Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça 9 benefícios do abacaxi para deixar a saúde tinindo

Legenda: 
Benefícios do abacaxi

O que é o que é? É doce e rico em nutrientes capazes de prevenir várias doenças. Ficou difícil? E se a gente apelar para uma charada mais simples e que nos remete à infância? Vamos lá! O que é o que é? Tem coroa mas não é rei, tem escamas mas não é peixe. Agora ficou fácil. Certeza que você adivinhou a resposta. É o abacaxi! E toda essa introdução foi só para avisar que chegou a hora de descobrir que os benefícios do abacaxi ultrapassam o prazer de comer uma fruta doce e refrescante.

São tantas as vantagens de incluir na dieta essa fruta tropical, considerada o rei do Brasil, que complicado mesmo é saber por onde começar. O melhor então é ir pontuando cada benefício do abacaxi para a saúde de forma bem descomplicada para te convencer a nunca mais tirá-lo da lista de compras.

Vamos falar de 9 benefícios do abacaxi que vão te encher de saúde – e, claro, várias receitas para te permitir aproveitar novas maneiras de degustar a fruta. Só que antes é importante conhecer quais são os nutrientes que dão a esse rei entre as frutas.

LEIA TAMBÉM:

 

Abacaxi, um alfabeto de nutrientes

Os nutrientes existentes no abacaxi são tantos que quase dá para montar o alfabeto inteiro: tem proteína, carboidratos, fibra, vitaminas A, C e K, manganês, vitaminas B1, B3 e B6, folato, potássio, magnésio, ácido pantotênico, riboflavina, ferro, fósforo, zinco e cálcio. É por isso que são vários os benefícios do abacaxi para a saúde humana.

O abacaxi também é fonte de antioxidantes, que protegem o organismo de várias doenças; e, principalmente, é fonte de bromelina. A bromelina é um um grupo de enzimas que atua como uma espécie de super-heroína no corpo humano. Ela bloqueia a entrada de bactérias em nosso organismo – como a salmonella, que contamina alimentos e provoca dores, náuseas, vômitos e diarreia.

Outra bactéria combatida pela bromelina é a vibrio cholerae. O nome é difícil, mas a doença originada por ele é bem conhecida: a cólera. A bromelina ainda tem ação anti-inflamatória e ajuda a prevenir o câncer.

 

Benefícios do abacaxi para a saúde

Combate gripes e resfriados

Quando se fala na vitamina C, na maioria das vezes, só vem à mente laranja, limão e acerola – mas o abacaxi também ajuda no combate a gripes e resfriados! Tanto que o abacaxi é utilizado para lambedores e xaropes, porque também serve como expectorante, ou seja, ajuda a soltar o catarro que aparece na gripe.

Os benefícios do abacaxi para homens e mulheres nesse caso também podem vir da casca. Isso mesmo: a casca do abacaxi é extremamente aproveitável. Aliás, o Ministério da Saúde aponta que na casca do abacaxi estão 38% a mais de vitamina C do que na polpa e, para cuidar de gripes e resfriados, o que cai muito bem é o chá de casca de abacaxi. Não sabe preparar? Confere a receita abaixo e veja como é simples.

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio.

- Quando ferver, adicione as cascas de abacaxi e cozinhe por cerca de 10 minutos.

- Em um liquidificador, bata o chá e coe com o auxílio de uma peneira fina. Sirva.

Aumenta a imunidade

Um dos fatores de prevenção da gripe e do resfriado é estar com a imunidade em alta. E a vitamina C contida na fruta é um grande benefício do abacaxi, seja na sua forma in natura ou em receitas variadas. Esse nutriente garante o aumento da imunidade e a prevenção de doenças.

Então, vai uma receitinha aí para colaborar com a imunidade?

Ajuda na digestão

Lembra da bromelina que falamos lá em cima? É ela a responsável por essa mãozinha que o abacaxi dá na digestão. É que ela quebra as moléculas das proteínas, o que facilita a digestão. Para quem tem insuficiência pancreática, sabe porque isso está na lista de benefícios do abacaxi para a saúde humana: nessa condição, o pâncreas não consegue produzir as enzimas da digestão; e o abacaxi, rico em bromelina, facilita esse processo.

Claro que a gente separou receitas maravilhosas para te ajudar a inserir o abacaxi na sua dieta e melhorar a digestão.

Ajuda a emagrecer

Os benefícios do abacaxi para emagrecer ocorrem porque este é um alimento termogênico. O que é isso? Os alimentos termogênicos são os que aceleram o metabolismo. E, com o metabolismo agindo mais rapidinho, fica bem mais fácil perder peso.

O abacaxi também é diurético, quer dizer, impede a retenção de líquido. Esse é outro fator que contribui para o emagrecimento, porque desincha o corpo. Aproveite então essas dicas de bebidas à base de abacaxi para ajudar no emagrecimento.

Previne o câncer

A prevenção ao câncer está na relação de benefícios do abacaxi e não é o senso comum quem diz isso: muitos estudiosos já relatam em suas pesquisas que os efeitos antioxidantes da fruta contribuem para reduzir os riscos da doença.

E, de novo, quem aparece aqui nessa história? A bromelina, que tem ação anticancerígena. Isso acontece também pelo poder anti-inflamatório e imunológico dessa enzima presente no abacaxi. Veja mais algumas receitas deliciosas:

Previne artrite

Ninguém merece ter artrite – a doença provoca muitas dores no corpo e tiram a qualidade de vida. A artrite, na maioria das vezes, é uma inflamação nas articulações. Quem não quer passar por isso e ter esses sintomas, é só aproveitar os benefícios do abacaxi para a saúde.

As atividades anti-inflamatórias da fruta vão reduzir demais as chances de ter artrite. E quem, infelizmente, já tem, vai sentir o alívio das dores. Calma! Já vamos te dar mais receitas. Aproveite todas!

Faz bem à saúde da pele

A gente avisou que são inúmeros os benefícios do abacaxi para homens e mulheres – mas as crianças também são beneficiadas! Pode colocar no cardápio delas. Mais uma vantagem de consumir a fruta é que ela ajuda na produção de colágeno. O que isso significa? Que a sua pele vai agardecer!

Os antioxidantes e a vitamina C (de novo ela) vão prevenir danos à pele. Mas, se acontecer algum problema que resulte em feridas, o abacaxi também ajuda porque ele auxilia na cicatrização e regeneração da pele. Boa demais essa notícia, né não? A gente continua te dando receitas para você aproveitar todos os benefícios do abacaxi para a pele.

Age contra a osteoporose

Cálcio e vitamina C: esses dois nutrientes juntos trazem muitos benefícios do abacaxi para a saúde. Um deles é o fortalecimento dos ossos, fazendo com que, consequentemente, a fruta atue na prevenção e tratamento da osteoporose.

Quer receita com abacaxi para fortalecer os ossos? A gente te dá as mais saborosas para incluir no cardápio das sobremesas.

Benefícios do abacaxi na gravidez

Se você está comendo por dois, como dizem por aí quando as mulheres estão grávidas, então fica atenta a essa dica. O abacaxi tem entre seus nutrientes o cobre, muito importante para ajudar a desenvolver o coração, vasos sanguíneos e sistemas esquelético e nervoso do bebê em gestação.

E não é só o seu filhote que vai aproveitar os benefícios do abacaxi na gravidez: a mamãe também conta com as vantagens da fruta que, além de alimentar, vai auxiliar na formação dos glóbulos vermelhos, também através do cobre.

Ficou com desejo de comer alguma coisa com abacaxi? Aproveite as receitas!

São muitos os benefícios do abacaxi, assim como são várias as possibilidades de variar o menu adicionando a fruta nas receitas. A dica final aqui é que, para qualquer problema de saúde, é primordial o acompanhamento médico. E as grávidas não podem esquecer o pré-natal.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais são os benefícios do abacaxi?

    Entre os benefícios do abacaxi para a saúde estão o combate a gripes e resfriados, o aumento da imunidade, a prevenção ao câncer, a prevenção e o tratamento da osteoporose, a ajuda na digestão, previne artrite, a ajuda na saúde da pele e no desenvolvimento do bebê durante a gravidez, e ajuda no emagrecimento.

  • 2. Quais os nutrientes do abacaxi?

    Os benefícios do abacaxi são muitos porque ele tem, entre seus nutrientes, proteína, carboidratos, fibra, vitaminas A, C e K, manganês, vitaminas B1, B3 e B6, folato, potássio, magnésio, ácido pantotênico, riboflavina, ferro, fósforo, zinco e cálcio. Além disso, é fonte de antioxidantes – que protegem o organismo contra várias doenças – e do anti-inflamatório chamado bromelina, extremamente benéfico ao organismo.

  • 3. Abacaxi emagrece?

    Os benefícios do abacaxi para emagrecer ocorrem porque este é um alimento termogênico e, por isso, acelera o metabolismo. E, com o metabolismo agindo mais rápido, fica bem mais fácil perder peso. O abacaxi também é diurético, quer dizer, impede a retenção de líquido. Esse é outro fator que contribui para o emagrecimento, porque desincha o corpo.

  • 4. Posso comer abacaxi durante a gravidez?

    O abacaxi tem entre seus nutrientes o cobre, muito importante para ajudar a desenvolver o coração, vasos sanguíneos e sistemas esquelético e nervoso do bebê. Além de alimentar a mãe, vai auxiliar na formação dos glóbulos vermelhos, também graças ao cobre.

     

Referências

https://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/2157-2/#:~:text=O%20abacaxi%20ajuda%20a%20dissolver,seu%20alto%20teor%20de%20mangan%C3%AAs.&text=tamb%C3%A9m%20as%20vitaminas%20A%20e%20C%2C%20que%20aumentam%20a%20imunidade. https://www.scielo.br/j/rbf/a/5VWKW5fqbLHZWjR8CtVdLPF/?lang=pt https://www.healthline.com/nutrition/pineapple-benefits-for-skin#eating-it https://www.healthline.com/nutrition/pineapple-benefits-for-skin https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/receitas/cha-de-casca-de-abacaxi https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/salmonela https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/alimentacao/receitas/cha-de-casca-de-abacaxi https://aps.bvs.br/aps/que-receitas-de-xarope-caseiro-com-efeito-expectorante-podem-ser-recomendadas-para-criancas-menores-de-1-ano/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas