Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

6 benefícios do alecrim e como preparar o chá

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Você pode até não ser nenhum alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado, mas deve se beneficiar muito com a planta que de tão boa tem até uma música só sua. E se é bom o Que Bem que Faz chega para cumprir o papel de esclarecer sobre os benefícios do alecrim para a saúde.

Leia também:

Alecrim: benefícios para a saúde

Ele é muito usado para dar um sabor especial a várias receitas como tempero, mas os benefícios do alecrim vão bem além do gosto e podem até ser aproveitados numa xícara de chá.

E os benefícios do alecrim para a saúde são muitos! O alecrim tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes, antidepressivas, antisséptica, analgésica, além de combater o cansaço mental e físico. Vamos conhecer melhor tudo isso?

 

1. Benefícios do alecrim para o cabelo

Um cabelo bonito e forte depende muito de como anda o couro cabeludo. Até porque, ninguém merece perder o cabelo. Quando começam aparecer irritações, vermelhidão, coceira, queda de cabelo, bolhas com pus, descamação, feridas e caspas em excesso é sinal que a coisa não vai bem.

Todos estes sintomas são sinônimos de doenças, classificadas na medicina como afecções do couro cabeludo. E, para todas elas, um chá de alecrim pode ajudar. Os benefícios do alecrim para o cabelo existem porque a planta é cicatrizante e antiinflamatória. Vai ser um alívio geral.

E como isso funciona, basta beber o chá de alecrim? Nesse caso, não! Para aproveitar os benefícios do alecrim para o cabelo, a solução é colocar o chá diretamente na cabeça. Já já a gente explica como fazer.

 

2. Benefícios do alecrim para a pele

Se o alecrim é bom para o couro cabeludo dá para imaginar que a planta também age beneficiando a pele do resto do corpo.

Os benefícios do alecrim para a pele são comprovados. E os motivos também são idênticos: as propriedades cicatrizantes e antiinflamatórias da erva.

Significa dizer que, se a pele está coçando ou vermelha, também é possível aproveitar os benefícios do alecrim aplicando o chá diretamente no local irritado.

Como usar o chá de alecrim na pele?

Para aplicar o chá de alecrim na pele irritada ou ferida, prepare um chá de alecrim adicionando de 2 a 3 gramas da planta em 150ml de água fervente. Deixe a infusão repousando por 10 minutos e depois coe e aplique, com gazes ou algodão, no couro cabeludo ou em qualquer parte do corpo ao menos 2 vezes por dia.

 

3. Benefícios do alecrim para ansiedade e depressão

Se a pele não é a única coisa que anda irritada por aí, também dá para contar com os benefícios do alecrim. Ele ajuda a te deixar mais calminho e te afastar do estresse e da ansiedade que, provavelmente, são as principais razões da sua irritação e mau humor.

Os efeitos antidepressivos do alecrim agem no sistema nervoso acabando com o cansaço mental e físico, fatores que levam ao estresse e a ansiedade, o que pode culminar em depressão.

Mas, como agora você conhece o poder do alecrim, esses males não vão mais te derrubar.

 

4. Benefícios do alecrim para boca e garganta inflamada

Aquele cof cof chato é o primeiro sinal de que a garganta não está bem e que é preciso correr para os cuidados necessários. Mais um motivo para preparar uma xícara de chá de alecrim e usar e abusar dos benefícios do alecrim para garganta. Aproveite e já cuide também das inflamações na boca, caso elas também estejam surgindo.

Que o chá de alecrim é antiinflamatório você já sabe, porque já contamos acima. Só que essa não é a única razão para a bebida ser boa para o tratamento dessas doenças. A planta age, ainda, com efeitos antissépticos. O que isso quer dizer? Que o alecrim barra a proliferação de bactérias e germes e reduz os riscos de infecção.

E aí, neste caso, como faço? Explicamos agora mesmo.

Como usar chá de alecrim para inflamações na garganta e boca

Prepare o chá utilizando de 2 a 3 gramas de alecrim. Adicione a planta em 150ml de água fervente. Deixe a infusão repousar por 10 minutos. Depois coe e faça bochecho, gargarejos e lavagens de 2 a 3 vezes ao dia.

 

5. Benefícios do alecrim para melhorar a circulação do sangue

O alecrim é uma planta que estimula a circulação do sangue no corpo. Isso ajuda especialmente pessoas que sofrem com hipotensão, que nada mais é que a queda da pressão arterial, ou seja, o contrário da hipertensão.

 

6. Benefícios do alecrim contra a dor

E se você tem sofrido com dor de cabeça, enxaquecas e aqueles desconfortos da menstruação como cólicas, ainda dá tempo de cuidar disso com chá de alecrim. A planta tem propriedades analgésicas que aliviam estes sintomas e vão levantar o seu astral. É que longe da dor vai ficar bem mais fácil aproveitar a vida.

Mas, para isso, é preciso saber como preparar chá de alecrim.

Como fazer chá de alecrim

Adicione entre 2 a 3 gramas de alecrim em 150ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Coe e beba sem açúcar, morno ou frio. Recomenda-se beber de 2 a 3 vezes por dia.

 

Efeitos colaterais e contraindicações

Agora que você conhece os benefícios do alecrim,só é preciso ficar atento para alguns efeitos colaterais e contraindicações, que são poucos, mas precisam ser falados.

Se você tem doenças na próstata, gastroenterites, dermatoses em geral ou histórico de convulsão, é melhor não usar o chá de alecrim. Gestantes e alérgicos também devem evitar.

Um efeito colateral que pode aparecer é irritação renal e gastrointestinal, porém só se você exagerar na dose. O recomendado são 2 a 3 xícaras por dia no caso do chá. Quando o alecrim é usado em temperos e saladas, evitar o exagero costuma ser mais fácil, já que ele é usado em pouca quantidade. Ainda assim, é melhor prestar atenção.

No caso de aplicações tópicas, podem aparecer ardências e alterações no paladar.

 

Recomendações

Tem ainda algumas recomendações para quem virou fã do alecrim ou do seu chá. Caso você vá usar como bochecho ou gargarejo, não engula o chá depois. O certo é cuspir. As inalações não são recomendadas porque podem provocar irritações.

Gostou de conhecer os benefícios do alecrim? No Que Bem que Faz você encontra muito mais dicas sobre os benefícios de vários alimentos, além de dicas de saúde e bem-estar.


Perguntas frequentes

  • 1. Para que serve o chá de alecrim?

    O chá de alecrim é bom para tratar doenças no couro cabeludo e na pele, ansiedade e depressão, inflamações na boca e garganta, melhorar a circulação do sangue no corpo e na cura da dor.

  • 2. Quais os benefícios do alecrim?

    O alecrim tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes, antidepressivas, antisséptica, analgésica, além de combater o cansaço mental e físico.

  • 3. Como fazer chá de alecrim?

    Adicione entre 2 a 3 gramas de alecrim em 150ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Coe e beba sem açúcar, morno ou frio. Recomenda-se beber de 2 a 3 vezes por dia.

  • 4. Como usar o chá de alecrim no couro cabeludo?

    Para aplicar o chá de alecrim na pele irritada ou ferida, prepare um chá de alecrim adicionando de 2 a 3 gramas da planta em 150ml de água fervente. Deixe a infusão repousando por 10 minutos e depois coe e aplique no couro cabeludo ou em qualquer parte do corpo ao menos 2 vezes por dia.

     

Referências

http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Claudia-Arruda-Pagani.pdf

http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8513767/

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.