Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

6 opções de sucos proteicos para acrescentar à sua dieta

Legenda: 
Sucos proteicos: suco de kiwi

Quando começamos uma dieta, é comum que procuremos por alguns alimentos que possam fornecer uma quantidade de nutrientes maior que outros. Poucos sabem disso, mas as frutas podem ser grandes fontes de proteínas para se adicionar à sua dieta e, com elas, é possível fazer sucos proteicos que trazem diversos benefícios para a saúde.

Pensando nesses sucos proteicos e nos benefícios que podem trazer para a saúde, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com 6 tipos diferentes de sucos feitos com frutas ricas em proteínas para você adicionar à sua dieta e deixá-la ainda mais saudável e deliciosa.

 

Sucos proteicos

Como o nome sugere, os sucos proteicos são feitos com alimentos ricos em proteínas. Claro que a quantidade de proteína encontrada em frutas é bem menor se comparada com outros alimentos; no entanto, é possível encontrar uma quantidade considerável de proteína em algumas frutas. Além disso, esses sucos podem ter sua proteína intensificada com a adição de suplementos alimentares de proteína. Sendo assim, aqui vai uma lista com 6 sucos feitos com frutas ricas em proteínas que podem ser adicionadas à sua dieta:

Suco de jaca

O suco dessa fruta não é muito conhecido – no entanto, o suco de jaca possui cerca de 3 g de proteína para cada 100 g de jaca utilizada, sendo uma opção diferenciada e deliciosa para quem quer adicionar mais sucos em sua dieta.

Além disso, o suco de jaca é rico em vitamina B6, que pode ajudar no metabolismo energético e melhora a função cognitiva, sendo um grande aliado para o fortalecimento da saúde do cérebro.

Suco de damasco

Damascos possuem cerca de 4,9 g de proteína para meia xícara da fruta. Sendo assim, o suco de damasco pode fornecer cerca de 10% da necessidade diária de proteínas do organismo.

Além disso, o suco de damasco é rico em vitamina A, vitamina B6, niacina, ferro, potássio e cobre – nutrientes que podem ajudar a melhorar a saúde dos ossos, do cérebro, olhos, pele e cabelos, além de ajudar a melhorar a imunidade, prevenindo uma série de doenças.

Vitamina de abacate

Não é exatamente um suco – porém, a vitamina de abacate é altamente proteica, pois possui cerca de 3,5 gramas de proteína para cada 100 gramas de abacate.

Além disso, o abacate é provavelmente a única fruta fonte de gorduras insaturadas, as chamadas gorduras boas, que podem ajudar na redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea e na perda de peso.

Suco de goiaba

Provavelmente o suco mais popular da lista, o suco de goiaba possui cerca de 4 gramas de proteína para cada 100 gramas de fruta – uma quantidade considerada alta dentre as frutas ricas em proteínas. Sendo assim, o suco de goiaba é uma opção nutritiva e saborosa para adicionar à sua dieta.

Além da proteína, a goiaba também é rica em antioxidantes como a vitamina C, que podem ajudar na prevenção e tratamento de gripes e resfriados, aumentam a imunidade e melhoram a saúde da pele e cabelos.

Suco de ameixa

Em 100 gramas de ameixa é possível encontrar cerca de 3,7 gramas de proteína, o que corresponde a aproximadamente 7% da quantidade diária de proteínas de que o corpo necessita.

Em relação aos outros benefícios que o suco de ameixa pode trazer para a saúde, por ser uma fruta rica em fibras, a ameixa pode ajudar principalmente melhorando o funcionamento do sistema digestivo, ajudando na produção e evacuação das fezes, além de evitar problemas como a prisão de ventre e eventuais dores de barriga.

Suco de kiwi

O kiwi é uma fruta que possui cerca de 2 gramas de proteína a cada 100 gramas, sendo a fruta com menor fornecimento proteico da lista. No entanto, mesmo essa quantidade já é bastante benéfica para o organismo.

Além das proteínas, o kiwi também é uma fruta rica em enzimas que facilitam o funcionamento do sistema digestivo, além de outros nutrientes que fortalecem a imunidade e melhoram a capacidade respiratória, sendo uma das frutas com mais benefícios para a saúde nesta lista. Sendo assim, o kiwi é uma opção para quem procura não apenas por um suco proteico, mas também melhorar sua saúde através da alimentação de forma geral.

É possível encontrar outras frutas ricas em proteína e que podem ser usadas para o preparo de sucos na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, procure também pela orientação de um nutricionista para tirar quaisquer dúvidas em relação a quais sucos proteicos são recomendados para seu organismo.


Perguntas frequentes

  • O que é um suco proteico?

    Sucos proteicos são sucos feitos com frutas ricas em proteínas, mas podem ser intensificados com a adição de suplementos de proteína (procure um médico antes de adicionar qualquer suplemento à sua dieta).

  • Quanto de suco proteico posso consumir por dia?

    O suco proteico que for feito apenas com a fruta rica em proteínas pode ser consumido em grandes quantidades todos os dias; tome cuidado apenas para não exagerar na quantidade de frutose que irá ingerir. Quanto aos sucos proteicos que acompanham suplementos alimentares, o ideal é que uma pessoa não o consuma em grandes quantidades, pois o excesso de proteínas pode trazer problemas para a saúde. Consulte um nutricionista sobre a quantidade ideal de suco proteico que você deve consumir.

    Fontes

    https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-fruits-with-most-protein

    https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/10-fruits-that-are-the-highest-source-of-protein/photostory/68392452.cms

    https://health.usnews.com/wellness/food/slideshows/highest-protein-fruits

Fontes

https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-fruits-with-most-protein https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/food-news/10-fruits-that-are-the-highest-source-of-protein/photostory/68392452.cms https://health.usnews.com/wellness/food/slideshows/highest-protein-fruits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas