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Benefícios da manga

Legenda: 
Benefícios da manga

Uma fruta tropical e refrescante, a manga é docinha e super suculenta. Mas, além do sabor, a manga é um alimento repleto de nutrientes e outros benefícios que irão te ajudar a viver com mais bem-estar e saúde. Vem com a gente conferir!

 

Benefícios da manga: faz bem para o sistema imune

Rica em vitaminas A e C, um dos benefícios da manga é melhorar a imunidade e proteger contra doenças. Enquanto a vitamina A diminui o risco de infecções, a vitamina C fortalece os glóbulos brancos do seu organismo – que, por sua vez, irão combater vírus, bactérias e outras doenças, deixando o seu corpo mais forte e melhorando a defesa do organismo.

 

Benefícios da manga: melhora a digestão

A manga é rica em substâncias que fazem dela uma grande aliada no processo de digestão. Por exemplo, a manga é rica em enzimas digestivas, isto é, substâncias que ajudam a quebrar as moléculas de comida em pedaços menores para que seu corpo consiga absorvê-las. Além disso, a manga é um alimento rico em fibras e líquidos, o que ajuda a regular o ritmo intestinal.

 

Benefícios da manga: faz bem para a visão

Um benefício da manga menos comentado é que ela pode ser um ótimo alimento para a vista. Isso acontece porque a manga é um alimento rico em antioxidantes, que protegem as células contra efeitos prejudiciais ao nosso organismo. Esse benefício da manga se dá pela presença da luteína e da zeaxantina, substâncias da família dos carotenóides – como o betacaroteno da cenoura, que dá a ela a sua cor alaranjada. Esses dois antioxidantes de nome complicado se encontram principalmente na retina, absorvendo o excesso de luz e funcionando como um protetor solar natural, diminuindo também o dano causado pela luz azul – aquela encontrada em computadores e celulares.

Como se esses não fossem benefícios suficientes, a manga também é rica em vitamina A, mais um nutriente importante para a visão, já que a deficiência dessa vitamina está relacionada com problemas sérios como catarata, por exemplo.

Confira mais benefícios da manga a seguir.

 

Benefícios da manga: cabelo e pele saudáveis

Uma das principais propriedades da vitamina C presente na manga é seu poder antioxidante. Essa vitamina é capaz de reduzir o dano causado pelo envelhecimento precoce, como o excesso de sol ou tabagismo. Além disso, a vitamina C é também responsável pela absorção de colágeno – a substância que mantém a elasticidade da pele, deixando-a firme, bonita e saudável –, bem como auxilia no fortalecimento do cabelo. A vitamina C também ajuda na absorção de ferro, que permite que o cabelo cresça mais, de forma mais saudável e resistente. Outra vitamina importante para o cabelo e a pele é a vitamina A, que oferece uma maior proteção contra o envelhecimento enquanto ajuda na produção de sebo, que protege e hidrata a pele e o couro cabeludo.

 

Benefícios da manga: uma fruta suculenta

Sendo uma fruta suculenta e doce, a manga é muito nutritiva; além disso, sua facilidade em ser incorporada em sucos e receitas é um grande benefício. Afinal, dessa forma é possível obter o máximo da nutrição da manga de formas variadas. Conheça a seguir algumas receitas para obter o melhor dos benefícios da manga:

1. Mousse de Manga: super cremosa e docinha, essa mousse de manga é feita com leite Moça, manga e gelatina em pó.
2. Sorvete de Manga: um sorvete saboroso de manga à base de leite Moça.
3. Flan de Manga com Mucilon: perfeito para crianças, esse flan de manga se torna ainda mais nutritivo com a adição de Mucilon cereais.
4. Salmão com Mangas: a manga também cai super bem em receitas salgadas, como nesta receita de salmão coberto com creme de leite.
5. Smoothie de Manga com Zero-Cal: uma ótima opção para os diabéticos ou para aqueles que procuram uma bebida saudável para tomar pela manhã, esse smoothie de manga é a escolha ideal.
6. Salada de manga e kani kama: dá para aproveitar muito bem os benefícios da manga em saladas, como nessa receita de salada que leva escarola, kani kama e salsão.
7. Salada de Quinoa, Frango, Manga e Gengibre: outra opção de salada com manga é essa receita de quinoa, frango e gengibre.
8. Tortinhas de Nesfit sem Adição de Açúcares e Manga: essa sobremesa saudável é coberta com um creme de iogurte grego e manga.
9. Quadradinho de Trufa de Pimenta-Rosa e Purê de Manga: essa sobremesa irá te conquistar ao combinar o sabor distinto da pimenta rosa, com o doce do chocolate e a refrescância da manga em quadradinhos super originais!
10. Torta Mousse de Mangas com Avelãs: uma deliciosa torta recheada com mousse cremosa de manga e pedacinhos crocantes de avelã.

Com todas essas receitas saborosas, basta ir se aventurar na cozinha e aproveitar o melhor dos benefícios da manga. Para conhecer os benefícios de outros alimentos, é só explorar o Que Bem Que Faz.


Perguntas frequentes

  • Quantas manga posso comer por dia?

    A quantidade de manga recomendada por dia é 1 porção de 200g, ou seja, metade de uma manga média ao dia.

  • Quantas calorias tem 1 porção de manga?

    1 porção de 200g de manga Palmer, por exemplo, tem aproximadamente 144 kcal.

  • Quais as vitaminas e minerais que tem na manga?

    Dentre as vitaminas e minerais existentes na manga, é possível citar: vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cobre, ácido fólico, potássio e magnésio.

     

Fontes

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-mango https://www.healthline.com/nutrition/mango https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/diet/mangoes-nutrition-benefits-types-and-more/ https://www.webmd.com/diet/health-benefits-mango https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/15-healthy-reasons-to-eat-mangoes/articleshow/19708108.cms https://www.medicalnewstoday.com/articles/275921 https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas