Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da carambola

Legenda: 
Benefícios da carambola

Originária da Índia, a carambola, também conhecida como fruta-estrela, é rica em vitaminas e outros nutrientes super benéficos para o nosso organismo. Vamos conhecer um pouco melhor quais são os benefícios da carambola e como consumi-la?

 

Benefícios da carambola: rica em vitamina C

Um dos principais benefícios da carambola é justamente ser uma fruta rica em vitamina C. A vitamina C é importante para a manutenção da imunidade, auxiliando o corpo a produzir glóbulos brancos e prevenindo contra gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C também faz bem para a pele, já que auxilia na síntese do colágeno, uma proteína que garante pele, cabelo e unhas fortes e saudável, com um aspecto jovem e cheio de vida. Além de tudo isso, a vitamina C é antioxidante, ou seja, previne contra doenças crônicas como a diabetes e hipertensão, bem como combate infecções e o envelhecimento precoce.

 

Benefícios da carambola: repleta de fibras

A carambola tem em média 2 gramas de fibras a cada porção (100 gramas), isto faz dela uma fruta com boa quantidade de fibras e que irá te ajudar a ter um melhor funcionamento do intestino e digestão. Uma dieta rica em fibras promove a diminuição do colesterol “ruim”, um trânsito intestinal mais regular, evita a prisão de ventre e a diarréia, bem como melhora o sistema imunológico ao alimentar as bactérias “boas” do intestino que auxiliam na prevenção de inflamações e doenças.

 

Benefícios da carambola: aumenta o ferro?

Uma das causas mais comuns da anemia é justamente a deficiência em ferro, uma vez que o ferro é um alimento essencial na síntese das células vermelhas e para transportar oxigênio pelo corpo. Apesar de uma carambola média possuir apenas 0.08mg de ferro em sua composição, a vitamina C presente na fruta auxilia o organismo a absorver melhor o ferro presente nos alimentos, ao passo que aumenta a imunidade com a produção de novas células vermelhas.

 

Benefícios da carambola: ajuda a dormir melhor

Irritabilidade, olheiras e fadiga são alguns dos sintomas de que você não está dormindo bem à noite. Neste caso, a carambola pode ser benéfica. Esta fruta é uma boa fonte de magnésio (7mg em 100g), um nutriente que auxilia o corpo a ter uma noite de sono de qualidade, fazendo com que você acorde descansado e preparado para um dia cheio, bem como auxilia a regular o sono.

 

Benefícios da carambola: é muito saborosa

Um dos benefícios da carambola é que é uma fruta docinha e saborosa, que pode servir de complemento em diversas sobremesas ou ainda ser ingerida in natura. Assim, é um ótimo benefício que essa fruta repleta de benefícios seja fácil de comer e incorporada na dieta. Conheça a seguir algumas receitas com carambola para você experimentar:

1. Flan de Manga com Calda de Carambola: essa sobremesa é refrescante e super simples de fazer. Leva manga, leite Moça e carambolas em seu preparo.
2. Suco Cremoso de Carambola: esse suco cremoso é ideal para acompanhar as refeições ou começar o dia cheio de energia.
3. Mingauzinho de Melão Orange com Carambola: para as crianças seletivas que precisam da nutrição das frutas, que tal esse mingau de melão com carambola?
4. Sorvete de Carambola com Caramelo: perfeito para os dias quentes, esse sorvete de carambola vai ajudar você a aproveitar os benefícios da carambola em dias de calor!
5. Salada de Rúcula Especial: a carambola também cai bem em pratos salgados, como nessa salada de rúcula com queijo cottage.
6. Sobremesa Quente de Frutas: rica em vitaminas e minerais, essa sobremesa quente de frutas leva banana, carambola, manga e abacaxi.
7. Torta de Frutas:essa torta de fruta tem uma apresentação ainda mais encantadora quando complementada com estrelas de carambola.
8. Mini Tender Especial: uma receita festiva para reunir a família e os amigos, esse tender especial é acompanhado de frutas como carambolas e figos.
9. Chutney Tropical: essa receita indiana feita com sabores tropicais leva abacaxi, carambola e suco de laranja.
10. Sobremesa de Halloween: uma torta temática de halloween recheada com carambolas e leite Moça.

Agora que você já conferiu os benefícios da carambola e receitas deliciosas para adicionar essa fruta na dieta, basta ir até a cozinha e experimentar! Para conhecer os benefícios de outros alimentos, basta explorar Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Pode comer a casca da carambola?

    Sim! A carambola inteira é comestível, não sendo necessário descascar ou remover suas sementes.

  • Quem tem pressão alta pode tomar suco de carambola?

    Sim, por ser fonte de potássio, a carambola pode ajudar a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão arterial, e o suco integral, assim como a fruta in natura, podem ser ótimas opções.

  • Carambola faz mal para os rins?

    Só para quem tem alguma doença renal crônica. Acontece que os rins dessas pessoas não conseguem filtrar uma das toxinas presentes na fruta. Ou seja, apesar de todos os benefícios da carambola, como as vitaminas e minerais, quem tem insuficiência renal precisa manter-se longe dela. Geralmente, a doença renal crônica aparece em pacientes com quadros de hipertensão e diabetes.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/star-fruit https://www.healthline.com/nutrition/star-fruit-101 https://www.conserve-energy-future.com/star-fruit-benefits.php https://www.medicalnewstoday.com/articles/star-fruit https://bebodywise.com/blog/star-fruit-benefits/ https://www.healthifyme.com/blog/star-fruit-top-6-benefits-nutritional-facts-and-healthy-recipes/ https://www.ecycle.com.br/carambola/#:~:text=Carambola%20%C3%A9%20o%20fruto%20que,sendo%20muito%20conhecida%20na%20China.&text=A%20carambola%20pode%20proporcionar%20benef%C3%ADcios,de%20nutrientes%20e%20subst%C3%A2ncias%20antioxidantes. https://www.ecycle.com.br/vitamina-c/#:~:text=A%20vitamina%20C%20est%C3%A1%20envolvida,funcionar%20de%20modo%20mais%20eficaz. https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/carambola-nao/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas