Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Em uma superfície de madeira escura, há um recipiente com pimentas caienas desidratadas e uma colher com pó de pimenta caiena

Aqueça sua dieta com os benefícios da pimenta caiena

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Nem todas as pessoas têm o paladar adaptado e preparado para recebê-las, mas é fato que as pimentas contêm nutrientes que podem ser importantes para o nosso organismo. Entre elas, podemos citar a pimenta caiena e seus benefícios, um tipo potente e muito saboroso desse ingrediente. 

Continue a leitura para entender mais sobre os benefícios da pimenta caiena, sua origem e, claro, como incluí-la na sua dieta, deixando seus pratos mais saborosos! 

 

Origem e características da pimenta caiena

A pimenta caiena é cientificamente chamada de Capsicum annuum, pertence à família das plantas solanáceas, que também inclui tomates, berinjela e batata. 

Apesar de não ser muito comum no Brasil, esse tipo de pimenta é amplamente cultivado e comercializado em países da África, na Índia, no México, no Japão e nos Estados Unidos. Sua dispersão pelo mundo começou com os portugueses, que as levaram do continente americano para Europa e depois foi difundida para África e Índia.  

Em medida de ardência de pimentas, esse tipo possui em torno de 30 mil SHU – Unidades de Calor Scoville -, o que corresponde a um grau de ardência médio, que pode ser bem tolerado por pessoas sensíveis. Para se ter uma ideia, esse é um nível abaixo de outras pimentas muito fortes, como a malagueta. 

No Brasil, a pimenta caiena é comercializada principalmente desidratada, em pó, mas é possível encontrá-la no formato de fruto, que pode ser conservado de uma a duas semanas na geladeira. Para isso, lave e seque os frutos, e os armazene dentro de um saco plástico ou vasilha tampada. 

Depois desse prazo, você pode congelar os frutos, armazenando-os por até 6 meses. Na versão desidratada, a pimenta pode ser conservada em embalagem fechada ao abrigo da luz, em local fresco e seco, evitando o crescimento de microrganismos.

Benefícios da pimenta caiena

Com poucas calorias e grande valor nutricional, a pimenta caiena pode ajudar o corpo a funcionar melhor. E mesmo consumida em pequenas quantidades, tem potencial de fazer a diferença no sabor dos alimentos e na saúde do organismo. Confira alguns benefícios da pimenta caiena! 

Ótima fonte de capsaicina, usada em diversos tratamentos 

Muitos dos benefícios para a saúde atribuídos a pimentas como a caiena estão ligados a capsaicina. Essa é a substância que dá às pimentas o ardor característico, mas não só isso. 

A capsaicina possui grande valor nutricional, sendo rica em nutrientes e vitaminas importantes para o metabolismo do organismo, além de outros benefícios, entre eles: 

  • Ajuda na saúde do coração

Graças as qualidade anti-inflamatórios da capsaicina, o seu consumo pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas. 

  • Tem influência na perda de peso 

A capsaicina pode acelerar o seu metabolismo, o que aumenta a taxa energética e ajuda a queimar os estoques de gordura. Além disso, seu consumo também reduz o apetite, baixando o número de calorias consumidas.

  • Alivia dores 

A capsaicina é um ingrediente usado em diversos medicamentos, pois possui propriedades terapêuticas que fornecem alívio nas dores. Pode ser encontrada em adesivos, comprimidos e pomadas. 

Compostos vegetais benéficos 

Alguns nutrientes presentes na pimenta caiena apresentam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no corpo. 

Por exemplo, a pimenta caiena fornece carotenóides, que é o pigmento que dá a cor vermelha e alaranjada para os vegetais. Eles são responsáveis por proteger as células da oxidação por estresse, que acontece quando há um desequilíbrio entre os radicais livres, moléculas nocivas para o organismo, e as defesas antioxidantes. 

Ter uma dieta rica em alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes, como pimentas, pode ajudar a promover a saúde e aumentar as defesas antioxidantes do organismo. 

Melhora a saúde geral 

Diversos estudos associam o consumo da pimenta caiena com melhores resultados de saúde. Os compostos ajudam a reduzir as inflamações e danos oxidativos, que poderiam ajudar a proteger contra certas condições de saúde, incluindo problemas cardíacos. 

Além disso, pesquisas têm indicado que o consumo de pimentas foi associado a um risco reduzido de morte por diversas causas. Embora sejam descobertas importantes, isso não significa que comer uma pimenta diariamente irá proteger a sua saúde de todo mal, mas sim que há associações cientificamente comprovadas do consumo de pimentas e saúde. 

Grande versatilidade na cozinha

Além de ajudar a reduzir o sal da comida, a pimenta caiena pode ser usada para temperar diversas refeições. Basta usar a criatividade e ir adaptando o paladar pouco a pouco para essa explosão de sabor. 

A pimenta caiena, além de saborosa, traz seus diversos benefícios para todos os pratos - confira em Receitas Nestlé como utilizá-la em sua cozinha. E se quiser saber mais sobre nutrição, saúde e bem-estar, leia em QBemQFaz!

 


Referências

Pimenta caiena. Embrapa, 2022.

6 potenciais benefícios da pimenta caiena. Healthline, 2023.

Zhang, S. et al. A capsaicina reduz a glicose no sangue aumentando os níveis de insulina. J Agric Food Chem, 2017.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.