de hortelã

Não apenas o chá de hortelã em si, mas também outros chás feitos com plantas da mesma família (como a lavanda, o manjericão sagrado e a sálvia, que também podem ser usados para o preparo de chás), podem ajudar na prevenção e no tratamento de uma diversidade de doenças e problemas que afetam o sistema urinário.

O chá de hortelã, em específico, possui efeitos antibacterianos que ajudam contra problemas inflamatórios ou infecciosos – como a infecção de urina. Além disso, o chá de hortelã pode ajudar contra inflamações, evitando sintomas de dor ou desconforto.

 

Outras bebidas que fazem bem para a bexiga

Além dos chás, que podem ajudar a desintoxicar e reduzir inflamações na bexiga, prevenindo problemas como infecção urinária e cistite intersticial, também existem outros tipos de bebidas que fazem muito bem para a saúde da bexiga, e é isso que veremos a seguir.

Suco de Melancia

A melancia é um fruta que possui cerca de 92% de água em sua composição; além disso, é rica em vitaminas A, B1, B2 e B3, que podem ajudar em processos antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo, hidratando o corpo e a prevenindo o desenvolvimento de possíveis infecções ou irritações na bexiga.

Devido aos seus altos níveis de água e açúcar, a melancia não precisa de adoçante ou água no preparo de seu suco, sendo uma opção saudável principalmente para pessoas que vivem dietas restritivas – como diabéticos ou pessoas com fibrose hepática (gordura no fígado).

Vitamina de Banana

A banana em si é uma fruta que pode fazer muito bem para a saúde da bexiga: rica em potássio e fibras, a banana ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, fazendo a barriga inchar e pressionando a bexiga; dessa forma, o seu funcionamento é impulsionado e a evacuação de urina é mais frequente.

Além disso, a banana, por se tratar de uma fruta alcalina, não apresenta acidez, não agredindo a bexiga e evitando possíveis irritações ou infecções.

Suco de Morango

Assim como a melancia, o morango é uma fruta com grande porcentagem de água em sua composição. Fora isso, a fruta é rica em vitamina C, cujas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem reduzir inflamações e irritações na bexiga, melhorando no processo de evacuação de impurezas através da urina.

Suco Verde

O suco verde é um tipo de suco que pode ser feito com qualquer tipo de ingrediente: geralmente preparado com folhas, frutas, legumes e raízes, o suco verde traz diversos benefícios para o organismo.

O suco verde pode ajudar no emagrecimento, na desintoxicação e na desinflamação do corpo e de órgãos isolados. Para uma melhora na saúde da bexiga, o suco verde ideal é aquele preparado com ingredientes como a couve, o morango, a laranja, a melancia e outros alimentos que sejam ricos em água e vitaminas boas para a bexiga.

Suco de Laranja

Uma das frutas com maior quantidade de vitamina C em sua composição, a laranja é uma boa opção para quem busca melhorar a saúde da bexiga, pois as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da vitamina C ajudam a reduzir inflamações, infecções e irritações na bexiga.

Além disso, a laranja é uma fruta com altas porcentagens de água, o que é bom para hidratar o corpo e limpar o organismo.

Limonada

Assim como a laranja, o limão é rico em vitamina C e água, que podem ajudar o organismo nos processos antioxidantes, anti-inflamatórios, de hidratação e filtragem.

Devido à sua acidez, o limão pode não fazer tão bem para a bexiga, pois pode facilitar inflamações e infecções; no entanto, a vitamina C e a água presentes na fruta ajudam a neutralizar essa acidez. A limonada, por ser feita com a adição de água e açúcar, também pode ter sua acidez reduzida quase que em sua totalidade.

Água de Coco

A água de coco é rica em potássio e cálcio, o que pode ser benéfico para a saúde do intestino e, consequentemente, para a saúde da bexiga. Além disso, a água de coco ajuda a hidratar de forma rápida o organismo, tendo uma eficiência próxima a de uma bebida isotônica esportiva.

Além de contribuir com o funcionamento da bexiga, a água de coco também melhora o funcionamento dos rins, ajudando a filtrar impurezas presentes no organismo e produzindo uma urina mais clara.

Água

Parece óbvio, mas a água é a melhor bebida para ajudar na saúde da bexiga. A água mineral comum, como o nome já diz, é rica em minerais que podem ajudar no processo de filtração dos rins, além de manter o corpo hidratado e auxiliar na limpeza do organismo.

O consumo frequente de água também é benéfico por manter a bexiga sempre cheia, tornando a evacuação de urina frequente. Dessa forma, o organismo estará sempre limpo e livre de impurezas.

Além dessas bebidas que fazem bem para a saúde da bexiga, o ideal é que alguns hábitos sejam evitados ou reduzidos, de modo a diminuir possíveis danos que possam atingir a bexiga. Alguns desses hábitos são: tabagismo, beber refrigerantes e bebidas alcoólicas, e consumir alimentos gordurosos e ácidos.


Perguntas frequentes

  • Que bebidas fazem mal para a bexiga?

    Refrigerantese bebidas alcoólicas podem fazer mal para a bexiga, pois são difíceis de serem filtradas pelos rins, trazendo muitas impurezas para a bexiga e podendo até causar infecções de urina.

  • O que faz mal para a bexiga?

    Hábitos como fumar, sedentarismo e má alimentação podem fazer mal para a bexiga – pois podem dificultar o seu funcionamento, causando problemas como a infecção de urina.

    Referências

    https://www.nia.nih.gov/health/13-tips-keep-your-bladder-healthy

    https://www.id-direct.com/blog/foods-and-drinks-for-bladder-health/

    https://dralarissadiniz.com.br/suco-verde-e-os-beneficios-para-a-saude/

    https://www.healthline.com/nutrition/herbs-for-uti#Always-choose-high-quality-supplements

    https://www.sciencedaily.com/releases/2007/05/070520140907.htm#:~:text=The%20study%20found%20that%20components,remedy%20for%20many%20medical%20conditions.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas