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Alimentação saudável na infância: 20 receitas com nutrientes importantes

Legenda: 
Alimentação saudável na infância

Elas correm o tempo todo, brincam sem parar, sobem nos móveis e fazem mil perguntas – e é exatamente isso que faz a presença das crianças alegrar qualquer ambiente. Mas, para garantir que elas tenham muita saúde para continuar fazendo todas essas estripulias, é importante ter uma alimentação saudável na infância.

E, para evitar que a criançada torça o nariz na hora de comer verduras, frutas, legumes e o bom e velho feijão com arroz, é preciso mostrar a importância da alimentação saudável na infância com criatividade. Variar os alimentos no prato para deixá-lo mais colorido é uma ótima saída para atrair o apetite dos pequeninos.

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Importância da alimentação saudável na infância

A alimentação na infância começa já nos primeiros meses de vida, logo depois que se completa o ciclo mais importante da amamentação, que são os primeiros seis meses de idade da criança. A partir daí alguns nutrientes são indispensáveis no prato da criança para que ela cresça cheia de energia e possa dar aquela canseira nos adultos. O acompanhamento do pediatra ajuda muito nessa fase do crescimento delas.

O mais comum é começar pelos cereais, vegetais e frutas amassados, além de papinhas, cremes, purês e sopinhas sem sal e sem açúcar. Com o tempo, costuma-se adicionar também vegetais inteiros, massas e biscoitos para garantir uma alimentação saudável desde a infância. Todo esse cuidado com a alimentação na infância é fundamental para um crescimento cheio de saúde.

Uma alimentação saudável na infância tem os seguintes benefícios:

 

Nutrientes indispensáveis para a alimentação na infância

Vitamina A - muito importante para o crescimento das crianças, previne várias doenças – entre elas, doenças da visão.

Ferro - dá força e energia para a criançada poder brincar à vontade. Também previne e atua no tratamento de anemias.

Zinco - aumenta a imunidade, melhora a cicatrização, beneficia o sistema cardiovascular e previne problemas no crescimento.

Cálcio - fortalece ossos e dentes, e é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.

Alimentação saudável na infância precisa de:

- Cereais

- Massas

- Vegetais

- Frutas

- Leite e derivados

- Carnes

- Peixe

- Ovos

- Feijões

- Açúcares e gorduras

 

Como convencer as crianças a ter uma alimentação saudável

Falar é fácil – difícil mesmo é convencer as crianças a comerem um bom prato com alimentos saudáveis. E, como ter uma alimentação saudável na infância é super importante, é preciso se desdobrar e aderir a alguns truques para garantir todos os nutrientes nas refeições da criançada.

- Faça pratos bem coloridos e use os vegetais para fazer carinhas de bichos. A hora da refeição vai ficar mais divertida!

- Deixe a criança à vontade para comer como ela quiser e até pegar os alimentos com as mãos.

- Leve a criança para participar do preparo dos pratos, caso ela já tenha idade. Isso vai deixá-la mais empolgada e ela sentirá mais vontade de comer alimentos saudáveis desde a infância.

- Prepare um cardápio variado, evitando repetir as comidas muitas vezes. A alimentação na infância requer criatividade.

 

Receitas para incluir na alimentação na infância

Para garantir esses nutrientes no prato da criançada, listamos 20 receitas que fazem parte de uma boa alimentação na infância.

5 receitas de mingau irresistíveis

1. Mingau de Aveia, Banana e Mel com Iogurte - delicioso, feito com iogurte natural integral e aveia flocos finos.

2. Mingau de Farinha Láctea Aveia - muito saboroso, preparado com banana-nanica em rodelas.

3. Mingauzinho de Pêssego com Ameixa - feito com Mucilon Cereal Infantil Multicereais, para introduzir sabores de frutas diferentes.

4. Mingauzinho de Pera - prepare com o leite líquido recomendado pelo pediatra, pera e cereal infantil.

5. Mingauzinho de Melancia com Laranja Lima - muito fácil e prático, esse mingau também leva cereal infantil com ameixa.

Pratos deliciosos com carne, frango e peixe

6. Pedacinhos Crocantes de Frango e Vegetais (Frango Crocante 5 vezes Poderoso) - feito com abobrinha, abóbora e batata.

7. Creminho de Milho com Hamburguinho Saboroso (Supercreme de Milho com Hambúrguer Power) - com leite, filés de pescada e biscoito Nesfit Gergelim.

8. Picadinho de Carne com Quiabo - preparado com patinho, fica bem temperado e gostoso. Ótimo para servir com arroz.

9. Bolo de Carne com Espinafre - um prato nutritivo, preparado com carne moída, ricota e espinafre.

10. Galinhadinha - é um prato muito prático e rico em nutrientes, feito com arroz, frango cozido, milho e cenoura.

Omeletes coloridos para comer com os olhos

11. Muffin Omelete (Muffins Legionários) - um prato delicioso, feito com couve, brócolis, tomate e milho verde.

12. Omelete de Forno (Hiper Omelete) - o tomate, a abobrinha e a cenoura trazem um colorido que vai atrair os olhos das crianças.

13. Omelete de Legumes e Caldo Pó Maggi - fácil e prática, feita com abobrinha, cenoura, tomate, alho-poró e mozarela.

14. Omelete com Aveia, Tomates-cereja e Manjericão - preparada com aveia flocos finos, fécula de batata e iogurte natural desnatado.

15. Omelete Colorido Nutritivo Ninho - feita com ovos, cenoura, tomate e queijo fica delicioso e atrativo.

Feijão na mesa com certeza

16. Feijão com Carne-seca e Mandioca - feito com feijão de corda cozido com carne-seca e mandioca, fica delicioso.

17. Feijão Completo Maggi - a linguiça defumada traz muito sabor para essa receita feita com feijão carioquinha.

18. Feijão Saboroso com Abóbora - feito com linguiça e abóbora, que tem um sabor suave e uma textura maravilhosa.

19. Papinha de Carne, Couve, Feijão e Milho - feita com carne moída, feijão cozido, couve e Mucilon Milho.

20. Baião de Dois - uma refeição muito saborosa, preparada com feijão-fradinho, músculo, arroz, cenoura e abóbora.

Agora que você já conhece tudo sobre a importância da alimentação saudável na infância e tem várias dicas para deixar o cardápio bem variado, é só preparar comidinhas bem gostosas para fazer seus filhos crescerem fortes e cheios de saúde. Aproveite e também se alimente bem, para aguentar o pique na meninada!


Perguntas frequentes

  • 1. Como deve ser a alimentação na infância?

    Uma alimentação saudável na infância precisa ter cereais, massas, vegetais, frutas, leite e derivados, carnes, peixe, ovos, feijões, açúcares e gorduras.

  • 2. O que é uma alimentação saudável na infância?

    Uma boa alimentação saudável na infância é aquela rica em nutrientes importantes, como vitamina A, cálcio, zinco e ferro. Um cardápio recheado com frutas, verduras e leite garantem essa nutrição.

  • 3. Qual a importância de uma alimentação saudável na infância?

    A alimentação saudável na infância garante que a criança cresça e se desenvolva de forma adequada; previne a falta de nutrientes específicos no organismo, como ferro, vitamina A, zinco e cálcio, entre outros; e previne doenças como hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, osteoporose e até cáries.

  • 4. Como estimular a alimentação saudável na infância?

    Para estimular as crianças a aderirem a uma alimentação saudável, é importante fazer pratos variados e coloridos. Carinhas de bichinhos feitas com vegetais são grandes atrativos. Outra dica é deixar as crianças à vontade na hora de comer e até levá-las à cozinha na hora do preparo.

    Fontes

    http://www.faifaculdades.edu.br/eventos/AGROTEC/2014/1AGROTEC/arquivos/resumos/res3.pdf

    https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3149/a_importancia_da_alimentacao_saudavel_na_infancia_e_na_adolescencia.htm

    https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/7962/1/Juliana%20Santiago%20Dias.pdf

    https://www.scielo.br/j/rn/a/54LDrz8sMLktjYhMGKJWVCt/?lang=pt

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100016

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

    https://www.scielo.br/j/rn/a/8LjWK9MWZ3X8dVtrmmNxvbJ/?lang=pt

    https://www.scielo.br/j/jped/a/NM4xCDcZPWLGWmKFgpzhVzm/?lang=pt

Fontes

http://www.faifaculdades.edu.br/eventos/AGROTEC/2014/1AGROTEC/arquivos/resumos/res3.pdf https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3149/a_importancia_da_alimentacao_saudavel_na_infancia_e_na_adolescencia.htm https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/7962/1/Juliana%20Santiago%20Dias.pdf https://www.scielo.br/j/rn/a/54LDrz8sMLktjYhMGKJWVCt/?lang=pt http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100016 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf https://www.scielo.br/j/rn/a/8LjWK9MWZ3X8dVtrmmNxvbJ/?lang=pt https://www.scielo.br/j/jped/a/NM4xCDcZPWLGWmKFgpzhVzm/?lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas