Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Chá de espinheira santa para estômago

Chá de espinheira-santa: um remédio natural

Legenda: 
Chá de espinheira-santa
Atualizado em  novembro 2023
Compartilhar

Tem horas que o seu estômago parece ter uma fogueira queimando dentro? Tem um remédio natural capaz de fazer milagres e curar esse sintoma e muitos outros que afetam o trato digestivo: é o chá de espinheira-santa!

O chá de espinheira-santa serve para que você coloque um fim na azia, acidez estomacal, má digestão e até gastrite e úlcera.

Quer aprender mais sobre tudo isso? Então, siga explorando este artigo!

Leia também:

 

Conheça mais sobre espinheira-santa

Sabia que ao tomar chá de espinheira-santa você está consumindo uma bebida brasileiríssima? A planta medicinal é de origem brasileira, vinda lá dos lados do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

E não são só os nativos do Brasil que amam aproveitar os benefícios do chá de espinheira-santa: a planta também é muito apreciada pelos nossos “hermanos” argentinos, uruguaios, paraguaios e bolivianos.

Para cada um, o chá de espinheira-santa tem uma utilização própria. Os índios brasileiros costumam consumir a bebida como remédio antitumoral; enquanto na Argentina, os benefícios do chá de espinheira-santa mais aclamados são suas funções antiasmáticas e antissépticas.

 

Nomes da planta medicinal

O nome científico da espinheira-santa é Maytenus ilicifolia. Ela é da família Celastraceae e também pode ser chamada de cancorosa ou cancrosa.

 

Quais os benefícios do chá de espinheira-santa

Vamos nos dirigir aos costumes brasileiros e entender melhor como o chá de espinheira-santa é utilizado em nossa terrinha; antes de começar a falar sobre suas vantagens, no entanto, vale o alerta para que você busque sempre a orientação de um especialista, caso os sintomas citados neste artigo persistam.

Tem sentido muita dor no estômago? E aquela azia que perturba horrores, tem tirado sua paciência? Má digestão e prisão de ventre? Pois saiba que tudo isso tem um jeito simples de melhorar: beba chá de espinheira-santa e aproveite todas as vantagens da planta que mais ajuda nos problemas do trato digestivo.

Os benefícios do chá de espinheira-santa se concentram no fato de ela ser uma planta medicinal com ação analgésica, antisséptica e antimicrobiana.

 

Para que serve chá de espinheira-santa?

Por tudo que foi listado no item anterior, já dá para imaginar para que serve chá de espinheira-santa: o remédio natural auxilia na cicatrização de úlceras gástricas e gastrite crônica.

Aquela dor no abdômen interminável causada pela má digestão ou constipação também vai te dar adeus ao preparar chá de espinheira-santa, assim como a queimação provocada pela acidez.

 

Como fazer chá de espinheira-santa

Para aprender como fazer chá de espinheira-santa a primeira coisa que se deve saber é que ele é preparado através da decocção, e não por infusão. Qual a diferença? Respondemos!

Na infusão você adiciona a planta para o chá em água fervente, abafa, espera alguns minutos, coa e bebe. Na decocção, água e planta vão ao fogo e cozinham juntas.

Sabendo disso, adicione de 1 a 3 gramas de folhas de espinheira-santa e leve ao fogo com 150ml de água. Após levantar fervura, espere de 1 a 2 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e é só beber.

 

Por quanto tempo posso tomar chá de espinheira-santa?

A recomendação para quem quer aproveitar os benefícios do chá de espinheira-santa é consumir uma xícara de chá, de 3 a 4 vezes ao dia.

 

Quem pode tomar chá de espinheira-santa?

O chá de espinheira-santa tem algumas poucas contraindicações. Uma delas é que crianças menores de 6 anos não devem consumir a bebida.

Além delas, as mulheres grávidas devem evitar pelo menos até o terceiro mês da gestação. Após ter o bebê, enquanto amamentam, também não é recomendado o uso do chá de espinheira-santa, porque pode haver redução no leite materno.

 

Chá de espinheira-santa tem efeitos adversos?

O chá de espinheira-santa tem sim efeitos adversos, mas são poucos. O uso da bebida pode provocar, por exemplo, secura. A boca também pode ficar com gosto estranho e há o risco de ocorrerem enjoos.

Ficou por dentro de todos os benefícios do chá de espinheira-santa, agora é só aproveitar o remédio natural seguindo todas as recomendações e aproveitando ao máximo as vantagens de ter uma solução saudável e barata para seus problemas.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do chá de espinheira-santa?

    O chá de espinheira-santa tem ação analgésica, antisséptica e antimicrobiana.

  • 2. Para que serve chá de espinheira-santa?

    O chá de espinheira-santa auxilia na cicatrização de úlceras gástricas e gastrite crônica. Também combate a dor no abdômen causada pela má digestão ou constipação, assim como azia e acidez estomacal.

  • 3. Como fazer chá de espinheira-santa

    Adicione de 1 a 3 gramas de folhas de espinheira-santa a 150ml de água e leve ao fogo para cozinhar. Após levantar fervura, espere de 1 a 2 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e é só beber.

  • 4. Quem não pode beber chá de espinheira-santa?

    O chá de espinheira-santa é contraindicado para crianças menores de 6 anos, mulheres grávidas até o terceiro mês da gestação e as que estejam amamentando, porque pode haver redução no leite materno.

     

Referências

http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.

Esse artigo foi: Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas